|
Adriano Bittar
Currículo
Fisioterapeuta, dançarino, pesquisador e educador do movimento. Especialista em dança, mestre em artes cênicas, doutor em arte. Estuda e aplica há quase 30 anos uma metodologia própria para a preparação poética de dançarinos, baseada nas suas pesquisas como fisioterapeuta, dançarino contemporâneo e preparador de bailarinos clássicos e contemporâneos. Tem domínio de técnicas manuais avançadas, do Pilates, técnicas de recovery, de técnicas de breathwork/respiração e treino com exercícios resistidos, que resultou na criação do Ballet Code Training/BCT e de técnicas manuais específicas para a excelência do mover. Trabalhou como fisioterapeuta e professor de Pilates na Quasar Cia de Dança por mais de 15 anos, desde 2015 prepara corporalmente os Corpos de Baile do Basileu França, e ajuda a Duda Paiva Company, baseada na Holanda, a aprimorar sua técnica de dança e manipulação de bonecos chamada "Pontuação do Objeto". Ele dirige o Studio Adriano Bittar, é professor do Curso de Fisioterapia da Uni Estadual de Goiás, representa o Fletcher Pilates no Brasil, é membrocriador da Rede BR-UK em Medicina & Ciência da Dança, e é membro da International Association for Dance Medicine & Science. Ele é palestrante frequente em festivais, escolas e cias de dança nacionais e internacionais.
|
|
Seus cursos |
168 -CURSO | Técnicas manuais para professores de dança
Público-alvo Professores de dança de diferentes estilos (preferencialmente de dança contemporânea e ballet clássico), profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, e profissionais de educação física).
Pré-requisitos O curso é feito para participantes que podem mover-se sem restrições, ou que possuam restrições leves. Cada participante deverá vestir-se para uma aula de movimento, pés descalços, e deve sentir-se à vontade em usar o toque ou ser tocado para mover-se de forma melhorada.
Programa de aula 1. Introdução ao Toque na Dança: como direcionar e aprimorar o gesto dançado; 2. Ética e Limites de Prática; 3. Estudo de Técnicas Manuais para Direcionamento e Aprimoramento do Gesto Dançado; 4. Aplicações, Indicações e Precauções; 5. Prática do Toque e das Técnicas Manuais para a Dança.
1º dia: Introdução ao Toque na Dança: definição, conceitos, tipos de técnicas, sensibilização - teoria/prática, 2h 2º dia: Ética e Limites de Prática, Aplicações, Indicações e Precauções, Introdução Prática ao Toque na Dança - teoria/prática, 2h 3º dia: Técnicas MMSS e II - prática, 2h 4º dia: Técnicas Cabeça e Coluna - prática, 2h 5º dia: Revisão e Discussão Final - prática, 2h
169 -CURSO | Paradigmas na Preparac¸a~o Corporal para a Danc¸a em Debate.
Público-alvo Dançarinos, professores de dança, cientistas da dança, profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, etc)
Pré-requisitos Nenhum.
Programa de aula 1. O que é preparação corporal na dança? 2. Princípios da preparação corporal na dança. 3. Como é a preparação corporal na sala de aula, na academia, passando pelo Pilates, Gyrotonic e fisioterapia e na Medicina & Ciência da Dança? 4. Debate/Roda de Conversa Dirigida: em direção a uma abordagem multifacetada, econômica e pedagogicamente sadia 1º dia: Roda de Conversa Dirigida: definições, conceitos, e a prática - teoria, 2h 2º dia: Princípios da preparação corporal: que corpo tem o dançarino? do que precisa? - teoria, 2h 3º dia: Evidências científicas I sobre a preparação do corpo para a dança - teoria, 2h 4º dia: Evidências científicas II sobre a preparação do corpo para a dança - teoria, 2h 5º dia: Roda de conversa dirigida: é possível adotar uma abordagem multifacetada, econômica e pedagogicamente sadia na preparação para a dança? - teoria, 2
170 -CURSO | Introdução ao Ballet Code Training - BCT
Público-alvo Bailarinos, professores de ballet clássico, profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, e profissionais de educação física).
Pré-requisitos O curso é feito para participantes que podem mover-se sem restrições, ou que possuam restrições leves. Cada participante deverá vestir-se para uma aula de movimento, pés descalços, e levar uma toalha grande ou canga que possa ser enrolada e usada entre as mãos durante a aula
Programa de aula 1.Introdução ao Ballet Code Training/BCT - o BCT é uma série de aulas desenhadas para ensinar movimento de excelência e fazer com que os bailarinos saibam que conquistamos do movimento o que investimos nele. Ele é parte de uma preparação específica em evolução há mais de 25 anos, denominada de "Preparação Poética", derivada da prática com diferentes corpos dançantes e a experiência pessoal de Adriano Bittar na dança contemporânea, ballet clássico, em esportes e fisioterapia com uma mistura de técnicas, como Fletcher Barrework, Floorwork e Towelwork, Pilates e Somática, Musculação, Terapia Craniossacral, Gyrotonic, Liberação Miofascial, e, mais recentemente, Gaga. A prática diligente das aulas do BCT oferece ferramentas para que o corpo entenda com maior facilidade a técnica necessária ao bom desempenho no ballet clássico. 2.Princípios do BCT: os princípios descritos por Cecchetti para o bom entendimento do ballet clássico são a base das aulas do BCT. Dentre eles, destacaremos três neste curso introdutório: Aplomb/Prumo/Centramento, Epaulement/Organização e Uso da Cintura Escapular e Turnout/En Dehors. 3.Prática BCT Nível I: as aulas de nível I do BCT ensinam a anatomia e os exercícios iniciais relacionados aos princípios elencados acima. Utilizam-se faixas elásticas, blocos de Yoga, Toalha Fletcher, o chão, o centro e a barra de ballet.1. Introdução ao Ballet Code Training/BCT
1º dia: Introdução ao BCT - teoria, 2h 2º dia: BCT Nível 1: Aplomb - prática, 2h 3º dia: BCT Nível 1: Epaulement - prática, 2h 4º dia: BCT Nível 1: Turnout - prática, 2h 5º dia: BCT Nível 1: Revisão - prática, 2h |
|