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Gladstone Navarro
Currículo
Dançarino e coreógrafo especializado em danças urbanas, onde iniciou sua carreira em 2003 na cidade de BHTE na Cia Fusion de Danças Urbanas. Fundador, diretor e coreógrafo do Grupo Cultura do Guetto. Professor convidado para ser avaliador/jurado das noites competitivas em diversos festivais pelo Brasil, destacando o Meeting Hip Hop - SP, Rota convida - BSB, Passo de arte Internacional - SP, Becos Evolution - SP, Dançaraxá - MG. Foi eleito o melhor coreógrafo em 2010 no evento Passo de Arte Minas e em 2018 foi eleito o melhor coreógrafo do Festival de dança de Joinville. Atualmente é coordenador e professor do curso técnico em Dança CICALT e professor de danças urbanas do Minas tenis Clube.
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Seus cursos |
29 -Danças Urbanas
Público-alvo Adolescentes e adultos, a partir de 13 anos, interessados em desenvolver suas habilidades em danças urbanas.
Pré-requisitos Experiência prévia básica em dança ou coordenação motora (não obrigatório, mas recomendado).
Programa de aula Estrutura Geral: - Aquecimento e preparação física; - Alongamento dinâmico e estático. - Exercícios de coordenação, força e mobilidade articular. - Apresentação e prática de movimentos essenciais de cada estilo abordado. - Ensino progressivo das coreografias. - Encerramento e feedback- Troca de impressões e reflexões sobre o aprendizado. Conteúdo Programático por Coreografia e Estilo: 1ª Coreografia: Old School Hip-Hop Música: Clássico do hip-hop dos anos 80/90 Técnicas: Bounces, Gestuais e Groove. Objetivo: Desenvolver a base histórica do estilo e explorar a musicalidade. 2ª Coreografia: Commercial Dance Música: Hip Hop Comercial Técnicas: Transições rápidas, explosões de energia, poses. Objetivo: Trabalhar presença cênica, linhas corporais e performance. 3ª Coreografia: Trap Nacional Música: Rap nacional de artista do Brasil Técnicas: Movimentos orgânicos, deslocamentos e sincronia de grupo. Objetivo: Desenvolver coordenação e fluidez corporal. 4ª Coreografia: Instrumental Urban Música: Hip Hop instrumental. Técnicas: Isolamentos, controle de texturas, improvisação. Objetivo: Incentivar criatividade e autoexpressão individual. 5ª Coreografia: Hip Hop anos 2000 Música: Clássicos do Hip Hop dos anos 2000 Técnicas: Explosividade, stomp, movimentação de braços. Objetivo: Canalizar energia e emoção, trabalhando potência e resistência.
30 -Hip Hop Dance
Público-alvo Adolescentes e adultos, a partir de 16 anos, interessados em aprender ou aprofundar os fundamentos do hip-hop dance.
Pré-requisitos Experiência prévia básica em dança ou coordenação motora (não obrigatório, mas recomendado).
Programa de aula Metodologia: - Divisão entre teoria e prática, com exercícios progressivos que conectam os fundamentos ao vocabulário do hip-hop dance. - Uso de músicas com diferentes BPMs para explorar ritmos e dinâmicas. - Momentos de reflexão e feedback em cada aula. Programa de Ensino por Aula: Aula 1: Fundamentos do Hip-Hop Dance Objetivo: Introduzir os participantes ao conceito de bounce, groove e postura no hip-hop. - Conteúdo: Aquecimento com foco na musicalidade e ritmo. Explicação prática do bounce (movimento contínuo e pulsante). Exploração de gestuais básicos (movimentos dos braços e mãos sincronizados com o groove). Exercícios para ativação do centro do corpo e controle do peso. Atividade final: Combinação curta explorando bounce + gestuais básicos. Técnicas: Trabalho em espelho, repetição em diferentes direções e ritmos. Aula 2: Danças Sociais e Passos Básicos (Parte 1) - Objetivo: Apresentar o vocabulário inicial de danças sociais e sua relação com o contexto histórico-cultural do hip-hop. - Conteúdo: Relembrar os fundamentos do bounce e gestuais. Introdução a passos sociais clássicos: Atl Stomp, Charlie brown. Smurf, Reebok, Bart Simpson, Bizmarkie, Cabage Patch, Stevie Martin, Basketball, The wop, Walk it out, Wutang, Pepper Seed, Chicken Noad Soap. Explorar a execução dos passos com variações de direção e ritmo. Atividade final: Aplicação dos exercícios em duplas e trios. Técnicas: Trabalho em grupo para sincronia e conexão com a música. Aula 3: Coordenação Motora e Integração Corpo-Musicalidade - Objetivo: Desenvolver a capacidade de coordenar movimentos simultâneos (braços e pernas) em sincronia com a música. - Conteúdo: Aquecimento com exercícios de deslocamento e isolamentos. Sequências rítmicas de coordenação com uso de pés, braços e tronco. Atividade em pares: Prática de espelhamento e transições. Atividade final: Sequência combinando variações coordenadas. Técnicas: Repetição controlada e uso de contagem musical (8 tempos). Aula 4: Distribuição de Peso e Dinâmica no Espaço - Objetivo: Ensinar como transferir peso de forma eficiente, ampliando o uso do espaço e a fluidez dos movimentos. - Conteúdo: Aquecimento com foco em deslocamentos leves e mudanças de níveis. Exercícios práticos de transferência de peso entre os pés e utilização do quadril. Revisão de passos sociais, incorporando deslocamento no espaço. Criação de variações espaciais para passos: mudanças de direção, níveis (alto, médio e baixo) e dinâmica. Atividade final: Montagem de uma combinação com foco em fluidez e peso. Técnicas: Trabalho individual e em trios para percepção espacial. Aula 5: Danças Sociais e Passos Básicos (Parte 2) - Objetivo: Continuidade no vocabulário de danças sociais e sua relação com o contexto histórico-cultural do hip-hop. - Conteúdo: Aquecimento relembrando as danças sociais da aula 1. Introdução a passos sociais com coordenação motora mais refinada: Criss Cross, Running man, Brooklin, Party Machine, Bob Esponja, Roller Skate, Monastery, Wreckin shop, Shamrosk, Guetto Style, Baseball Bat, Roger Rabbit. Explorar a execução dos passos com variações de direção e ritmo. Atividade final: Aplicação dos exercícios em duplas e trios. Técnicas: Trabalho em grupo para sincronia e conexão com a música. Feedbak e fechamento do curso.
