|
Patricia Otto
Currículo
Professora Especialista em Consciência Corporal - Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Bacharel e Licenciada em Dança pela PUCPR. Formada em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra - Curitiba/PR. Professora certificada do Progressing Ballet Technique (PBT) por Marie Walton Mahon. DRT nas funções de Bailarina, Maître de Dança, Coreógrafa, Ensaiadora e Diretora de Produção. Em 1995, foi aprovada por meio de concurso público, para o cargo de professora da Escola de Dança Teatro Guaíra onde também foi Coordenadora, Supervisora Artística, Coreógrafa e Ensaiadora. Em 2022, foi convidada para fazer parte do Balé Teatro Guaíra, companhia oficial de dança do Estado do Paraná, onde é Assistente de Direção de Luiz Fernando Bongiovanni, professora e assistente de ensaio. Em um processo constante de atualização participa de cursos de aperfeiçoamento no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como coreógrafa, recebeu reconhecimentos importantes, destacando-se como Coreógrafa Revelação do XV Festival de Dança de Joinville onde também, desde 2022 é professora convidada. Além de seu papel na educação e criação artística em dança, ela teve uma influência marcante na formação de bailarinos e professores que hoje brilham em companhias nacionais e internacionais, e em diversos segmentos da dança.
|
|
Seus cursos |
121 -CURSO | Ballet Clássico: Técnica específica de Pontas.
Público-alvo Alunos que praticam a técnica de dança clássica e estão iniciando o trabalho de técnica específica de pontas.
Pré-requisitos Ter conhecimento da técnica do balé clássico. Já ter iniciado o trabalho de técnica específica de pontas. Para desenvolvimento do trabalho, o aluno deve levar uma faixa elástica de tensão média para as aulas.
Programa de aula PROGRAMA DE ENSINO: Conteúdo Proposto: -Fortalecimento de Pés e Tornozelos com Faixa Elástica: Uma introdução ao uso de faixas elásticas para desenvolver força e flexibilidade, essenciais para a técnica em pontas. -Alinhamento e Percepção Postural: Foco na postura correta e no alinhamento do corpo para prevenir lesões e melhorar a técnica. -Importância da Música na Qualidade do Movimento: Exploração de como a música influencia a dança e o movimento. -Exercícios na Barra e no Centro: Prática de técnicas básicas na barra e no centro, apropriadas para iniciantes. -Manutenção do en dehors: Compreensão e prática da articulação coxo-femoral para promover a técnica correta. -Trabalho na ½ Ponta com Sapatilha de Ponta: Introdução gradual ao trabalho em pontas, começando pela meia ponta. -Técnicas Básicas: Inclusão de movimentos como Piqué en avant, en arrière, e de côté; giros en dedans e en dehors; e Pas de bourrés courru. -Repetições de relevés e Adágios no Centro: Para estabilização e desenvolvimento de controle. -Introdução a Ballonnés, Emboité en tournant e Fouettés: De forma simplificada e adaptada para iniciantes. -Sautillés na Ponta e Saltos Simples: Focando na técnica e segurança.
Metodologia/Cronograma:
Aula 1 Orientações sobre sapatilhas de ponta e uso de faixas elásticas. -Exercícios de fortalecimento e alinhamento focados em pés e tornozelos. -Trabalho de barra, de acordo com o nível proposto, com ênfase na musicalidade e nas oposições. -Trabalho de subidas e descidas. -Estudo dos equilíbrios em duas e uma base.
Aula 2 -Continuação e reforço dos exercícios de barra e início do trabalho de centro. -Trabalho de transferência de peso. -Trabalho dos relevés, echappé e piqués.
Aula 3 -Continuação e reforço dos exercícios de barra e centro. -Aprofundamento das técnicas de adágios e ballonnés, com foco em estabilização. -Introdução simplificada aos movimentos de fouetté.
Aula 4 -Prática de sautillés na ponta e introdução a saltos básicos.
Aula 5 -Revisão abrangente do conteúdo ensinado durante a semana. -Momento de reflexão e discussão sobre as percepções corporais e progresso dos participantes. Esse programa é desenhado para fornecer uma base sólida na técnica de pontas para iniciantes, garantindo um aprendizado progressivo e seguro.
