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Andreja Picon
Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica - Controle Postural, é Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543). Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). É professora registrada na Royal Academy of Dance - London (1348543) desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É atualmente professora em 4 instituições de ensino de pós graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento.
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Seus cursos |
1 -CURSO | Anatomia Funcional para Bailarinos e Professores.
Público-alvo Alunos e professores de dança dos variados estilos.
Pré-requisitos Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.
Programa de aula Objetivo Geral: discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo. Específicos: - Conhecer a anatomia do corpo humano; - Compreender como funcionam as articulações, ossos e músculos; - Conhecer os tipos de físico e relacioná-los à estética da dança; - Conhecer os principais desvios posturais (coluna, quadril, joelhos e pés).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Conheça seu corpo. 2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam. 3. Alongamento e flexibilidade. 4. Força e potência muscular. 5. Tipos de físico e a estética da dança. 6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não. 7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés.
2 -CURSO | Ballet Adulto: desafios, fisiologia do corpo adulto e estratégias de ensino.
Público-alvo Alunos e professores interessados na temática de ballet para adultos.
Pré-requisitos Pessoas interessadas em ferramentas da andragogia para o ensino do ballet.
Programa de aula Objetivo Geral: Discutir ferramentas de ensino de ballet para o público adulto com base nas questões andragógicas, físicas e progressionais da técnica. 1. O mercado de ballet para adultos 2. Andragogia x Pedagogia: o que muda na hora de ensinar 3. Problemas comuns do corpo adulto 4. Capacidades físicas e treinamento suplementar 5. Estratégias de aula para adultos e progressão da técnica 6. Anamnese 7. Coreografias para alunos adultos 8. Roteiro de aula e sugestão de trabalho
3 -CURSO | Estratégias para iniciação a técnica de pontas.
Público-alvo Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas.
Pré-requisitos Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.
Programa de aula Objetivo Geral: Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência. Objetivos Específicos: - Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé; - Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta; - Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta; - Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas); - Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Anatomia do tornozelo e do pé; 2. Técnica pontas X meia ponta: o que é igual? O que muda? 3. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia; 4. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting; 5. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas); 6. Aula prática. |
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