31 -Composição Coreográfica
Público-alvo Adolescentes e adultos, a partir de 16 anos, com interesse em desenvolver ou aprimorar habilidades na criação e organização de coreografias, voltadas para apresentações cênicas ou artísticas.
Pré-requisitos Experiência prévia em dança ou interesse em composição artística. Disponibilidade para participar ativamente das aulas e realizar atividades teóricas e práticas.
Programa de aula Objetivo Geral: Proporcionar aos participantes um entendimento teórico e prático sobre as principais estratégias e ferramentas de composição coreográfica. O curso visa desenvolver habilidades criativas, explorando técnicas para estruturar, organizar e expressar ideias em movimento. Metodologia: - Abordagem interativa, com exposição teórica, estudos de caso e exercícios criativos guiados. - Uso de exemplos audiovisuais e discussões em grupo para aprofundar a compreensão. Programa de Ensino por Aula: Aula 1: Fundamentos da Composição Coreográfica Objetivo: Introduzir os princípios básicos da composição coreográfica e sua aplicação no processo criativo. - Conteúdo: O que é composição coreográfica? Quais são os seus conceitos? Princípios fundamentais: espaço, tempo e dinâmica. A relação entre conceito e movimento: como transformar ideias em dança. Atividade prática: Escolha de um tema pessoal para trabalhar ao longo do curso. Material de Apoio: Slides sobre os fundamentos e vídeos de coreografias exemplares. Aula 2: Estruturas e Ferramentas de Composição Objetivo: Apresentar estratégias estruturais para criar e organizar uma coreografia. - Conteúdo: Tipos de estruturas coreográficas: narrativa, abstrata, circular, linear. Técnicas de composição: Layering: Sobreposição de movimentos e elementos. Fragmentação: Dividir e recombinar sequências. Retrogradação: Reversão de movimentos. Exploração de níveis: Uso de diferentes alturas no espaço. Material de Apoio: Exemplos de coreografias com diferentes estruturas. Aula 3: Transições, Posicionamento em Palco e Simetria/Assimetria Objetivo: Demonstrar como as transições e o posicionamento no palco contribuem para a fluidez e organização da coreografia. - Conteúdo: Transições: formas de conectar movimentos e sequências. Posicionamento em palco: formação de grupos, blocos e deslocamentos. Simetria e assimetria: equilíbrio visual e criação de contraste. Atividade prática: Planejamento de uma formação em grupo, utilizando transições e explorando simetria e assimetria. Material de Apoio: Mapas de palco e análise de coreografias com exemplos práticos. Aula 4: Exploração de Espaço e Dinâmicas Objetivo: Ensinar como usar o espaço e as dinâmicas para potencializar o impacto coreográfico. - Conteúdo: Componentes do espaço: trajetórias, direções, pontos focais. Dinâmicas de movimento: fluidez, peso, aceleração e pausa. Interação entre intérpretes: criação de formações e deslocamentos. Material de Apoio: Gráficos de mapeamento espacial e vídeos de movimentação em grupo. Aula 5: Elaboração de Cenografia e Apresentação Final Objetivo: Explorar o impacto da cenografia e finalizar o curso com a aplicação dos conceitos aprendidos em uma proposta coreográfica. - Conteúdo: Cenografia: utilização de elementos cênicos simples (linhas, tecidos, objetos). Relação entre espaço cênico, trilha e movimento. Planejamento de uma coreografia curta (individual ou em grupo). Apresentação das propostas criadas e feedback final. Discussão sobre as etapas do processo criativo e possibilidades futuras. Material de Apoio: Exemplos de cenografia na dança e checklist para composições. |
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