ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA GONÇALVES
 ADRIANA SALOMÃO
 ADRIANO BITTAR
 ALAN KELLER
 ALEX MARTINS
 ALEX NEORAL
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDREJA PICON
 ARIANE ANDERAOS
 BILL PRUDICH
 BRUNA GAGLIANONE
 CAIQUE BONFORTE
 CANDICE ASSMANN
 CECÍLIA KERCHE
 CHRIS MATALLO E JIM HAMILTON
 CIÇA VERONESE
 CLAUDIA ZACCARI
 CRISTINA LUIZ
 DARLITA ALBINO
 DECA MADUREIRA
 DENYS NEVIDOMYY
 DIEGO JOSH
 DIEGO MAC
 EDY WILSON
 ELÁDIO PRADOS
 ELEONORA GRECA
 ELIANE FETZER
 ERICK GUTIERREZ
 ERICK SWOLKIN
 ERIKA NOVACHI
 ERIKA ROSENDO
 FERNANDA BIANCHINI
 FERNANDA CHAMMA
 FERNANDA CHAMMA, JEFF WHITING E JAMES GRAY
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA PERES
 GERMANA SARAIVA
 GUILHERME RIKU
 HENRY CAMARGO
 JESSE CRUZ
 JHEAN ALLEX
 JI SAMBATI
 KARINE SILVA
 LIANE DE LUNA
 LU BRAGA
 LUANA ESPÍNDOLA
 LUCAS MENDES
 LUCIANA PALUDO
 LUIZ CARLOS BERTO
 MARIA RICCETTO
 MICHELE BITTENCOURT
 MILTON KENNEDY
 MONIQUE PAES
 NICOLAS KARPS
 PATRICIA OTTO
 PATRÍCIA VISCONTI
 RENATA BARDAZZI
 RENATA PACHECO
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 RODRIGO WERNECK
 SABRINA LERMEN
 TATI ROCCO
 TATIANA SOUZA E KARLA SOUZA
 TÍNDARO SILVANO
 WANDERLEY LOPES
Andreja Picon

Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica - Controle Postural, é Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543). Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). É professora registrada na Royal Academy of Dance - London (1348543) desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É atualmente professora em 4 instituições de ensino de pós graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento.

Seus cursos
1 -CURSO | Anatomia Funcional para Bailarinos e Professores. 

Público-alvo
Alunos e professores de dança dos variados estilos.

Pré-requisitos
Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.

Programa de aula
Objetivo Geral: discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o
que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo.
Específicos:
- Conhecer a anatomia do corpo humano;
- Compreender como funcionam as articulações, ossos e músculos;
- Conhecer os tipos de físico e relacioná-los à estética da dança;
- Conhecer os principais desvios posturais (coluna, quadril, joelhos e pés).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conheça seu corpo.
2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam.
3. Alongamento e flexibilidade.
4. Força e potência muscular.
5. Tipos de físico e a estética da dança.
6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não.
7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés.

2 -CURSO | Ballet Adulto: desafios, fisiologia do corpo adulto e estratégias de ensino. 

Público-alvo
Alunos e professores interessados na temática de ballet para adultos.

Pré-requisitos
Pessoas interessadas em ferramentas da andragogia para o ensino do ballet.

Programa de aula
Objetivo Geral: Discutir ferramentas de ensino de ballet para o público adulto com base nas questões andragógicas, físicas e progressionais da técnica.
1. O mercado de ballet para adultos
2. Andragogia x Pedagogia: o que muda na hora de ensinar
3. Problemas comuns do corpo adulto
4. Capacidades físicas e treinamento suplementar
5. Estratégias de aula para adultos e progressão da técnica
6. Anamnese
7. Coreografias para alunos adultos
8. Roteiro de aula e sugestão de trabalho

3 -CURSO | Estratégias para iniciação a técnica de pontas. 

Público-alvo
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas.

Pré-requisitos
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.

Programa de aula
Objetivo Geral: Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé;
- Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta;
- Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta;
- Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas);
- Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Anatomia do tornozelo e do pé;
2. Técnica pontas X meia ponta: o que é igual? O que muda?
3. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia;
4. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting;
5. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas);
6. Aula prática.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.