ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA GONÇALVES
 ADRIANA SALOMÃO
 ADRIANO BITTAR
 ALAN KELLER
 ALEX MARTINS
 ALEX NEORAL
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDREJA PICON
 ARIANE ANDERAOS
 BILL PRUDICH
 BRUNA GAGLIANONE
 CAIQUE BONFORTE
 CANDICE ASSMANN
 CECÍLIA KERCHE
 CHRIS MATALLO E JIM HAMILTON
 CIÇA VERONESE
 CLAUDIA ZACCARI
 CRISTINA LUIZ
 DARLITA ALBINO
 DECA MADUREIRA
 DENYS NEVIDOMYY
 DIEGO JOSH
 DIEGO MAC
 EDY WILSON
 ELÁDIO PRADOS
 ELEONORA GRECA
 ELIANE FETZER
 ERICK GUTIERREZ
 ERICK SWOLKIN
 ERIKA NOVACHI
 ERIKA ROSENDO
 FERNANDA BIANCHINI
 FERNANDA CHAMMA
 FERNANDA CHAMMA, JEFF WHITING E JAMES GRAY
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA PERES
 GERMANA SARAIVA
 GUILHERME RIKU
 HENRY CAMARGO
 JESSE CRUZ
 JHEAN ALLEX
 JI SAMBATI
 KARINE SILVA
 LIANE DE LUNA
 LU BRAGA
 LUANA ESPÍNDOLA
 LUCAS MENDES
 LUCIANA PALUDO
 LUIZ CARLOS BERTO
 MARIA RICCETTO
 MICHELE BITTENCOURT
 MILTON KENNEDY
 MONIQUE PAES
 NICOLAS KARPS
 PATRICIA OTTO
 PATRÍCIA VISCONTI
 RENATA BARDAZZI
 RENATA PACHECO
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 RODRIGO WERNECK
 SABRINA LERMEN
 TATI ROCCO
 TATIANA SOUZA E KARLA SOUZA
 TÍNDARO SILVANO
 WANDERLEY LOPES
Patricia Otto

Currículo
Professora Especialista em Consciência Corporal - Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Bacharel e Licenciada em Dança pela PUCPR. Formada em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra - Curitiba/PR. Professora certificada do Progressing Ballet Technique (PBT) por Marie Walton Mahon. DRT nas funções de Bailarina, Maître de Dança, Coreógrafa, Ensaiadora e Diretora de Produção. Em 1995, foi aprovada por meio de concurso público, para o cargo de professora da Escola de Dança Teatro Guaíra onde também foi Coordenadora, Supervisora Artística, Coreógrafa e Ensaiadora. Em 2022, foi convidada para fazer parte do Balé Teatro Guaíra, companhia oficial de dança do Estado do Paraná, onde é Assistente de Direção de Luiz Fernando Bongiovanni, professora e assistente de ensaio. Em um processo constante de atualização participa de cursos de aperfeiçoamento no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como coreógrafa, recebeu reconhecimentos importantes, destacando-se como Coreógrafa Revelação do XV Festival de Dança de Joinville onde também, desde 2022 é professora convidada. Além de seu papel na educação e criação artística em dança, ela teve uma influência marcante na formação de bailarinos e professores que hoje brilham em companhias nacionais e internacionais, e em diversos segmentos da dança.

Seus cursos
121 -CURSO | Ballet Clássico: Técnica específica de Pontas. 

Público-alvo
Alunos que praticam a técnica de dança clássica e estão iniciando o trabalho de técnica específica de pontas.

Pré-requisitos
Ter conhecimento da técnica do balé clássico. Já ter iniciado o trabalho de técnica específica de pontas. Para desenvolvimento do trabalho, o aluno deve levar uma faixa elástica de tensão média para as aulas.

Programa de aula
PROGRAMA DE ENSINO:
Conteúdo Proposto:
-Fortalecimento de Pés e Tornozelos com Faixa Elástica: Uma introdução ao uso de faixas elásticas para desenvolver força e flexibilidade, essenciais para a técnica em pontas.
-Alinhamento e Percepção Postural: Foco na postura correta e no alinhamento do corpo para prevenir lesões e melhorar a técnica.
-Importância da Música na Qualidade do Movimento: Exploração de como a música influencia a dança e o movimento.
-Exercícios na Barra e no Centro: Prática de técnicas básicas na barra e no centro, apropriadas para iniciantes.
-Manutenção do en dehors: Compreensão e prática da articulação coxo-femoral para promover a técnica correta.
-Trabalho na ½ Ponta com Sapatilha de Ponta: Introdução gradual ao trabalho em pontas, começando pela meia ponta.
-Técnicas Básicas: Inclusão de movimentos como Piqué en avant, en arrière, e de côté; giros en dedans e en dehors; e Pas de bourrés courru.
-Repetições de relevés e Adágios no Centro: Para estabilização e desenvolvimento de controle.
-Introdução a Ballonnés, Emboité en tournant e Fouettés: De forma simplificada e adaptada para iniciantes.
-Sautillés na Ponta e Saltos Simples: Focando na técnica e segurança.

