ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA BOTAFOGO
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLINHOS DE JESUS
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DANA NAIM
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 ROZAN
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Anderson Couto

Currículo
Anderson Couto, Diretor Artístico, Coreógrafo e Produtor Cultural, é o fundador e diretor geral da 'Casa MovA.C Bem-Estar e Arte', da 'Cia de Dança Anderson Couto' e da 'AC Produções Artísticas'.Iniciou seus estudos em dança contemporânea sob a orientação de Francisco Urze, diretor e coreógrafo da URZE Companhia de Dança, e posteriormente aprimorou seus conhecimentos e construiu sua conhecida experiencia em Jazz com Roseli Rodrigues (fundadora do Grupo Raça em SP), destacando-se como bailarino por 13 anos na Raça Companhia de Dança (SP). Em 2013, fundou a Cia de Dança Anderson Couto, focando em pesquisa e experimentação através do Núcleo de Pesquisa em Movimento. Ao longo de sua carreira, dirigiu e coreografou espetáculos como 'Entrelaço', 'Mover-se', 'Corpo espaço corpo' e 'Corpo a Corpo com a Cidade', apresentando suas obras em diversos espaços, tanto convencionais quanto alternativos. Anderson também foi o diretor geral e coreógrafo do Núcleo de Arte e Educação, onde criou o espetáculo 'Chico, Eu e Buarque - Fragmentos Poéticos', em comemoração aos 200 anos do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA). Entre 2017 e 2018, atuou como curador da Semana Maranhense de Dança e participou de vários festivais de dança pelo Brasil. Com seu trabalho, foi contemplado com diversos editais de fomento, destacando-se pelo projeto 'corpo espaço corpo' e corpo a corpo com a cidade que investiga a intersecção entre Dança e Arquitetura.
Em 2023, lançou a obra inédita "TEREZAS" no Centro Cultural São Paulo, indicada ao Prêmio APCA Dança 2023. Em 2024, o espetáculo "TEREZAS" teve uma nova temporada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela.Atualmente, Anderson Couto integra o Conselho Internacional de Dança (CID) e a 'Múltipla Cias de Dança'.

Seus cursos
19 -Manifesto do Corpo e do Espaço 

Público-alvo
Dançarinos de todos os níveis, interessados em explorar a dança jazz através da corporeidade e expressão criativa.

Pré-requisitos
Dançarinos intermediários, avançados interessados em desenvolver a consciência corporal e a expressão através da dança jazz.

Programa de aula
PROPOSTA DA AULA
Anderson Couto vem construindo sua linha de trabalho peculiar uma mistura de todos os conhecimentos específicos adquiridos e assimilados ao longo de sua formação e investigação do movimento, com enfoque em uma escolha pessoal e específica de trabalhar a dança. Com objetivo de propor uma ampla capacidade técnica corporal com sensibilidade, expressividade, musicalidade e memória coreográfica, através de uma consciência física e emocional. Uma aula que promove a conscientização corporal, o domínio técnico do movimento aliado a capacidade de exploração investigativa dos fatores da linguagem, o aprendizado de passos não codificados, assim como o desenvolvimento de um vocabulário simbólico e próprio.
Tema: Corporeidade, Alteridade: Manifesto do Corpo e do Espaço---Dia 1: Introdução à Corporeidade e Criatividade na Dança.
- Objetivo: Apresentar os conceitos de corporeidade e sua relação com a dança.- Conteúdo: Definição de corporeidade: o corpo como instrumento de expressão.- Exercícios de aquecimento e consciência corporal.- Dinâmicas de improvisação: explorar movimentos naturais e expressivos.- Discussão em grupo sobre a importância da corporeidade na dança jazz.Dia 2: Alteridade e a Diversidade no Movimento
- Objetivo: Refletir sobre a alteridade e suas implicações no contexto da dança.- Conteúdo: Conceito de alteridade: reconhecer o outro e a diversidade nas expressões corporais.- Atividades em duplas/trios: troca de estilos e movimentos, respeitando as diferenças.- Conversa sobre como a alteridade enriquece a performance e a criação na dança.- Trabalho de improvisação em grupo, integrando os movimentos dos colegas.Dia 3: O Corpo como Manifesto: Expressão Pessoal e Coletiva
- Objetivo: Explorar o corpo como meio de manifesto pessoal e social.- Conteúdo:- Discussão sobre como a dança pode ser uma forma de expressão de ideias e sentimentos.- Criação de solo ou dueto que reflita uma mensagem pessoal ou social.- Ensaios e troca de feedback entre os participantes.- Reflexão sobre os projetos corporais criados.Dia 4: Relação entre Corpo e Espaço na Dança
- Objetivo: Analisar como o espaço influencia a movimentação e a expressão corporal.- Conteúdo:- Exercícios que enfatizam a relação entre corpo e diferentes tipos de espaço (pessoal, social, performático).- Dinâmicas para explorar o uso do espaço em grupo: formar formas geométricas, trabalhar em níveis, entre outros.
- Reflexão sobre como os diferentes espaços afetam a performance da dança.- Criação coletiva de uma sequência de dança considerando os aprendizados do dia.Dia 5: Performance e Compartilhamento de Criações
- Objetivo: Apresentar e celebrar as criações desenvolvidas durante a oficina.- Conteúdo: Ajustes das partituras de movimentos criadas no processo da oficina.- Montagem e apresentação das criações para o grupo.- Discussão sobre o processo criativo e as experiências vividas durante a oficina.- Reflexão emocional e crítica sobre a corporeidade, a alteridade e o espaço.- Encerramento com um círculo de partilha: cada participante fala sobre o que mais aprendeu e como pretende aplicar esses conceitos futuramente.
Avaliação: A avaliação será contínua e respeitará a participação e engajamento dos alunos nas atividades, além do feedback mútuo nas criações e performances.