122 -CURSO | Ballet Clássico: Barra à Terre: Fortalecimento, mobilidade e percepção corporal.
Público-alvo Professores e estudantes de dança que já possuam conhecimento em balé clássico. É ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades técnicas, entender melhor o alinhamento corporal e melhorar a qualidade do movimento através de uma abordagem diferenciada e complementar ao balé tradicional. Barra à Terre combina técnicas de balé com exercícios realizados no chão. Esta abordagem permite que os alunos explorem movimentos de dança clássica sem a pressão da gravidade, facilitando o entendimento da técnica e o alinhamento corporal.
Pré-requisitos Nível de Conhecimento em Balé Clássico: Este curso é aberto a participantes com diferentes graus de experiência em balé clássico - iniciante, intermediário ou avançado. É importante ter algum conhecimento prévio da técnica para aproveitar ao máximo os ensinamentos propostos. Vestimenta Apropriada: Os participantes devem vestir roupas que permitam a livre execução dos movimentos e, ao mesmo tempo, possibilitar ao professor a visualização clara do alinhamento e postura do corpo para que sejam feitas as correções necessárias de forma eficaz. Cabelo e Conforto na Execução: É recomendado que os cabelos não sejam presos em coque. Isso visa garantir o conforto e o correto apoio da cabeça no chão durante os exercícios realizados. Uma alternativa é usar o cabelo preso de forma que não interfira no alinhamento da cabeça e pescoço.
Programa de aula PROGRAMA DE ENSINO:
Aula 1: Fundamentos e Consciência Corporal Introdução Teórica: Exploração dos princípios fundamentais do Barra à Terre. Aquecimento Dinâmico: Um circuito cardiovascular que envolve vários grupos musculares para preparar o corpo. Exercícios de Alinhamento e Percepção Corporal: Foco na compreensão e ajuste do alinhamento corporal. Trabalho com a Pelve: Explorando a mobilidade e estabilidade da região pélvica. Exercícios Técnicos: Incluindo Pliés, Petit Battement Tendu, Petit Battement Jetés, e Rond de Jambe. Ativação das Oposições do Tronco: Fortalecimento e equilíbrio do tronco através de movimentos opostos.
Aula 2: Aprofundamento e Fortalecimento Revisão: Retomada e aprofundamento dos conceitos e exercícios do dia anterior. Fondu e Rond de Jambe en l'air: Trabalho intenso focado na técnica e força. Ativação da Cadeia Muscular Posterior: Exercícios para fortalecer e mobilizar a musculatura das costas, glúteos e pernas.
Aula 3: Fluência e Expansão Consolidação: Repasse dos conteúdos trabalhados anteriormente. Adágio: Desenvolvimento de movimentos lentos e controlados. Grand Battement: Ampliação da amplitude de movimento e dinâmica.
Aula 4: Síntese e Dinâmica Integração Total: Revisão completa dos conteúdos abordados, executando a sequência de exercícios de forma contínua e fluida.
Aula 5: Aplicação e Reflexão Prática Completa: Execução de uma aula completa, integrando todos os conteúdos aprendidos. Diálogo Interativo: Um momento para conversa e feedback, onde os participantes podem compartilhar experiências, dúvidas e insights.________________________________________ Este cronograma está estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz, assegurando que os participantes tenham uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora.
123 -CURSO | Ballet Clássico de Repertório.
Público-alvo Bailarinos avançados com experiência em técnica de pontas que desejam aprimorar suas habilidades em duas variações distintas: "Paquita" (4ª variação) e "Giselle" (ato I).
Pré-requisitos Conhecimento e experiência em balé clássico nível avançado. Conhecimento e habilidade na técnica de pontas. Motivação e interesse em aprender sobre Balé de Repertório. Obs.: Se possível, levar para o curso uma saia da altura do joelho, para a variação Giselle.
Programa de aula Dia 1: Introdução e "Paquita" -Apresentação do curso, incluindo objetivos e uma visão geral do balé de repertório. -Discussão sobre elementos de musicalidade e sua influência na dança. -Contextualização histórica de "Paquita". -Introdução aos primeiros passos da variação "Paquita". Foco nos movimentos característicos e na técnica de pontas exigida.