Metodologia/Cronograma:

Aula 1
Orientações sobre sapatilhas de ponta e uso de faixas elásticas.
-Exercícios de fortalecimento e alinhamento focados em pés e tornozelos.
-Trabalho de barra, de acordo com o nível proposto, com ênfase na musicalidade e nas oposições.
-Trabalho de subidas e descidas.
-Estudo dos equilíbrios em duas e uma base.

Aula 2
-Continuação e reforço dos exercícios de barra e início do trabalho de centro.
-Trabalho de transferência de peso.
-Trabalho dos relevés, echappé e piqués.

Aula 3
-Continuação e reforço dos exercícios de barra e centro.
-Aprofundamento das técnicas de adágios e ballonnés, com foco em estabilização.
-Introdução simplificada aos movimentos de fouetté.

Aula 4
-Prática de sautillés na ponta e introdução a saltos básicos.

Aula 5
-Revisão abrangente do conteúdo ensinado durante a semana.
-Momento de reflexão e discussão sobre as percepções corporais e progresso dos participantes.
Esse programa é desenhado para fornecer uma base sólida na técnica de pontas para iniciantes, garantindo um aprendizado progressivo e seguro.

122 -CURSO | Ballet Clássico: Barra à Terre: Fortalecimento, mobilidade e percepção corporal. 

Público-alvo
Professores e estudantes de dança que já possuam conhecimento em balé clássico. É ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades técnicas, entender melhor o alinhamento corporal e melhorar a qualidade do movimento através de uma abordagem diferenciada e complementar ao balé tradicional.
Barra à Terre combina técnicas de balé com exercícios realizados no chão. Esta abordagem permite que os alunos explorem movimentos de dança clássica sem a pressão da gravidade, facilitando o entendimento da técnica e o alinhamento corporal.

Pré-requisitos
Nível de Conhecimento em Balé Clássico: Este curso é aberto a participantes com diferentes graus de experiência em balé clássico - iniciante, intermediário ou avançado. É importante ter algum conhecimento prévio da técnica para aproveitar ao máximo os ensinamentos propostos.
Vestimenta Apropriada: Os participantes devem vestir roupas que permitam a livre execução dos movimentos e, ao mesmo tempo, possibilitar ao professor a visualização clara do alinhamento e postura do corpo para que sejam feitas as correções necessárias de forma eficaz.
Cabelo e Conforto na Execução: É recomendado que os cabelos não sejam presos em coque. Isso visa garantir o conforto e o correto apoio da cabeça no chão durante os exercícios realizados. Uma alternativa é usar o cabelo preso de forma que não interfira no alinhamento da cabeça e pescoço.

Programa de aula
PROGRAMA DE ENSINO:

Aula 1: Fundamentos e Consciência Corporal
Introdução Teórica: Exploração dos princípios fundamentais do Barra à Terre.
Aquecimento Dinâmico: Um circuito cardiovascular que envolve vários grupos musculares para preparar o corpo.
Exercícios de Alinhamento e Percepção Corporal: Foco na compreensão e ajuste do alinhamento corporal.
Trabalho com a Pelve: Explorando a mobilidade e estabilidade da região pélvica.
Exercícios Técnicos: Incluindo Pliés, Petit Battement Tendu, Petit Battement Jetés, e Rond de Jambe.
Ativação das Oposições do Tronco: Fortalecimento e equilíbrio do tronco através de movimentos opostos.

Aula 2: Aprofundamento e Fortalecimento
Revisão: Retomada e aprofundamento dos conceitos e exercícios do dia anterior.
Fondu e Rond de Jambe en l'air: Trabalho intenso focado na técnica e força.
Ativação da Cadeia Muscular Posterior: Exercícios para fortalecer e mobilizar a musculatura das costas, glúteos e pernas.

Aula 3: Fluência e Expansão
Consolidação: Repasse dos conteúdos trabalhados anteriormente.
Adágio: Desenvolvimento de movimentos lentos e controlados.
Grand Battement: Ampliação da amplitude de movimento e dinâmica.

Aula 4: Síntese e Dinâmica
Integração Total: Revisão completa dos conteúdos abordados, executando a sequência de exercícios de forma contínua e fluida.

Aula 5: Aplicação e Reflexão
Prática Completa: Execução de uma aula completa, integrando todos os conteúdos aprendidos.
Diálogo Interativo: Um momento para conversa e feedback, onde os participantes podem compartilhar experiências, dúvidas e insights.________________________________________
Este cronograma está estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz, assegurando que os participantes tenham uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora.

