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Alan Keller

Currículo
Melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022. Iniciou sua pesquisa em dança em 1999. Pós-graduado em Dança e Consciência Corporal, Pós-graduado em Gestão com ênfase em Gênero e Raça, Especialista em Pedagogia do Movimento (e graduado em Educação Física . Coreógrafo convidado do Bolshoi Brasil e do Bale do Teatro Guaíra. Além do Brasil, coreografou companhias em Portugal, Alemanha, Austria. Jurado de concursos de dança no Brasil e no exterior. Coreografou musicais e filmes. Diretor da Paraopeba Cia. de Dança, da Companhia Jovem da Paraopeba e do MINA Coletivo de Dança. Curador do FENAR (Festival Nacional de Arte de Rua). Gestor de cultura, especializado em desenvolvimento de projetos socioculturais em dança e membro da Associação Dança Minas.

Seus cursos
55 -SHOWCASE | Dança Contemporânea 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.

Pré-requisitos
Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas dentro da identidade coreográfica proposta. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens. Sugestão: levar roupas leves, do cotidiano, nos tons de branco, cinza e preto sem estampa ou marcas aparentes.

Programa de aula
-Imersão coreográfica em dança contemporânea;
-Criação de obra coreográfica completa desde introdução até a conclusão cênica;
-Apreciação e utilização das qualidades individuais de cada participante;
-Vivência na linguagem de composição do coreógrafo e possibilidades, dando atenção aos elementos técnicos e artísticos;
-Criação de frases e ações na coletividade;
-Exploração de qualidades gestuais em solo, duetos, trios e grande conjunto;
-Estudo dos elementos da criação, desde cenografia, figurinos, maquiagem e iluminação.

Apresentação final: Obra coreográfica de no mínimo 15 minutos com a participação de todos os integrantes. Propõe-se: criação de figurino partindo do material disponível pelos próprios participantes, considerando as cores branco, cinza e preto como ponto de partida.
A apresentação coreográfica acontecerá no mesmo espaço de formação e aulas, será no último dia do curso.

56 -CURSO | Dança Contemporânea 

Público-alvo
Adolescente e adultos.

Pré-requisitos
Possuir vivência corporal em danças que promovam a pesquisa corporal e a consciência do gesto. Ter disposição e vontade de aprofundar no estudo da dança contemporânea. Estar disponível para atividades em grupo. Não ter receio de demostrar o sorrisão!

Programa de aula
-Estudo do gesto e elementos técnicos;
-Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade;
-Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual;
-Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo;
-Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea
-Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
-Jogos de contato e improvisação
-Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
-Elementos de dramaturgia e transições em cena;
-Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade.

57 -CURSO | Dança Contemporânea 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.

Pré-requisitos
Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.

Programa de aula
-Aprofundamento dos conteúdos propostos
-Estudo do gesto e seus desdobramentos
-Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos;
-Frases gestuais elaboradas
-Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo.
-Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
-Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos.
-Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
-Experimentações e vivências em técnicas de improvisação;
-Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato.
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
-Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
-Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias
-Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante

58 -CURSO | Dança Contemporânea: Composição Coreográfica. 

Público-alvo
Bailarinos, intérpretes, professores, coreógrafos, educadores do movimento, artistas do movimento.

Pré-requisitos
Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.

Programa de aula
-Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo;
-Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação;
-Estratégias de criação partindo de elementos distintos;
-Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento;
-Desafios da criação frente ao material humano e recursos;
-Metodologia da pesquisa corporal;
-Estudo do elemento cênico;
-Estudo, criação e levantamento da trilha sonora;
-Estratégias de preparação dramatúrgica;
-Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas;
-Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento;
-Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo;
-Técnicas de criação e identificação do potencial criativo;
-Formação de frases coreográficas através de jogos de criação;
-Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição;
-Avaliação e bate-papo final.

59 -CURSO | Dança Contemporânea 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.

Pré-requisitos
Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.

Programa de aula
-Aprofundamento dos conteúdos propostos
-Estudo do gesto e seus desdobramentos
-Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos;
-Frases gestuais elaboradas
-Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo.
-Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
-Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos.
-Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
-Experimentações e vivências em técnicas de improvisação;
-Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato.
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
-Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
-Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias
-Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante

60 -WORKSHOP | Dança contemporânea: Composição Coreográfica. 

Público-alvo
Professores, coreógrafos, pesquisadores do movimento.

Pré-requisitos
Ter interesse na pesquisa e criação em dança. Estar disposto a imersão simplificada da composição coreográfica em consonância com a carga horária de 2 horas proposta em workshop.

Programa de aula
-Apresentação dinâmica de elementos de criação
-Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos coreografo e estratégias de criação coletiva
-Aprendendo a escutar e descrever sua estrutura de criação, com objetivos e metas;
-Técnicas de criação e identificação do potencial criativo;
-Formação de frases coreográficas através de jogos de criação

61 -WORKSHOP | Improvisação. 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento

Pré-requisitos
Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas de improvisação. Estar
aberto (a) a trocas, vivências individuais e coletivas. Ter vivenciado atividades do movimento com
foco na evolução e conhecimento das próprias habilidades.

Programa de aula
-Aquecimento e alongamento com ênfase no autoconhecimento e habilidades;
-Composição no instante presente: atividades de percepção do corpo, espaço e possibilidades;
-Dançar com diversão, mergulho em improviso lúdico;
-Relações aprofundadas com espaço, tempo, modo, temperatura, textura, planos, velocidade;
-Apoiar-se na criatividade e sua infinitude;
-Maturação no ato da investigação gestual;
-Imaginar e a testar possibilidades com o próprio corpo e também com o corpo coletivo;
-Reconhecer o seu próprio território de ação, suas possibilidades e desafios;
-Apresentar as descobertas e compartilha-las;
-Mover-se de dentro para fora e de fora para dentro;

62 -WORKSHOP | Dança Contemporânea 

Público-alvo
JOVENS E ADULTOS.

Pré-requisitos
ARTISTAS DO MOVIMENTO COM EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA MAIS
APROFUNDADA NAS ARTES DO CORPO. COM PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM DANÇA. TER VIVENCIADO COM MAIS ESTUDO PRÁTICAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA.

Programa de aula
-Aquecimento utilizando as potencialidades do corpo e suas possibilidades;
-Práticas de alongamento com uso da performance e dinâmicas de solo e utilização da própria
massa muscular;
-Trabalho articular e de exploração gestual individualizada;
-Sequências elaboradas e experimentações na linguagem proposta;
-Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos,
deslocamentos, rolamentos.
-Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se
mover;
-Frases coreográficas e experimentações coletivas

63 -WORKSHOP | Improvisação. 

Público-alvo
Jovens e adultos.

Pré-requisitos
Jovens e adultos, interessados em se mover, conhecer suas próprias habilidades gestuais e evoluções. Iniciantes no estudo e consciência da própria performance. Dançarinos,
bailarinos, atores, professores, com interesse em conhecer técnicas de improvisação.

Programa de aula
-Aquecimento e alongamento com ênfase no autoconhecimento e habilidades;
-Dançar com diversão, mergulho em improviso lúdico;
-Atividades individuais e coletivas na improvisação;
-Apoiar-se na criatividade e sua infinitude;
-Imaginar e a testar possibilidades com o próprio corpo e também com o corpo coletivo;
-Reconhecer o seu próprio território de ação, suas possibilidades e desafios;
-Apresentar o vocabulário diverso e autoral do grupo.
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