Dia 2: Refinamento de "Paquita" -Aprofundamento da variação de "Paquita", ajustando técnica e expressão. -Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança. -Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.
Dia 3: "Giselle" (Ato 1) -Contextualização histórica de "Giselle". -Introdução aos primeiros passos da variação "Giselle". Adaptação ao estilo romântico e emotivo, com movimentos fluidos e expressivos.
Dia 4: Refinamento de "Giselle" -Aprofundamento da variação de "Giselle", ajustando técnica e expressão. -Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança. -Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.
Dia 5: Apresentação Final e Feedback -Revisão e ensaio final das variações de "Paquita" e "Giselle". -Apresentação final, destacando a habilidade dos alunos em adaptar-se aos diferentes estilos de cada variação. -Discussão e feedback sobre as técnicas aprendidas, a expressão artística e os desafios enfrentados durante o curso.
Este curso oferece uma oportunidade única para bailarinos avançados explorarem e aperfeiçoarem suas habilidades em duas variações distintas do balé clássico, realçando a importância da versatilidade e da expressão artística na dança.
124 -CURSO | Ballet Clássico de Repertório.
Público-alvo Bailarinas iniciantes com interesse em balé de repertório
Pré-requisitos Conhecimento e experiência prévia em balé clássico. Motivação e interesse em aprender sobre Balé de Repertório. Se possível, levar para o curso uma saia na altura do joelho, para a variação La Fille Mal Gardée.
Programa de aula Cronograma detalhado com foco em Meia-Ponta e Pontas:
Dia 1: Introdução e "Princesa Florine" -Apresentação do curso, incluindo objetivos e uma visão geral do balé de repertório. -Discussão sobre elementos de musicalidade e sua influência na dança. -Contextualização histórica de "Princesa Florine". -Introdução aos primeiros passos da variação de "Princesa Florine" na meia-ponta.
Dia 2: Refinamento de "Princesa Florine" -Aprofundamento da variação de "Princesa Florine", ajustando técnica e expressão. -Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança. -Introdução e orientação sobre a transição para pontas, se apropriado. -Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.
Dia 3: "La Fille Mal Gardée" -Início do estudo de "La Fille Mal Gardée", com foco em movimentos na meia-ponta. -Análise da técnica e desenvolvimento dos alunos para possíveis práticas em pontas.
Dia 4: Refinamento de "La Fille Mal Gardée" -Aprofundamento da variação de "La Fille Mal Gardée", ajustando técnica e expressão. -Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança. -Introdução e orientação sobre a transição para pontas, se apropriado. -Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.
Dia 5: Apresentação Final -Revisão geral das duas variações. -Apresentação final das variações pelos alunos, seja na meia-ponta ou pontas, conforme progresso individual. -Avaliação do aprendizado, com feedback coletivo sobre as experiências durante o curso.
Este cronograma garante uma abordagem cuidadosa e progressiva, permitindo que os alunos iniciantes no balé de repertório desenvolvam habilidades tanto na meia-ponta quanto nas pontas, conforme sua capacidade e progresso técnico. A apresentação final oferece a oportunidade de demonstrar o aprendizado em um ambiente de apoio e construtivo.
125 -CURSO | Ballet Clássico: Técnica específica de Pontas.
Público-alvo Alunos que praticam a técnica de dança clássica e já desenvolvem um trabalho de técnica específica de pontas.
Pré-requisitos Alunos de dança que estão em um estágio intermediário em balé clássico com prática regular do trabalho específico de pontas podendo realizar movimentos mais complexos e desafiadores. Disposição para se dedicar ao aprimoramento contínuo para melhorar tanto a parte técnica quanto a artística.
Programa de aula Os participantes irão explorar músicas, sequências de movimentos e interpretação.