123 -CURSO | Ballet Clássico de Repertório. 

Público-alvo
Bailarinos avançados com experiência em técnica de pontas que desejam aprimorar suas habilidades em duas variações distintas: "Paquita" (4ª variação) e "Giselle" (ato I).

Pré-requisitos
Conhecimento e experiência em balé clássico nível avançado. Conhecimento e habilidade na técnica de pontas. Motivação e interesse em aprender sobre Balé de Repertório. Obs.: Se possível, levar para o curso uma saia da altura do joelho, para a variação Giselle.

Programa de aula
Dia 1: Introdução e "Paquita"
-Apresentação do curso, incluindo objetivos e uma visão geral do balé de repertório.
-Discussão sobre elementos de musicalidade e sua influência na dança.
-Contextualização histórica de "Paquita".
-Introdução aos primeiros passos da variação "Paquita". Foco nos movimentos característicos e na técnica de pontas exigida.

Dia 2: Refinamento de "Paquita"
-Aprofundamento da variação de "Paquita", ajustando técnica e expressão.
-Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança.
-Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.

Dia 3: "Giselle" (Ato 1)
-Contextualização histórica de "Giselle".
-Introdução aos primeiros passos da variação "Giselle". Adaptação ao estilo romântico e emotivo, com movimentos fluidos e expressivos.

Dia 4: Refinamento de "Giselle"
-Aprofundamento da variação de "Giselle", ajustando técnica e expressão.
-Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança.
-Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.

Dia 5: Apresentação Final e Feedback
-Revisão e ensaio final das variações de "Paquita" e "Giselle".
-Apresentação final, destacando a habilidade dos alunos em adaptar-se aos diferentes estilos de cada variação.
-Discussão e feedback sobre as técnicas aprendidas, a expressão artística e os desafios enfrentados durante o curso.

Este curso oferece uma oportunidade única para bailarinos avançados explorarem e aperfeiçoarem suas habilidades em duas variações distintas do balé clássico, realçando a importância da versatilidade e da expressão artística na dança.

124 -CURSO | Ballet Clássico de Repertório. 

Público-alvo
Bailarinas iniciantes com interesse em balé de repertório

Pré-requisitos
Conhecimento e experiência prévia em balé clássico. Motivação e interesse em aprender sobre Balé de Repertório. Se possível, levar para o curso uma saia na altura do joelho, para a variação La Fille Mal Gardée.

Programa de aula
Cronograma detalhado com foco em Meia-Ponta e Pontas:

Dia 1: Introdução e "Princesa Florine"
-Apresentação do curso, incluindo objetivos e uma visão geral do balé de repertório.
-Discussão sobre elementos de musicalidade e sua influência na dança.
-Contextualização histórica de "Princesa Florine".
-Introdução aos primeiros passos da variação de "Princesa Florine" na meia-ponta.

Dia 2: Refinamento de "Princesa Florine"
-Aprofundamento da variação de "Princesa Florine", ajustando técnica e expressão.
-Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança.
-Introdução e orientação sobre a transição para pontas, se apropriado.
-Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.

Dia 3: "La Fille Mal Gardée"
-Início do estudo de "La Fille Mal Gardée", com foco em movimentos na meia-ponta.
-Análise da técnica e desenvolvimento dos alunos para possíveis práticas em pontas.

Dia 4: Refinamento de "La Fille Mal Gardée"
-Aprofundamento da variação de "La Fille Mal Gardée", ajustando técnica e expressão.
-Discussão e prática sobre a interpretação artística e expressão na dança.
-Introdução e orientação sobre a transição para pontas, se apropriado.
-Ensaios e correções detalhadas para aprimoramento da performance.

Dia 5: Apresentação Final
-Revisão geral das duas variações.
-Apresentação final das variações pelos alunos, seja na meia-ponta ou pontas, conforme progresso individual.
-Avaliação do aprendizado, com feedback coletivo sobre as experiências durante o curso.

Este cronograma garante uma abordagem cuidadosa e progressiva, permitindo que os alunos iniciantes no balé de repertório desenvolvam habilidades tanto na meia-ponta quanto nas pontas, conforme sua capacidade e progresso técnico. A apresentação final oferece a oportunidade de demonstrar o aprendizado em um ambiente de apoio e construtivo.

125 -CURSO | Ballet Clássico: Técnica específica de Pontas. 

Público-alvo
Alunos que praticam a técnica de dança clássica e já desenvolvem um trabalho de técnica específica de pontas.

Pré-requisitos
Alunos de dança que estão em um estágio intermediário em balé clássico com prática regular do trabalho específico de pontas podendo realizar movimentos mais complexos e desafiadores. Disposição para se dedicar ao aprimoramento contínuo para melhorar tanto a parte técnica quanto a artística.

