|
Monique Paes
Currículo
Monique Paes, é coreógrafa, diretora artística, recebeu o prêmio de Melhor Coreógrafa no Festival de Dança de Joinville em 2019. Com mais de 490 prêmios nacionais e internacionais, incluindo VKIBC e YAGP, realizou um Tour na Europa em 2024, ministrando máster class, vivências coreográficas e atuando como jurada em festivais. Além disso fez diversas participações em eventos de grande porte nos EUA, México, Argentina e Paraguai. Diretora do "Kids Dance" desde 2018, um destacado evento de dança infantil no Brasil. Ministra workshops, participa de bancas de júris no Brasil e no exterior, e é professora regular no Grupo Raça. Como coreógrafa convidada, contribuiu para companhias renomadas como Raça Companhia de Dança, Grupo Raça, Caio Nunes Cia de Dança, Ateliê da São Paulo Cia de Dança, Cia jovem Sjc, entre outras. Desde 2022, é professora no Festival de Dança de Joinville.
|
|
Seus cursos |
84 -CURSO | Jazz
Público-alvo Jazz intermediário/avançado.
Pré-requisitos Neste nível da aula o bailarino deverá ter a consciência e domínio da técnica, habilidades viso espaciais, linguagem e vivencia para explorar laboratórios jazzísticos.
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado. As sequências de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade E impressa na sequência deverá estar de acordo com o nível da turma - intermediário avançado. Desde aquecimento já fixado na sequência o estilo
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Neste nível o foco na capacidade física exigida no nível técnico. Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana através de exercícios.
Sequencias de Barra Coreografada A barra como recurso acrescentará no trabalho coreográfico trazendo já a narrativa para a sala de aula. Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas compreendendo a mecânica do movimento explorando assim a maturidade artística.
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequencias serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade.
Adagio A beleza das linhas e fluidez serão fundamentais neste momento. Sequencias no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro praticas diferentes
Coreografia Organização do processo criativo da aula, informação clara, experiência possibilitando novas percepções. Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação. Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto. A cada experiência o corpo se remodela possibilitando a novas percepções. Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma.
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão. Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado
85 -CURSO | Jazz Dance
Público-alvo Jazz intermediário com base técnica da vertente.
Pré-requisitos Quando o bailarino atinge esse estágio no jazz, podemos inferir que houve uma base inicial bem aplicada e satisfatória na evolução contínua do aprendizado. A proposta inclui prática em diversas direções, compreensão e reconhecimento técnico, conscientização, desenvolvimento de habilidades, transferências e amplas variações nas combinações elaboradas.
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado As sequencias de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade e impressa na sequencia deverá estar de acordo com o nível da turma intermediário. Desde aquecimento já fixado na sequencia o estilo *Elaboração nas combinações *Trabalho de MS e MI *Dinâmica *Velocidade *Musicalidade *Trabalho dos 2 lados
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Ela não apenas fortalece os músculos específicos exigidos na dança, mas também aprimora a resistência, flexibilidade e consciência corporal. Além disso, a preparação física contribui para a prevenção de lesões, sustentando a saúde a longo prazo dos dançarinos. Uma base física sólida permite a execução de movimentos com maior precisão, expressividade e resistência, promovendo assim um desempenho mais destacado e duradouro. Para melhor capacitação de um bailarino por completo, aplicarei o conhecimento com relação as capacidades físicas Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana exercícios para esse autoconhecimento respeitando o bailarino Sequências de Barra Coreografada Objetivo - Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas.
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequencias serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade
Adagio Sequencias no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro
Coreografia Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto A cada experiência o corpo se remodela possibilitando a novas percepções Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão
Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado
86 -CURSO | Jazz Dance
Público-alvo Jazz iniciante/intermediário.
Pré-requisitos Destinado a bailarinos iniciantes, permitindo o acesso ao aprendizado desta linguagem na faixa etária citada O curso será continuo dentro da lógica do conteúdo de iniciação buscando incentivar a participação ativa A matéria será aplicada passo a passo e ao final do curso os bailarinos possam responder claramente a dinâmica da aula através das combinações jazzísticas.
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado As sequências de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade e impressa na sequencia deverá estar de acordo com o nível da turma iniciante/intermediário. Desde aquecimento já *Elaboração nas combinações jazzísticas *Trabalho de *Dinâmica *Velocidade *Musicalidade *Improviso
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Ela não apenas fortalece os músculos específicos exigidos na dança, mas também aprimora a resistência, flexibilidade e consciência corporal. Uma base física sólida permite a execução de movimentos com maior precisão, expressividade e resistência, promovendo assim um desempenho mais destacado e duradouro. Para melhor capacitação de um bailarino por completo, aplicarei o conhecimento com relação as capacidades físicas Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana exercícios para esse autoconhecimento respeitando o bailarino Sequências de Barra Coreografada Objetivo -Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequências serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade
Adagio Sequências no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro
Coreografia Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto A cada experiência o corpo se remodela possibilitando as novas percepções Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão
Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado
87 -CURSO | Jazz Dance
Público-alvo Jazz Avançado
Pré-requisitos Neste nível da aula o bailarino deverá ter a consciência e domínio da técnica, habilidades viso espaciais, linguagem e vivencia para explorar laboratórios jazzísticos
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado As sequencias de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade E impressa na sequencia deverá estar de acordo com o nível da turma /avançado Desde aquecimento já fixado na sequencia o estilo
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Neste nível o foco na capacidade física exigida no nível técnico. Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana através de exercícios Sequências de Barra Coreografada A barra como recurso acrescentará no trabalho coreográfico trazendo já a narrativa para a sala de aula Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas compreendendo a mecânica do movimento explorando assim a maturidade artística
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequências serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade
Adagio A beleza das linhas e fluidez serão fundamentais neste momento Sequências no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro praticas diferentes
Coreografia Organização do processo criativo da aula, informação clara, experiência possibilitando novas percepções Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto A cada experiência o corpo se remodela possibilitando a novas percepções Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão
Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado
88 -CURSO | Jazz Dance
Público-alvo Jazz Iniciante.
