ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

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 ADRIANA GONÇALVES
 ADRIANA SALOMÃO
 ADRIANO BITTAR
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 ALEX NEORAL
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 RENATA BARDAZZI
 RENATA PACHECO
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 ROBERTO JUNIOR
 RODRIGO WERNECK
 SABRINA LERMEN
 TATI ROCCO
 TATIANA SOUZA E KARLA SOUZA
 TÍNDARO SILVANO
 WANDERLEY LOPES
Chris Matallo e Jim Hamilton

Currículo
Conhecida pelo grande estudo interdisciplinar com o corpo e música.
Chamada de "Carmen Miranda" do tap dance pelo "The New York Times". A única artista mulher que sapateia e toca sax tenor e piano simultaneamente. Graduada em Dança pela UNICAMP e pós graduada em artes-UNICAMP
Como atriz e cantora, atuou no elenco de New York, New York - O MUSICAL, dirigido por José Possi Neto, em 2011, 2012 e 2013, inclusive na turnê pelo Brasil.
Foi preparadora e supervisora de tap dance no musical "Crazy for You" no Brasil e coreografou "Singing In The Rain" em São Paulo ganhando muitos prêmios como melhor coreografia.
Em 2017, coreografou espetáculo "House Of Murals" no Departamento de Dança e Teatro da Universidade New Rownes Rowan em New Jersey nos Estados Unidos.
Diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 1999 e aprovou a lei municipal que reconhece o dia internacional do sapateado americano (25 de maio) no calendário oficial do município de São Paulo.

Tem um projeto colaborativo internacional chamado B.r.U.s ao lado de seu parceiro norte americano Jim Hamilton. Este mesmo, se transformou num núcleo artístico em 2023 e conta com turnês pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Seus cursos
113 -SHOWCASE | Tap Dance e percussão " De lá pra cá" 

Público-alvo
Tap dancers com nível técnico na linguagem do tap dance intermediário.

Pré-requisitos
Ter experiência no tap dance e querer entender o processo de construção do show case e estar presente nas aulas!
Levar objetos de percussão recicláveis como garrafas pet, tampas de panela, latas de lixo, colher de pau entre outros.

Programa de aula
Criação de composições coreográficas pelo processo da composição musical por meio da linguagem do tap dance;
-Uso de ritmos desde rag time até no time (evolução do jazz music) aos ritmos brasileiros vindos do candomblé (diferentes tipos de samba), entre coco, maracatu aplicados nas composições do show case;
-Uso da voz e corpo nos processos de composição, criando cenas interdisciplinares;
-Explorar individualmente a característica e a qualidade ímpar de cada tap dancer na performance;
-O uso de espaços alternativos como experiências diferenciadas nas performances como um todo, criando independência e segurança cênica para o tap dancer enquanto artista.

A apresentação coreográfica acontecerá no mesmo espaço de formação e aulas, será no último dia do curso.

114 -WORKSHOP | Tap Dance: Técnica e agilidade (sapateado americano) 

Público-alvo
Tap dancer

Pré-requisitos
Ter nível avançado na linguagem do tap dance

Programa de aula
Entendimento do corpo integrado para a produção de som por meio de um pensamento musical, serão compartilhados ideias, caminhos e processos por meio de exercícios práticos para uma melhor performance;

Estudos rítmicos básicos acompanharão e serão destacados em toda a estrutura dos exercícios técnicos;
A ênfase será colocada no fraseado musical, prestando muita atenção aos diferentes níveis dinâmicos, expondo o conteúdo melódico subjacente do próprio ritmo.

115 -WORKSHOP | Tap Dance Produção de som, dinâmicas e controle (sapateado americano) 

Público-alvo
Tap dancers

Pré-requisitos
Ter no mínimo 4 anos de tap dance

Programa de aula
-Entender a estrutura corporal e o sentido dos movimentos onde os pés serão a consequência da inteireza corpórea;
-Entender a relação tempo/espaço. Por meio de figuras rítmicas, o entendimento rítmico por meio da linguagem do tap;
-Trabalhar a percepção musical dentro da linguagem do sapateado e desenvolver um pensamento musical;
-Domínio da improvisação por meio do conhecimento dos passos e percepção musical onde a relação entre sapateador e músico deve ser estabelecida com clareza e diálogo;
-Exercícios que abordam o uso da dinâmica (do pianíssimo ao fortíssimo) criando linhas melódicas;
-Processo que une o controle corporal para a produção do som criando composição musical à favor da cena.
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