ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA GONÇALVES
 ADRIANA SALOMÃO
 ADRIANO BITTAR
 ALAN KELLER
 ALEX MARTINS
 ALEX NEORAL
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDREJA PICON
 ARIANE ANDERAOS
 BILL PRUDICH
 BRUNA GAGLIANONE
 CAIQUE BONFORTE
 CANDICE ASSMANN
 CECÍLIA KERCHE
 CHRIS MATALLO E JIM HAMILTON
 CIÇA VERONESE
 CLAUDIA ZACCARI
 CRISTINA LUIZ
 DARLITA ALBINO
 DECA MADUREIRA
 DENYS NEVIDOMYY
 DIEGO JOSH
 DIEGO MAC
 EDY WILSON
 ELÁDIO PRADOS
 ELEONORA GRECA
 ELIANE FETZER
 ERICK GUTIERREZ
 ERICK SWOLKIN
 ERIKA NOVACHI
 ERIKA ROSENDO
 FERNANDA BIANCHINI
 FERNANDA CHAMMA
 FERNANDA CHAMMA, JEFF WHITING E JAMES GRAY
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA PERES
 GERMANA SARAIVA
 GUILHERME RIKU
 HENRY CAMARGO
 JESSE CRUZ
 JHEAN ALLEX
 JI SAMBATI
 KARINE SILVA
 LIANE DE LUNA
 LU BRAGA
 LUANA ESPÍNDOLA
 LUCAS MENDES
 LUCIANA PALUDO
 LUIZ CARLOS BERTO
 MARIA RICCETTO
 MICHELE BITTENCOURT
 MILTON KENNEDY
 MONIQUE PAES
 NICOLAS KARPS
 PATRICIA OTTO
 PATRÍCIA VISCONTI
 RENATA BARDAZZI
 RENATA PACHECO
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 RODRIGO WERNECK
 SABRINA LERMEN
 TATI ROCCO
 TATIANA SOUZA E KARLA SOUZA
 TÍNDARO SILVANO
 WANDERLEY LOPES
Adriano Bittar

Currículo

Fisioterapeuta, dançarino, pesquisador e educador do movimento. Especialista em dança, mestre em artes cênicas, doutor em arte. Estuda e aplica há quase 30 anos uma metodologia própria para a preparação poética de dançarinos, baseada nas suas pesquisas como fisioterapeuta, dançarino contemporâneo e preparador de bailarinos clássicos e contemporâneos. Tem domínio de técnicas manuais avançadas, do Pilates, técnicas de recovery, de técnicas de breathwork/respiração e treino com exercícios resistidos, que resultou na criação do Ballet Code Training/BCT e de técnicas manuais específicas para a excelência do mover. Trabalhou como fisioterapeuta e professor de Pilates na Quasar Cia de Dança por mais de 15 anos, desde 2015 prepara corporalmente os Corpos de Baile do Basileu França, e ajuda a Duda Paiva Company, baseada na Holanda, a aprimorar sua técnica de dança e manipulação de bonecos chamada "Pontuação do Objeto". Ele dirige o Studio Adriano Bittar, é professor do Curso de Fisioterapia da Uni Estadual de Goiás, representa o Fletcher Pilates no Brasil, é membrocriador da Rede BR-UK em Medicina & Ciência da Dança, e é membro da International Association for Dance Medicine & Science. Ele é palestrante frequente em festivais, escolas e cias de dança nacionais e
internacionais.

Seus cursos
168 -CURSO | Técnicas manuais para professores de dança 

Público-alvo
Professores de dança de diferentes estilos (preferencialmente de dança contemporânea e ballet clássico), profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, e profissionais de educação física).

Pré-requisitos
O curso é feito para participantes que podem mover-se sem restrições, ou que possuam restrições leves.
Cada participante deverá vestir-se para uma aula de movimento, pés descalços, e deve sentir-se à vontade em usar o toque ou ser tocado para mover-se de forma melhorada.

Programa de aula
1. Introdução ao Toque na Dança: como direcionar e aprimorar o gesto dançado;
2. Ética e Limites de Prática;
3. Estudo de Técnicas Manuais para Direcionamento e Aprimoramento do Gesto Dançado;
4. Aplicações, Indicações e Precauções;
5. Prática do Toque e das Técnicas Manuais para a Dança.

