|
karine Silva
Currículo
Karine Silva é artista da dança, atua como bailarina, professora e coreógrafa. Bacharel e licenciada em Educação Física com Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal. Formada no método de ballet clássico da Royal Academy of Dance. Trabalha com dança clássica, contemporânea e mantém aprimoramento constante em dança moderna nas técnicas de Martha Graham, Lester Horton e José Limón. Desde de 2020 é assistente de direção do Independente Grupo de Dança Claudia Pereira. Em 2021 foi contemplada no edital PROAC direto na modalidade artista educador e no FICC através do prêmio cultura presente na modalidade juventude criativa. Desde 2014 atua como coreógrafa para grupos de dança onde vem sendo premiada em diversos festivais de dança. Em 2023 criou a obra REM para Cia. Jovem de Dança de Jundiaí.
|
|
Seus cursos |
187 -WORKSHOP | Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos e Professores.
Pré-requisitos Nenhum.
Programa de aula Esta oficina de dança contemporânea se destina para alunos acima de 15 anos que tenham interesse em conhecer e explorar a pluralidade corporal, não necessita de conhecimento prévio, no entanto a oficina não exclui os estudantes que que tem ou já teve contato com a dança contemporânea. A oficina busca chegar para aqueles que querem informação e conhecimento ou apenas para aqueles que buscam um momento agradável com inúmeras possibilidades de autoconhecimento. Dentro do conteúdo programático a oficina possui 5 partes: Aquecimento, técnica, improvisação, sequência coreográfica e finalização. Aquecimento 1ª Momento: Despertar e engajar todos os participantes. Inicialmente iremos caminhar observando o espaço, e como o nosso corpo o ocupa, em seguida trocar olhares percebendo e socializando com o outro. Brincar nesse início com a velocidade a qual será explorada de 0 a 10 (muito lento até muito rápido) juntamente com diferentes sensações como frio, calor, muito quente, gargalhadas, sensação de voar entre outras. 2ª Momento: Iremos dissolver até o solo e organizar as estruturas de barriga para cima (decúbito dorsal) ativando o centro do corpo. Iremos passar pelas articulações e estruturas (de cima para baixo) lubricando e articulando. Ao modo que vai passando pelas estruturas as quais serão direcionadas por comando de voz ir somando os níveis. Ao chegar no nível alto onde provavelmente iremos estar articulando joelhos e pés, dar um momento onde possam articular as partes que cada um deseja, somando ou isolando as articulações, se comunicando ou como queiram. 3ª Momento: Dar uma tarefa onde o corpo tem 16 tempos para voltar ao solo e em seguida 16 tempos para sair do solo e voltar para vertical, repetir com 8 e 4 tempos. Nesse contexto iremos abordar alavancas, proteção das articulações, diversas possibilidades de entrar e sair do chão. Técnica 1ª Momento: exercícios de cloches (pêndulos) no nível baixo, abordar estabilização do troco, peso, queda e recuperação. Irei falar da respiração anteriormente, mas nesse momento será ressaltado com mais ênfase em todos os exercícios. 2ª Momento: Exercício de tronco, abordar o peso da cabeça, curvas com a coluna para as laterais e para frente, espirais. Articular braços separadamente ou se possível incluir os port de bras na sequência (irá depender do desenvolvimento da turma). Abordar suspensão. 3ª Momento: exercícios de cloches (pêndulos) no nível médio trabalhando mais os conceitos de queda e recuperação, acelerar e desacelerar transportando o corpo para o nível alto. 4ª Momento: exercício de balanços e transferência de peso abordar a importância e função dos joelhos, passar por 4ª posições paralelas profundas e a 90° também buscando trabalhar os pilés. Relacionar a importância da suspensão. 5ª Momento: Exercícios para trabalhar os pés e estabilidade, ressaltar a importância de aterrissar os pés no solo. Improvisação Deslocamento lateral ou diagonal; Abordar a diferença de tarefa e ferramenta; Dar diferentes tarefas para que eles possam explorar o que foi trabalhado em aula, assim como trazer experiências já existentes; Ressaltar que não existe certo ou errado; Introduzir diferentes qualidade de movimento. Sequencia coreográfica Uma composição onde irei mesclar movimentos preestabelecidos com improvisação, buscando abordar conceitos que foram explorados em aula, um momento para aplicar, praticar e dançar. Finalização 1ª Momento: Volta a calma. 2ª Momento: Uma roda de conversa para fechamento. |
|