|
Márcio Jahú
Currículo
Bailarino carioca, iniciou seus estudos em dança em 2001 no Centro de Dança Rio, e graduou-se em licenciatura em dança pela UniverCidade em 2004. No início de sua carreira atuou em projetos de companhias independentes como Andréa Maciel Cia de Dança e Laso Cia de Dança. Ingressou na Focus Cia de Dança em 2006, fundada por Alex Neoral (diretor e coreógrafo), onde atuou por 14 anos participando de montagens e turnês pelo Brasil e exterior. Foi indicado como melhor bailarino pelo 1° Prêmio Cesgranrio de Dança - RJ em 2019, além de indicações e prêmios pela Focus Cia de Dança como Melhor Elenco. Ao lado de Alex Neoral, há 15 anos assina coreografias para os desfiles do carnaval do Rio de Janeiro (comissão de frente), atuando também na produção executiva de cada projeto. Assinou a gestão e direção artística da Focus - Espaço de Criação de 2019 a 2023, onde promovia aulas, workshops, encontros de arte, saraus de dança e etc. Hoje atua no cenário da dança como artista independente realizando suas próprias criações, ministrando aulas e workshops de dança contemporânea, e colaborando em projetos de coreógrafos como Marcelo Misailidis, Flávia Tápias, entre outros.
|
|
Seus cursos |
108 -Dança Contemporânea
Público-alvo Estudantes e profissionais de dança com vivência e interesses nas práticas contemporâneas de dança.
Pré-requisitos Artistas que tenham disponibilidade na troca e vivência de novas possibilidades de movimento, com formação em diversas modalidades de dança mas que tenham conhecimento das técnicas de ballet, jazz e dança contemporânea.
Programa de aula A aula se desenvolve a partir de uma preparação que visa trabalhar as questões somáticas do corpo como alongamento e força, baseada em princípios de yoga, pilates e fortalecimento muscular que o artista/professor usa e desenvolve em sua trajetória artística. Dentro dessa estrutura é trabalhado o contato do aluno com o solo chegando em uma sequência de movimentos que busca dialogar com as ações da gravidade e do atrito/apoios com o solo, desenvolvendo uma sequência coreográfica com variações de dinâmica e com uso de forças e apoios. Após essa etapa, o aluno é conduzido para uma investigação vertical onde permeia técnicas acadêmicas a fim de trabalhar finalizações aprimorando técnica e limpeza. Todo esse trabalho é apresentado ao aluno através de uma sequência final onde se é possível a experimentação da pesquisa de movimentos desenvolvida e levada pelo professor. |
|