41 - Estratégias para Iniciação à Técnica de Pontas: Teoria e Prática
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Estudantes que já tenham iniciado a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1950 e 2014.
Público-alvo
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas
Programa de aula
- Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência - Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé - Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta - Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta. - Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) - Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Breve contexto histórico das sapatilhas de ponta 2. Anatomia do tornozelo e do pé 3. Técnica pontas x técnica de meia ponta: o que é igual? O que muda? 4. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia. 5. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting. 6. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) 7. Aulas práticas de iniciação à técnica de pontas (exercícios preparatórios e base fundamental)
Data
27/07/2026 A 31/07/2026
Horário
16:30 - 18:30
Vagas disponíveis
30
Local do curso:
Disponível em Julho 2026
Valor
R$370,00
|
Andreja Picon
Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança); Pós-doutora em Engenharia Elétrica -Controle Postural; Doutora em Fisiopatologia Experimental; Mestre em Biodinâmica do Movimento; Bacharel em Ciências Biológicas; Licenciada em Educação Física; Técnica em Dança; Graduanda em fisioterapia. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543), mentora e tutora nesta instituição. Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). Diretora Artística e Pedagógica na APEB (ANDREJA PICON ESCOLA DE BALLET). Possui formação pedagógica e técnica para a dança. Atua há mais de 25 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É professora em 4 instituições de ensino de pós-graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista embiomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento. |
|
| |
|
|