|
Fernando Lima
Currículo
Fernando Lima Professor, coreógrafo e bailarino, atua nas modalidades jazz e dança contemporânea diretor do Grupo de dança Fernando Lima e proprietário do Centro de dança e pesquisa Fernando Lima.Ministra workshops e trabalha na criação e pesquisas de espetáculos em todo sul do brasil. Premiado em diversos eventos no país tendo trabalho reconhecido pela classe artística. Contemplado inúmeras vezes nos editais de apoio às artes e lei de Mecenato na cidade de Joinville. Atuou como bailarino e assistente coreográfico na Moa Nunes dance Company na cidade de Luxemburgo, ministrou aulas em escolas de dança de Luxemburgo. Criou também repertório para a Escola do teatro Bolshoi no Brasil e Cia Jovem. Campeão na categoria Jazz Conjunto Sénior no 40 Festival de dança de Joinville.
|
|
Seus cursos |
94 -CURSO | Jazz 40 +
Público-alvo Estudantes de Jazz com base em dança clássica nível básico.
Pré-requisitos Conhecimento básico em dança clássica a e jazz.
Programa de aula Jazz 40+ 1º Aula: Inicialização do conteúdo jazzístico incluindo conversa sobre a dança após os 40 anos, entender sobre a mecânica, possibilidades e caminhos criados para entender a potência da dança na maturidade. Aquecimento de barra introduzindo trabalho de percepção, isolamento, baseado na linguagem do jazz. Exercício de aquecimento coreografado de centro, desenvolver a construção do corpo no espaço e ativação e construção de ritmo e coordenação. Ativação de contrações para maior complexidade na elaboração desse corpo. Inserir exercícios básicos da técnica clássica com um olhar corpóreo do jazz, para assim reforçar a técnica para melhor execução do movimento. Finalizar a aula com uma sequência coreográfica no estilo jazz dance para reforçar o trabalho desenvolvido durante o primeiro encontro. 2º Aula: Dar continuidade ao trabalho de aquecimento iniciado na primeira aula inserindo o jazz, seguindo sequência coreografada e apresentando novos desafios, como encontrar novas possibilidades fora de eixo, trabalho de percepção de encaixe e desencaixe de quadril. No centro continuamos também a sequência da aula anterior para trabalhar memorização e inserir novas possibilidades dentro da vertente modern jazz, trazendo assim um novo olhar baseado na expansão do quadril, tronco tal como transferências de peso e ativação das articulações como benefício a prevenção de lesões. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística Inserir trabalho de sequência coreografada de chão, visando a apropriação do trabalho térreo, explorando assim novos caminhos. Nesse momento trabalhamos também alongamento/flexibilidade de forma orgânica e fluida, apresentando possibilidades de organizar uma aula de chão. Finalizar a aula com uma continuidade da sequência na vertente jazz dance, fixando o conteúdo anterior e desafiando o aluno com uma sequência mais complexa nesse novo trecho. 3º Aula: Iniciamos com o exercício de barra, dando continuidade ao exercício coreografado e reafirmando os caminhos e técnicas propostas, desafiando ainda mais o aluno. O centro também dá continuidade a sequência proposta, porém inserindo trabalho de transferência de planos, ritmo mais cadenciado. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística, trabalhando ambos os lados, porém nesse momento iniciamos um trabalho de pêndulo e afastamento da barra para completar as técnicas propostas. Inserir trabalho na diagonal, trabalhando lateralidade, saltos e giros em sequências que explorem a explosão e ritmo. Finalizar a sequência iniciada na primeira aula, tal como propor dinâmicas de troca de direções, tempos e acentos diferentes. 4° Aula: Reforçar todo o conteúdo construído nas aulas anteriores, bem como finalizar as sequências de aquecimento, barra, diagonal e propor um novo contato com uma nova sequência coreografada no final da aula na vertente Jazz Contemporâneo. 5° Aula: Com todas sequencias finalizadas a aula cria um fluxo dinâmico e prático. Sendo assim conseguimos executá-las de forma mais consciente e refinada. Propor uma roda para conversa sobre a construção de um corpo jazzístico, o jazz e suas vertentes, a dança após os 40. Um momento de troca entre professor e alunos para concluirmos com falas e impressões sobre o trabalho desenvolvido.
95 -CURSO | Jazz
Público-alvo Estudantes de Jazz com base em dança clássica nível básico.
Pré-requisitos Conhecimento Intermediário/Avançado em dança clássica e jazz.