1º dia: Introdução ao Toque na Dança: definição, conceitos, tipos de técnicas, sensibilização - teoria/prática, 2h
2º dia: Ética e Limites de Prática, Aplicações, Indicações e Precauções, Introdução Prática ao Toque na Dança -
teoria/prática, 2h
3º dia: Técnicas MMSS e II - prática, 2h
4º dia: Técnicas Cabeça e Coluna - prática, 2h
5º dia: Revisão e Discussão Final - prática, 2h

169 -CURSO | Paradigmas na Preparac¸a~o Corporal para a Danc¸a em Debate. 

Público-alvo
Dançarinos, professores de dança, cientistas da dança, profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, etc)

Pré-requisitos
Nenhum.

Programa de aula
1. O que é preparação corporal na dança?
2. Princípios da preparação corporal na dança.
3. Como é a preparação corporal na sala de aula, na academia, passando pelo Pilates, Gyrotonic e
fisioterapia e na Medicina & Ciência da Dança?
4. Debate/Roda de Conversa Dirigida: em direção a uma abordagem multifacetada, econômica e
pedagogicamente sadia
1º dia: Roda de Conversa Dirigida: definições, conceitos, e a prática - teoria, 2h
2º dia: Princípios da preparação corporal: que corpo tem o dançarino? do que precisa? - teoria, 2h
3º dia: Evidências científicas I sobre a preparação do corpo para a dança - teoria, 2h
4º dia: Evidências científicas II sobre a preparação do corpo para a dança - teoria, 2h
5º dia: Roda de conversa dirigida: é possível adotar uma abordagem multifacetada, econômica e pedagogicamente sadia na preparação para a dança? - teoria, 2

170 -CURSO | Introdução ao Ballet Code Training - BCT 

Público-alvo
Bailarinos, professores de ballet clássico, profissionais da saúde que trabalham com dança (fisioterapeutas, médicos, e profissionais de educação física).

Pré-requisitos
O curso é feito para participantes que podem mover-se sem restrições, ou que possuam restrições leves.
Cada participante deverá vestir-se para uma aula de movimento, pés descalços, e levar uma toalha grande ou canga que possa ser enrolada e usada entre as mãos durante a aula

Programa de aula
1.Introdução ao Ballet Code Training/BCT - o BCT é uma série de aulas desenhadas para ensinar movimento de excelência e fazer com que os bailarinos saibam que conquistamos do movimento o que investimos nele. Ele é parte de uma preparação específica em evolução há mais de 25 anos, denominada de "Preparação Poética", derivada da prática com diferentes corpos dançantes e a experiência pessoal de Adriano Bittar na dança contemporânea, ballet clássico, em esportes e fisioterapia com uma mistura de técnicas, como Fletcher Barrework, Floorwork e Towelwork, Pilates e Somática, Musculação, Terapia Craniossacral, Gyrotonic, Liberação Miofascial, e, mais recentemente, Gaga. A prática diligente das aulas do BCT oferece ferramentas para que o corpo entenda com maior facilidade a técnica necessária ao bom desempenho no ballet clássico.
2.Princípios do BCT: os princípios descritos por Cecchetti para o bom entendimento do ballet clássico são a base das aulas do BCT. Dentre eles, destacaremos três neste curso introdutório: Aplomb/Prumo/Centramento, Epaulement/Organização e Uso da Cintura Escapular e Turnout/En Dehors.
3.Prática BCT Nível I: as aulas de nível I do BCT ensinam a anatomia e os exercícios iniciais relacionados aos princípios elencados acima. Utilizam-se faixas elásticas, blocos de Yoga, Toalha Fletcher, o chão, o centro e a barra de ballet.1. Introdução ao Ballet Code Training/BCT


1º dia: Introdução ao BCT - teoria, 2h
2º dia: BCT Nível 1: Aplomb - prática, 2h
3º dia: BCT Nível 1: Epaulement - prática, 2h
4º dia: BCT Nível 1: Turnout - prática, 2h
5º dia: BCT Nível 1: Revisão - prática, 2h
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.