Deca Madureira
Currículo
Deca Madureira é um profissional da dança especializado na pesquisa e criação a partir das danças de matriz popular e multiartista. Pernambucano, recifense, nascido em 1976 no berço das culturas populares do Nordeste, na efervescência do Movimento Armorial, Deca dialoga com muitas linguagens artísticas desde a infância. Dedica-se à pesquisa, compartilhamento e criação artística a partir das matrizes populares há mais de 25 anos atuando profissionalmente em Recife e interior de Pernambuco de 1992 a 2003, e em São Paulo capital e interior de 2003 até agora.
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92 -CURSO | Danças Populares Brasileiras - ciclo carnavalesco e ciclo junino
Público-alvo jovens atuantes da dança (iniciantes/intermediário) Educadores e orientadores de cultura na rede escolar, pesquisadores em dança e suas mais diversos estilos, jovens aprendizes de baixa renda, trabalhadores da dança popular Brasileira.
Pré-requisitos Presença nos encontros, participação, disposição, coletividade, gostar muito da cultura popular Brasileira, em particular do Nordeste.
Programa de aula Introdução a metodologia Brasilica de expressão artística "Cultura popular na ótica Brasilica" Apresentação dos quatro ciclos festivos da cultura popular Brasileira, em módulos: Primeiro - Modulo 01 -CARNAVALESCO - Frevo, Caboclinhos, Maracatu e Coco de Roda. -JUNINO - Ciranda, Catira, Xaxado, Sambada de Coco. Procedimentos (Rituais) da teoria e prática do ser artístico, desenvolver um pensamento positivo sobre as danças populares Brasileiras, e suas riquezas socioculturais. Metodologia Brasilica; Unidade de grupo -Ritual do encontro -Caminhada da Vitalidade -Sintonia, Conexão e Propósito -Alongamento Unidade de Qualidade -Musicalidade - Ritmos -Dança "Fantástica" (Corpo, tempo e espaço) -Banco de Passos (intro, sobre o Tema) -Expressão em movimento (repertório) -Apreciação/Concílio -Ritual da despedida
93 -CURSO | Danças Populares Brasileiras - ciclo afro indígena e ciclo natalino
Público-alvo jovens atuantes da dança (iniciantes/intermediário) Educadores e orientadores de cultura na rede escolar, pesquisadores em dança e suas mais diversos estilos, jovens aprendizes de baixa renda, trabalhadores da dança popular Brasileira.
Pré-requisitos Presença nos encontros, participação, disposição, coletividade, gostar muito da cultura popular Brasileira, em particular do Nordeste.
Programa de aula Introdução a metodologia Brasilica de expressão artística "Cultura popular na ótica Brasilica" Apresentação dos quatro ciclos festivos da cultura popular Brasileira, em módulos: Segundo - Módulo 02 -AFRO INDÍGENA - Bumba meu Boi, Afro Brasileiro, Maculelê, Afoxé. -NATALINO - Cavalo Marinho, Reisado Alagoano, Cavalhada, Maracatu Rural. Procedimentos (Rituais) da teoria e prática do ser artístico, desenvolver um pensamento positivo sobre as danças populares Brasileiras, e suas riquezas socioculturais. Metodologia Brasilica; Unidade de grupo -Ritual do encontro -Caminhada da Vitalidade -Sintonia, Conexão e Propósito -Alongamento Unidade de Qualidade -Musicalidade - Ritmos -Dança "Fantástica" (Corpo, tempo e espaço) -Banco de Passos (introdução, sobre o Tema) -Expressão em movimento (repertório) -Apreciação/Concílio -Ritual da despedida |