20 -CORPOREIDADE 

Público-alvo
Este workshop é destinado a iniciantes e dançarinos intermediários, avançados interessados em desenvolver consciência corporal e a expressão através da dança jazz.

Pré-requisitos
dançarinos intermediários, avançados interessados em desenvolver a consciência corporal e a expressão através da dança jazz.

Programa de aula
PROPOSTA DA AULA
Anderson Couto vem construindo sua linha de trabalho peculiar uma mistura de todos os conhecimentos específicos adquiridos e assimilados ao longo de sua formação e investigação do movimento, com enfoque em uma escolha pessoal e específica de trabalhar a dança. Com objetivo de propor uma ampla capacidade técnica corporal com sensibilidade, expressividade, musicalidade e memória coreográfica, através de uma consciência física e emocional. Uma aula que promove a conscientização corporal, o domínio técnico do movimento aliado a capacidade de exploração investigativa dos fatores da linguagem, o aprendizado de passos não codificados, assim como o desenvolvimento de um vocabulário simbólico e próprio.
Workshop de Práticas de Dança Jazz - Tema: Corporeidade Objetivo: Explorar a corporeidade na dança jazz, promovendo a consciência corporal, a expressão individual e a conexão com os fundamentos do estilo através de práticas e exercícios direcionados. Conteúdo Programático
1. Introdução (10 minutos)- Apresentação geral os participantes.- Breve explicação sobre o conceito de corporeidade na dança.- Importância da consciência corporal na dança jazz.2. Aquecimento e Preparação Corporal (20 minutos)- Exercícios de alongamento e mobilidade articular.- Atividades de consciência corporal (ex: respiração diafragmática e ativação muscular).- Dinâmicas em grupo para despertar sensações corporais e conectar mente e corpo.3. Fundamentos da Dança Jazz (20 minutos)- Apresentação dos princípios básicos da dança jazz: postura, isolamentos, ritmos.- Exercícios práticos para explorar cada fundamento (por exemplo, isolamentos de cabeça, ombros, quadris).- Trabalho em grupo: pequenas sequências para praticar os fundamentos em conjunto.4. Corporeidade e Expressão (30 minutos)- Explorando diferentes qualidades de movimento (leveza, força, fluidez).- Dinâmicas de improviso: interação e diálogo entre os participantes para explorar a expressão pessoal.- Exercícios de representação de emoções ou histórias por meio do movimento.5. Partitura Coreográfica (30 minutos)- Aprender uma pequena coreografia que incorpora elementos de corporeidade e dinamismo.- Dividir em grupos para criar variações ou interpretações pessoais da coreografia.- Apresentação em dupla ou grupo para promover a troca e o feedback construtivo.6. Relaxamento e Reflexão Final (10 minutos)- Sessão de relaxamento com foco na percepção do corpo após a prática.- Discussão em grupo: reflexões sobre a experiência e a importância da corporeidade na dança.

164 -Jazz 

Público-alvo
EM BREVE INFORMAÇÕES.

Pré-requisitos
EM BREVE INFORMAÇÕES.

Programa de aula
EM BREVE INFORMAÇÕES.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.