Pré-requisitos Destinado a bailarinos iniciantes, permitindo o acesso ao aprendizado desta linguagem na faixa etária citada O curso será continuo dentro da lógica do conteúdo de iniciação buscando incentivar a participação ativa. A matéria será aplicada passo a passo e ao final do curso os bailarinos possam responder claramente a dinâmica da aula através das combinações jazzísticas.
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado As sequências de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade e impressa na sequencia deverá estar de acordo com o nível da turma iniciante Desde aquecimento já *Elaboração nas combinações jazzísticas *Trabalho de *Dinâmica *Velocidade *Musicalidade *Improviso
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Ela não apenas fortalece os músculos específicos exigidos na dança, mas também aprimora a resistência, flexibilidade e consciência corporal. Uma base física sólida permite a execução de movimentos com maior precisão, expressividade e resistência, promovendo assim um desempenho mais destacado e duradouro. Para melhor capacitação de um bailarino por completo, aplicarei o conhecimento com relação as capacidades físicas Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana exercícios para esse autoconhecimento respeitando o bailarino Sequências de Barra Coreografada Objetivo -Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequências serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade
Adagio Sequências no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro
Coreografia Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto A cada experiência o corpo se remodela possibilitando as novas percepções Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão
Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado
89 -CURSO | Jazz Dance
Público-alvo Jazz iniciante/intermediário com base técnica da vertente
Pré-requisitos Quando o bailarino atinge esse estágio no jazz, podemos inferir que houve uma base inicial bem aplicada e satisfatória na evolução contínua do aprendizado. A proposta inclui prática em diversas direções, compreensão e reconhecimento técnico, conscientização, desenvolvimento de habilidades, transferências e amplas variações nas combinações elaboradas.
Programa de aula O programa de ensino seguirá uma abordagem progressiva, alinhada ao nível técnico estabelecido. Ao alcançar o término do curso, os participantes vivenciarão uma imersão completa na linguagem e estilo, consolidando assim uma experiência enriquecedora e abrangente.
Estrutura de aula Aquecimento decorado As sequências de aquecimento deverão ser direcionadas a aquecer o corpo como um todo e a lubrificar as articulações, proporcionar e estimular a mobilidade articular a velocidade e impressa na sequência deverá estar de acordo com o nível da turma iniciante/intermediário Desde aquecimento já fixado na sequencia o estilo *Elaboração nas combinações *Trabalho de MS e MI *Dinâmica *Velocidade *Musicalidade *Trabalho dos 2 lados
Preparação Física A preparação física desempenha um papel crucial na dança, fornecendo a base essencial para um desempenho técnico e artístico aprimorado. Ela não apenas fortalece os músculos específicos exigidos na dança, mas também aprimora a resistência, flexibilidade e consciência corporal. Além disso, a preparação física contribui para a prevenção de lesões, sustentando a saúde a longo prazo dos dançarinos. Uma base física sólida permite a execução de movimentos com maior precisão, expressividade e resistência, promovendo assim um desempenho mais destacado e duradouro. Para melhor capacitação de um bailarino por completo, aplicarei o conhecimento com relação as capacidades físicas Entendendo e respeitando as limitações do corpo, autoconhecimento será aplicado durante a semana exercícios para esse autoconhecimento respeitando o bailarino Sequências de Barra Coreografada Objetivo -Fazer com que o bailarino entenda os caminhos traçados, desenvolvendo suas habilidades técnicas e artísticas
Diagonal É um dos momentos mais esperados da aula -Foco nas habilidades, deslocamentos de forma ordenada, dinâmica, versatilidade. As sequencias serão desenvolvidas na diagonal com variações de velocidade
Adagio Sequências no centro, a música lenta enfatizando a suavidade e controle. Foco nas transições entre um movimento e outro
Coreografia Trabalho de expressividade, musicalidade, execução dos movimentos incentivando a improvisação Objetivando a -coordenação motora, agilidade, musicalidade, desenvolvimento técnico, lado artístico, linguagem do jazz no estilo proposto A cada experiência o corpo se remodela possibilitando a novas percepções Organizando o processo criativo de acordo com o andamento da turma
Relaxamento Alongamentos para amenizar as dores musculares ao longo da semana, respiração, conexão
Considerações finais Baseado nos 3 pilares /Conteúdo, aplicação e avaliação como mediador é levar o jazz para a sala de aula com responsabilidade, competência e conhecimento, para que assim seja desenvolvido todo o potencial de cada aluno para a linguagem. Com essa estrutura de aula as variações serão fixas e em aprendizado decupado |
|