Programa de aula 1º Aula:
Inicialização do conteúdo jazzístico incluindo conversa sobre o histórico, origens e vertentes. Aquecimento de barra introduzindo trabalho de percepção, isolamento, baseado na linguagem do jazz lírico. No qual possibilita o entendimento de técnica como extensão, musicalidade e eixo. Exercício de aquecimento coreografado de centro, desenvolver a construção do corpo no espaço e ativação e construção de ritmo e coordenação. Ativação de contrações para maior complexidade na elaboração desse corpo. Inserir exercícios básicos da técnica clássica com um olhar corpóreo do jazz, para assim reforçar a técnica para melhor execução do movimento. Finalizar a aula com uma sequência coreográfica no estilo jazz dance para reforçar o trabalho desenvolvido durante o primeiro encontro.
2º Aula:
Dar continuidade ao trabalho de aquecimento iniciado na primeira aula inserindo o jazz lírico, continuando a sequência coreografada e apresentando novos desafios, como encontrar novas possibilidades fora de eixo, trabalho de percepção de encaixe e desencaixe de quadril. No centro continuamos também a sequência da aula anterior para trabalhar memorização e inserir novas possibilidades dentro da vertente modern jazz, trazendo assim um novo olhar baseado na expansão do quadril, tronco tal como transferências de peso e ativação das articulações como benefício a prevenção de lesões. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística Inserir trabalho de sequência coreografada de chão, visando a apropriação do trabalho térreo, explorando assim novos caminhos. Nesse momento trabalhamos também alongamento/flexibilidade de forma orgânica e fluida, apresentando possibilidades de organizar uma aula de chão. Finalizar a aula com uma continuidade da sequência na vertente jazz dance, fixando o conteúdo anterior e desafiando o aluno com uma sequência mais complexa nesse novo trecho.
3º Aula: Iniciamos com o exercício de barra, dando continuidade ao exercício coreografado e reafirmando os caminhos e técnicas propostas, desafiando ainda mais o aluno. O centro também dá continuidade a sequência proposta, porém inserindo trabalho de transferência de planos, ritmo mais cadenciado. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística, trabalhando ambos os lados, porém nesse momento iniciamos um trabalho de pêndulo e afastamento da barra para completar as técnicas propostas. Inserir trabalho na diagonal, trabalhando lateralidade, saltos e giros em sequências que explorem a explosão e ritmo. Finalizar a sequência iniciada na primeira aula, tal como propor dinâmicas de troca de direções, tempos e acentos diferentes.
4º Aula: Reforçar todo o conteúdo construído nas aulas anteriores, bem como finalizar as sequências de aquecimento, barra, diagonal e propor um novo contato com uma nova sequência coreografada no final da aula na vertente Jazz Contemporâneo.
5º Aula: Com todas sequencias finalizadas a aula cria um fluxo dinâmico e prático. Sendo assim conseguimos executá-las de forma mais consciente e refinada. Propor uma roda para conversa sobre a construção de um corpo jazzístico, o jazz e suas vertentes. Um momento de troca entre professor e alunos para concluirmos com falas e impressões sobre o trabalho desenvolvido.
96 -CURSO | Jazz
Público-alvo Estudantes de Jazz com base em dança clássica nível básico.
Pré-requisitos Conhecimento Intermediário/Avançado em dança clássica e jazz.
Programa de aula 1º Aula: Inicialização do conteúdo jazzístico incluindo conversa sobre o histórico, origens e vertentes. Aquecimento de barra introduzindo trabalho de percepção, isolamento, baseado na linguagem do jazz lírico. No qual possibilita o entendimento de técnica como extensão, musicalidade e eixo. Exercício de aquecimento coreografado de centro, desenvolver a construção do corpo no espaço e ativação e construção de ritmo e coordenação. Ativação de contrações para maior complexidade na elaboração desse corpo. Inserir exercícios básicos da técnica clássica com um olhar corpóreo do jazz, para assim reforçar a técnica para melhor execução do movimento. Finalizar a aula com uma sequência coreográfica no estilo jazz dance para reforçar o trabalho desenvolvido durante o primeiro encontro.
2º Aula: Dar continuidade ao trabalho de aquecimento iniciado na primeira aula inserindo o jazz lírico, continuando a sequência coreografada e apresentando novos desafios, como encontrar novas possibilidades fora de eixo, trabalho de percepção de encaixe e desencaixe de quadril. No centro continuamos também a sequência da aula anterior para trabalhar memorização e inserir novas possibilidades dentro da vertente modern jazz, trazendo assim um novo olhar baseado na expansão do quadril, tronco tal como transferências de peso e ativação das articulações como benefício a prevenção de lesões. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística Inserir trabalho de sequência coreografada de chão, visando a apropriação do trabalho térreo, explorando assim novos caminhos. Nesse momento trabalhamos também alongamento/flexibilidade de forma orgânica e fluida, apresentando possibilidades de organizar uma aula de chão. Finalizar a aula com uma continuidade da sequência na vertente jazz dance, fixando o conteúdo anterior e desafiando o aluno com uma sequência mais complexa nesse novo trecho.