Conteúdo Proposto: -Fortalecimento de pés e tornozelos. -Alinhamento e percepção postural. -A importância da música na qualidade do movimento. -Exercícios na barra e no centro. -Manutenção do en dehors (articulação coxo-femoral). -Trabalho na ½ ponta com sapatilha de ponta. -Técnicas como Piqué en avant, en arrière, e de côté. -Giros en dedans e en dehors em poses variadas. -Pas de bourrés courru. -Repetições de relevés. -Adágios no centro (estabilização). -Movimentos como Ballonnés, Emboité en tournant e Fouettés. -Sautillés na ponta. -Saltos de diferentes amplitudes. Metodologia/Cronograma: Aula 1 -Orientações sobre sapatilhas de ponta. -Exercícios de fortalecimento e alinhamento. -Trabalho de barra e centro com ênfase nas oposições. -Trabalho da musicalidade. Aula 2 -Reforço dos exercícios de barra e centro. -Prática de giros e pas de bourrés. -Trabalho em relevés. Aula 3 -Continuação do reforço. -Foco em adágios, ballonnés, e movimentos de fouetté. Aula 4 -Sautillés na ponta e variações de saltos. -Sequências elaboradas de centro. Aula 5 -Revisão do conteúdo da semana. -Reflexão e discussão sobre as percepções corporais dos participantes.
126 -CURSO | Ballet Clássico: Barra à Terre: Fortalecimento, mobilidade e percepção corporal.
Público-alvo Professores e estudantes de dança que já possuam conhecimento em balé clássico. É ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades técnicas, entender melhor o alinhamento corporal e melhorar a qualidade do movimento através de uma abordagem diferenciada e complementar ao balé tradicional. Barra à Terre combina técnicas de balé com exercícios realizados no chão. Esta abordagem permite que os alunos explorem movimentos de dança clássica sem a pressão da gravidade, facilitando o entendimento da técnica e o alinhamento corporal.
Pré-requisitos Nível de Conhecimento em Balé Clássico: Este curso é aberto a participantes com diferentes graus de experiência em balé clássico - iniciante, intermediário ou avançado. É importante ter algum conhecimento prévio da técnica para aproveitar ao máximo os ensinamentos propostos. Vestimenta Apropriada: Os participantes devem vestir roupas que permitam a livre execução dos movimentos e, ao mesmo tempo, possibilitar ao professor a visualização clara do alinhamento e postura do corpo para que sejam feitas as correções necessárias de forma eficaz. Cabelo e Conforto na Execução: É recomendado que os cabelos não sejam presos em coque. Isso visa garantir o conforto e o correto apoio da cabeça no chão durante os exercícios realizados. Uma alternativa é usar o cabelo preso de forma que não interfira no alinhamento da cabeça e pescoço.
Programa de aula Aula 1: Fundamentos e Consciência Corporal Introdução Teórica: Exploração dos princípios fundamentais do Barra à Terre. Aquecimento Dinâmico: Um circuito cardiovascular que envolve vários grupos musculares para preparar o corpo. Exercícios de Alinhamento e Percepção Corporal: Foco na compreensão e ajuste do alinhamento corporal. Trabalho com a Pelve: Explorando a mobilidade e estabilidade da região pélvica. Exercícios Técnicos: Incluindo Pliés, Petit Battement Tendu, Petit Battement Jetés, e Rond de Jambe. Ativação das Oposições do Tronco: Fortalecimento e equilíbrio do tronco através de movimentos opostos.
Aula 2: Aprofundamento e Fortalecimento Revisão: Retomada e aprofundamento dos conceitos e exercícios do dia anterior. Fondu e Rond de Jambe en l'air: Trabalho intenso focado na técnica e força. Ativação da Cadeia Muscular Posterior: Exercícios para fortalecer e mobilizar a musculatura das costas, glúteos e pernas.
Aula 3: Fluência e Expansão Consolidação: Repasse dos conteúdos trabalhados anteriormente. Adágio: Desenvolvimento de movimentos lentos e controlados. Grand Battement: Ampliação da amplitude de movimento e dinâmica.
Aula 4: Síntese e Dinâmica Integração Total: Revisão completa dos conteúdos abordados, executando a sequência de exercícios de forma contínua e fluida.
Aula 5: Aplicação e Reflexão Prática Completa: Execução de uma aula completa, integrando todos os conteúdos aprendidos. Diálogo Interativo: Um momento para conversa e feedback, onde os participantes podem compartilhar experiências, dúvidas e insights.
Este cronograma está estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz, assegurando que os participantes tenham uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora. |
|