Programa de aula
Os participantes irão explorar músicas, sequências de movimentos e interpretação.

Conteúdo Proposto:
-Fortalecimento de pés e tornozelos.
-Alinhamento e percepção postural.
-A importância da música na qualidade do movimento.
-Exercícios na barra e no centro.
-Manutenção do en dehors (articulação coxo-femoral).
-Trabalho na ½ ponta com sapatilha de ponta.
-Técnicas como Piqué en avant, en arrière, e de côté.
-Giros en dedans e en dehors em poses variadas.
-Pas de bourrés courru.
-Repetições de relevés.
-Adágios no centro (estabilização).
-Movimentos como Ballonnés, Emboité en tournant e Fouettés.
-Sautillés na ponta.
-Saltos de diferentes amplitudes.
Metodologia/Cronograma:
Aula 1
-Orientações sobre sapatilhas de ponta.
-Exercícios de fortalecimento e alinhamento.
-Trabalho de barra e centro com ênfase nas oposições.
-Trabalho da musicalidade.
Aula 2
-Reforço dos exercícios de barra e centro.
-Prática de giros e pas de bourrés.
-Trabalho em relevés.
Aula 3
-Continuação do reforço.
-Foco em adágios, ballonnés, e movimentos de fouetté.
Aula 4
-Sautillés na ponta e variações de saltos.
-Sequências elaboradas de centro.
Aula 5
-Revisão do conteúdo da semana.
-Reflexão e discussão sobre as percepções corporais dos participantes.

126 -CURSO | Ballet Clássico: Barra à Terre: Fortalecimento, mobilidade e percepção corporal. 

Público-alvo
Professores e estudantes de dança que já possuam conhecimento em balé clássico. É ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades técnicas, entender melhor o alinhamento corporal e melhorar a qualidade do movimento através de uma abordagem diferenciada e complementar ao balé tradicional.
Barra à Terre combina técnicas de balé com exercícios realizados no chão. Esta abordagem permite que os alunos explorem movimentos de dança clássica sem a pressão da gravidade, facilitando o entendimento da técnica e o alinhamento corporal.

Pré-requisitos
Nível de Conhecimento em Balé Clássico: Este curso é aberto a participantes com diferentes graus de experiência em balé clássico - iniciante, intermediário ou avançado. É importante ter algum conhecimento prévio da técnica para aproveitar ao máximo os ensinamentos propostos.
Vestimenta Apropriada: Os participantes devem vestir roupas que permitam a livre execução dos movimentos e, ao mesmo tempo, possibilitar ao professor a visualização clara do alinhamento e postura do corpo para que sejam feitas as correções necessárias de forma eficaz.
Cabelo e Conforto na Execução: É recomendado que os cabelos não sejam presos em coque. Isso visa garantir o conforto e o correto apoio da cabeça no chão durante os exercícios realizados. Uma alternativa é usar o cabelo preso de forma que não interfira no alinhamento da cabeça e pescoço.

Programa de aula
Aula 1: Fundamentos e Consciência Corporal
Introdução Teórica: Exploração dos princípios fundamentais do Barra à Terre.
Aquecimento Dinâmico: Um circuito cardiovascular que envolve vários grupos musculares para preparar o corpo.
Exercícios de Alinhamento e Percepção Corporal: Foco na compreensão e ajuste do alinhamento corporal.
Trabalho com a Pelve: Explorando a mobilidade e estabilidade da região pélvica.
Exercícios Técnicos: Incluindo Pliés, Petit Battement Tendu, Petit Battement Jetés, e Rond de Jambe.
Ativação das Oposições do Tronco: Fortalecimento e equilíbrio do tronco através de movimentos opostos.

Aula 2: Aprofundamento e Fortalecimento
Revisão: Retomada e aprofundamento dos conceitos e exercícios do dia anterior.
Fondu e Rond de Jambe en l'air: Trabalho intenso focado na técnica e força.
Ativação da Cadeia Muscular Posterior: Exercícios para fortalecer e mobilizar a musculatura das costas, glúteos e pernas.

Aula 3: Fluência e Expansão
Consolidação: Repasse dos conteúdos trabalhados anteriormente.
Adágio: Desenvolvimento de movimentos lentos e controlados.
Grand Battement: Ampliação da amplitude de movimento e dinâmica.

Aula 4: Síntese e Dinâmica
Integração Total: Revisão completa dos conteúdos abordados, executando a sequência de exercícios de forma contínua e fluida.

Aula 5: Aplicação e Reflexão
Prática Completa: Execução de uma aula completa, integrando todos os conteúdos aprendidos.
Diálogo Interativo: Um momento para conversa e feedback, onde os participantes podem compartilhar experiências, dúvidas e insights.

Este cronograma está estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz, assegurando que os participantes tenham uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.