3º Aula: Iniciamos com o exercício de barra, dando continuidade ao exercício coreografado e reafirmando os caminhos e técnicas propostas, desafiando ainda mais o aluno. O centro também dá continuidade a sequência proposta, porém inserindo trabalho de transferência de planos, ritmo mais cadenciado. Exercícios de plié, tendu e rond de jambe, construído com a cadência e musicalidade jazzística, trabalhando ambos os lados, porém nesse momento iniciamos um trabalho de pêndulo e afastamento da barra para completar as técnicas propostas. Inserir trabalho na diagonal, trabalhando lateralidade, saltos e giros em sequências que explorem a explosão e ritmo. Finalizar a sequência iniciada na primeira aula, tal como propor dinâmicas de troca de direções, tempos e acentos diferentes.
4º Aula: Reforçar todo o conteúdo construído nas aulas anteriores, bem como finalizar as sequências de aquecimento, barra, diagonal e propor um novo contato com uma nova sequência coreografada no final da aula na vertente Jazz Contemporâneo.
5º Aula: Com todas sequencias finalizadas a aula cria um fluxo dinâmico e prático. Sendo assim conseguimos executá-las de forma mais consciente e refinada. Propor uma roda para conversa sobre a construção de um corpo jazzístico, o jazz e suas vertentes. Um momento de troca entre professor e alunos para concluirmos com falas e impressões sobre o trabalho desenvolvido.
184 -WORKSHOP | Jazz Contemporâneo
Público-alvo Bailarinos e Professores.
Pré-requisitos Nenhum
Programa de aula Criar um novo olhar e diferentes formas para o corpo jazzístico. Despertar articulações, trabalho de transferência de peso, volume e espaço como prevenção deste corpo potente. O jazz por si só apresenta um trabalho de explosão e tônus, esse olhar é criar novas ferramentas para consciência e domínio de novos caminhos e texturas. A intensão da aula é ampliar o vocabulário, proporcionar que o movimento parta da sensação e reverbere assim um movimento com fluxo mais orgânico e fluído, sem perder as características do jazz. O acentuo, cadência continuam com os princípios e bases da técnica, porém dessa vez com um olhar consciente para execução. A aula propõe exercício de centro, transferências de planos e fluxos, barra e diagonal para fixação de conteúdo. Inserimos também no universo a abertura para a improvisação reforçando ainda mais o conteúdo programático.
205 -WORKSHOP | Jazz
Público-alvo Estudantes de Jazz com nível básico.
Pré-requisitos Conhecimento iniciante/intermediário em jazz.
Programa de aula Criar um novo olhar e diferentes formas para o corpo jazzístico. Despertar articulações, trabalho de transferência de peso, volume e espaço como prevenção deste corpo potente. O jazz por si só apresenta um trabalho de explosão e tônus, esse olhar é criar novas ferramentas para consciência e domínio de novos caminhos e texturas. A intensão da aula é ampliar o vocabulário, proporcionar que o movimento parta da sensação e reverbere assim um movimento com fluxo mais orgânico e fluído, sem perder as características do jazz. O acentuo, cadência continuam com os princípios e bases da técnica, porém dessa vez com um olhar consciente para execução. A aula propõe exercício de centro, transferências de planos e fluxos, barra e diagonal para fixação de conteúdo. Inserimos também no universo a abertura para a improvisação reforçando ainda mais o conteúdo programático.
206 -WORKSHOP | Jazz
Público-alvo Estudantes de Jazz com base em dança clássica nível básico.
Pré-requisitos Conhecimento iniciante/intermediário em jazz.
Programa de aula Criar um novo olhar e diferentes formas para o corpo jazzístico. Despertar articulações, trabalho de transferência de peso, volume e espaço como prevenção deste corpo potente. O jazz por si só apresenta um trabalho de explosão e tônus, esse olhar é criar novas ferramentas para consciência e domínio de novos caminhos e texturas. A intensão da aula é ampliar o vocabulário, proporcionar que o movimento parta da sensação e reverbere assim um movimento com fluxo mais orgânico e fluído, sem perder as características do jazz. O acentuo, cadência continuam com os princípios e bases da técnica, porém dessa vez com um olhar consciente para execução. A aula propõe exercício de centro, transferências de planos e fluxos, barra e diagonal para fixação de conteúdo. Inserimos também no universo a abertura para a improvisação reforçando ainda mais o conteúdo programático. |
|