|
Fernando Lima
Currículo
Fernando Lima Diretor, professor e coreógrafo, atua nas modalidades jazz e dança contemporânea diretor do Grupo de dança Fernando Lima e proprietário do Centro de dança e pesquisa Fernando Lima. Ministra workshops e trabalha na criação e pesquisas de espetáculos em todo sul do brasil. Premiado em diversos eventos no país tendo trabalho reconhecido pela classe artística. Contemplado inúmeras vezes nos editais de apoio às artes e lei de Mecenato na cidade de Joinville. Atuou como bailarino e assistente coreográfico na Moa Nunes dance Company na cidade de Luxemburgo, ministrou aulas em escolas de dança de Luxemburgo. Criou também repertório para a Escola do teatro Bolshoi no Brasil e Cia Jovem. Bi Campeão na categoria Jazz Conjunto Sénior no Festival de dança de Joinville. Também indicado ao prêmio de melhor coreógrafo e vencedor medalha de ouro da 41 edição do festival de dança de Joinville.
|
|
Seus cursos |
47 -Jazz - Sequências Coreográficas
Público-alvo BAILARIOS, PROFESSORES E COREÓGRAFOS.
Pré-requisitos CONHECIMENTO BÁSICO EM JAZZ DANCE.
Programa de aula INICIALIZAÇÃO AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, APRESENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE DINÂMICAS E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA. CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS COM UM OLHAR PEDAGÓGICO, DIRECIONANDO A CRIAÇÃO VOLTADA PARA A ELABORAÇÃO DE AULAS E ELEMENTOS TÉCNICOS QUE CONTRIBUAM NA FORMAÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA DO ALUNO. POSSIBILITAR O DESPERTAR DO OLHAR CRIATIVO ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES, APROFUNDANDO O ARTÍSTICO COM O CONTATO DE NOVAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS, SEMPRE RESPEITANDO O PRINCÍPIO DO JAZZ DANCE, BEM COMO TRAZER NOVOS CAMINHOS ATRAVÉS DA CONTEMPORANEIDADE DO GESTO. CRIAR DINÂMICAS DE CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA PARA CENA, COM O OLHAR VOLTADO AO ESPAÇO FÍSICO, COM PROJEÇÃO COMO O PALCO E ARENAS. EXPLORAR MUSICALIDADE, NÍVEIS E OCUPAÇÃO ESPACIAL. POR FIM, ABORDAR EM SEQUÊNCIAS UMA DRAMATURGIA NA QUAL O CORPO CORRESPONDE A UM ELEMENTO OU TEMA ESPECÍFICO.
48 -Jazz Dance
Público-alvo BAILARIOS, PROFESSORES E COREÓGRAFOS.
Pré-requisitos CONHECIMENTO INTERMEDIÁRIO/ AVANÇADO EM JAZZ DANCE.
Programa de aula 1° Aula: Inicialização do conteúdo jazzístico incluindo conversa sobre o histórico, origens e vertentes. Aquecimento de barra introduzindo trabalho de percepção, isolamento, baseado na linguagem do jazz lírico. No qual possibilita o entendimento de técnica como extensão, musicalidade e eixo. Exercício de aquecimento coreografado de centro, desenvolver a construção do corpo no espaço e ativação e construção de ritmo e coordenação. Ativação de contrações para maior complexidade na elaboração desse corpo. Inserir exercícios básicos da técnica clássica com um olhar corpóreo do jazz, para assim reforçar a técnica para melhor execução do movimento. Finalizar a aula com uma sequência coreográfica no estilo jazz dance para reforçar o trabalho desenvolvido durante o primeiro encontro. 2° Aula: Dar continuidade ao trabalho de aquecimento iniciado na primeira aula inserindo o jazz lírico, continuando a sequência coreografada e apresentando novos desafios, como encontrar novas possibilidades fora de eixo, trabalho de percepção de encaixe e desencaixe de quadril. No centro continuamos também a sequência da aula anterior para trabalhar memorização e inserir novas possibilidades dentro da vertente modern jazz, trazendo assim um novo olhar baseado na expansão do quadril, tronco tal como transferências de peso e ativação das articulações como benefício a prevenção de lesões. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística, trabalhando ambos os lados, porém nesse momento iniciamos um trabalho de pêndulo e afastamento da barra para completar as técnicas propostas. Inserir trabalho de sequência coreografada de chão, visando a apropriação do trabalho térreo, explorando assim novos caminhos. Nesse momento trabalhamos também alongamento/flexibilidade de forma orgânica e fluida, apresentando possibilidades de organizar uma aula de chão. Finalizar a aula com uma continuidade da sequência na vertente jazz dance, fixando o conteúdo anterior e desafiando o aluno com uma sequência mais complexa nesse novo trecho. 3° aula: Iniciamos com o exercício de barra, dando continuidade ao exercício coreografado e reafirmando os caminhos e técnicas propostas, desafiando ainda mais o aluno. O centro também dá continuidade a sequência proposta, porém inserindo trabalho de transferência de planos, ritmo mais cadenciado. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística, trabalhando ambos os lados, porém nesse momento iniciamos um trabalho de pêndulo e afastamento da barra para completar as técnicas propostas. Inserir trabalho na diagonal, trabalhando lateralidade, saltos e giros em sequências que explorem a explosão e ritmo. Finalizar a sequência iniciada na primeira aula, tal como propor dinâmicas de troca de direções, tempos e acentos diferentes. 4° Aula: Reforçar todo o conteúdo construído nas aulas anteriores, bem como finalizar as sequências de aquecimento, barra, diagonal e propor um novo contato com uma nova sequência coreografada no final da aula na vertente Jazz Contemporâneo. 5° Aula: Com todas sequencias finalizadas a aula cria um fluxo dinâmico e prático. Sendo assim conseguimos executá-las de forma mais consciente e refinada. Propor uma roda para conversa sobre a construção de um corpo jazzístico, o jazz e suas vertentes. Um momento de troca entre professor e alunos para concluirmos com falas e impressões sobre o trabalho desenvolvido.
116 -Jazz Contemporâneo
Público-alvo alunos, professores e coreógrafos nível intermediário avançado!
Pré-requisitos Nível intermediário avançado.
Programa de aula O workshop de Jazz contemporâneo tem o objetivo de despertar novos olhares e caminhos, potencializar e aprimorar a linguagem do jazz tal como propor um experimento corpóreo através das bases da modalidade e mergulhar nas infinitas possibilidades para que essa movimentação seja mais fluida e orgânica. No plano de aula apresentamos elaboração de aquecimento, exercícios de fortalecimento, consciência corporal, aliada ao jazz dance e técnicas do balé clássico com um olhar na contemporaneidade.
141 -Jazz
Público-alvo EM BREVE INFORMAÇÕES.
Pré-requisitos EM BREVE INFORMAÇÕES.
Programa de aula EM BREVE INFORMAÇÕES.
142 -Jazz
Público-alvo EM BREVE INFORMAÇÕES.
Pré-requisitos EM BREVE INFORMAÇÕES.
Programa de aula EM BREVE INFORMAÇÕES. |
|