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Alan Keller
Currículo
Melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022. Iniciou sua pesquisa em dança em 1999. Pós-graduado em Dança e Consciência Corporal, Pós-graduado em Gestão com ênfase em Gênero e Raça, Especialista em Pedagogia do Movimento (e graduado em Educação Física . Coreógrafo convidado do Bolshoi Brasil e do Bale do Teatro Guaíra. Além do Brasil, coreografou companhias em Portugal, Alemanha, Austria. Jurado de concursos de dança no Brasil e no exterior. Coreografou musicais e filmes. Diretor da Paraopeba Cia. de Dança, da Companhia Jovem da Paraopeba e do MINA Coletivo de Dança. Curador do FENAR (Festival Nacional de Arte de Rua). Gestor de cultura, especializado em desenvolvimento de projetos socioculturais em dança e membro da Associação Dança Minas.
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Seus cursos |
55 -SHOWCASE | Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.
Pré-requisitos Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas dentro da identidade coreográfica proposta. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens. Sugestão: levar roupas leves, do cotidiano, nos tons de branco, cinza e preto sem estampa ou marcas aparentes.
Programa de aula -Imersão coreográfica em dança contemporânea; -Criação de obra coreográfica completa desde introdução até a conclusão cênica; -Apreciação e utilização das qualidades individuais de cada participante; -Vivência na linguagem de composição do coreógrafo e possibilidades, dando atenção aos elementos técnicos e artísticos; -Criação de frases e ações na coletividade; -Exploração de qualidades gestuais em solo, duetos, trios e grande conjunto; -Estudo dos elementos da criação, desde cenografia, figurinos, maquiagem e iluminação.
Apresentação final: Obra coreográfica de no mínimo 15 minutos com a participação de todos os integrantes. Propõe-se: criação de figurino partindo do material disponível pelos próprios participantes, considerando as cores branco, cinza e preto como ponto de partida. A apresentação coreográfica acontecerá no mesmo espaço de formação e aulas, será no último dia do curso.
56 -CURSO | Dança Contemporânea
Público-alvo Adolescente e adultos.
Pré-requisitos Possuir vivência corporal em danças que promovam a pesquisa corporal e a consciência do gesto. Ter disposição e vontade de aprofundar no estudo da dança contemporânea. Estar disponível para atividades em grupo. Não ter receio de demostrar o sorrisão!
Programa de aula -Estudo do gesto e elementos técnicos; -Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade; -Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual; -Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo; -Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea -Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. -Jogos de contato e improvisação -Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; -Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. -Elementos de dramaturgia e transições em cena; -Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade.
57 -CURSO | Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.
Pré-requisitos Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.
Programa de aula -Aprofundamento dos conteúdos propostos -Estudo do gesto e seus desdobramentos -Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos; -Frases gestuais elaboradas -Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo. -Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. -Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos. -Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; -Experimentações e vivências em técnicas de improvisação; -Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato. -Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. -Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos; -Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias -Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante
58 -CURSO | Dança Contemporânea: Composição Coreográfica.
Público-alvo Bailarinos, intérpretes, professores, coreógrafos, educadores do movimento, artistas do movimento.
Pré-requisitos Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.
Programa de aula -Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo; -Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação; -Estratégias de criação partindo de elementos distintos; -Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento; -Desafios da criação frente ao material humano e recursos; -Metodologia da pesquisa corporal; -Estudo do elemento cênico; -Estudo, criação e levantamento da trilha sonora; -Estratégias de preparação dramatúrgica; -Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas; -Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento; -Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo; -Técnicas de criação e identificação do potencial criativo; -Formação de frases coreográficas através de jogos de criação; -Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição; -Avaliação e bate-papo final.
59 -CURSO | Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.
Pré-requisitos Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.
Programa de aula -Aprofundamento dos conteúdos propostos -Estudo do gesto e seus desdobramentos -Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos; -Frases gestuais elaboradas -Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo. -Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. -Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos. -Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; -Experimentações e vivências em técnicas de improvisação; -Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato. -Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. -Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos; -Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias -Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante
60 -WORKSHOP | Dança contemporânea: Composição Coreográfica.
Público-alvo Professores, coreógrafos, pesquisadores do movimento.
Pré-requisitos Ter interesse na pesquisa e criação em dança. Estar disposto a imersão simplificada da composição coreográfica em consonância com a carga horária de 2 horas proposta em workshop.
Programa de aula -Apresentação dinâmica de elementos de criação -Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos coreografo e estratégias de criação coletiva -Aprendendo a escutar e descrever sua estrutura de criação, com objetivos e metas; -Técnicas de criação e identificação do potencial criativo; -Formação de frases coreográficas através de jogos de criação
61 -WORKSHOP | Improvisação.
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento
Pré-requisitos Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas de improvisação. Estar aberto (a) a trocas, vivências individuais e coletivas. Ter vivenciado atividades do movimento com foco na evolução e conhecimento das próprias habilidades.
Programa de aula -Aquecimento e alongamento com ênfase no autoconhecimento e habilidades; -Composição no instante presente: atividades de percepção do corpo, espaço e possibilidades; -Dançar com diversão, mergulho em improviso lúdico; -Relações aprofundadas com espaço, tempo, modo, temperatura, textura, planos, velocidade; -Apoiar-se na criatividade e sua infinitude; -Maturação no ato da investigação gestual; -Imaginar e a testar possibilidades com o próprio corpo e também com o corpo coletivo; -Reconhecer o seu próprio território de ação, suas possibilidades e desafios; -Apresentar as descobertas e compartilha-las; -Mover-se de dentro para fora e de fora para dentro;
62 -WORKSHOP | Dança Contemporânea
Público-alvo JOVENS E ADULTOS.
Pré-requisitos ARTISTAS DO MOVIMENTO COM EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA MAIS APROFUNDADA NAS ARTES DO CORPO. COM PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM DANÇA. TER VIVENCIADO COM MAIS ESTUDO PRÁTICAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA.
Programa de aula -Aquecimento utilizando as potencialidades do corpo e suas possibilidades; -Práticas de alongamento com uso da performance e dinâmicas de solo e utilização da própria massa muscular; -Trabalho articular e de exploração gestual individualizada; -Sequências elaboradas e experimentações na linguagem proposta; -Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos. -Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; -Frases coreográficas e experimentações coletivas
63 -WORKSHOP | Improvisação.
Público-alvo Jovens e adultos.
Pré-requisitos Jovens e adultos, interessados em se mover, conhecer suas próprias habilidades gestuais e evoluções. Iniciantes no estudo e consciência da própria performance. Dançarinos, bailarinos, atores, professores, com interesse em conhecer técnicas de improvisação.
Programa de aula -Aquecimento e alongamento com ênfase no autoconhecimento e habilidades; -Dançar com diversão, mergulho em improviso lúdico; -Atividades individuais e coletivas na improvisação; -Apoiar-se na criatividade e sua infinitude; -Imaginar e a testar possibilidades com o próprio corpo e também com o corpo coletivo; -Reconhecer o seu próprio território de ação, suas possibilidades e desafios; -Apresentar o vocabulário diverso e autoral do grupo. |
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