|
Cristina Luiz
Currículo
Mestre em Educação pela UFSCar possui especialização em Arte, Educação e Movimento e três licenciaturas: em Educação Física, Artes Visuais e Música. Iniciou seus estudos de Ballet Clássico e Jazz em 1978 com Roseli Rodrigues e é professora certificada pela Royal Academy of Dance desde 1996 (nº 141117R). Dirigiu mais de 20 espetáculos de dança e musicais, teve inúmeras coreografias premiadas no Estado de São Paulo, preparou mais de uma centena de alunos para exames em diversos níveis da Royal Academy of Dance. Atualmente é diretora, coordenadora pedagógica e professora da Escola de Ballet Cristina Luiz (São Carlos/SP), diretora geral da cia de dança ImprovisAr-te, cia que foi fundada em 2021. É, também professora na pós-graduação em Ensino do Balé Clássico na Faculdade IDE (Recife/PE) e coordenadora executiva e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet dos temas relacionados à cultura visual e música para ballet (GEPB).
|
|
Seus cursos |
8 -CURSO | Aspectos pedagógicos e psicológicos para o planejamento eficiente das aulas de ballet nos anos iniciais.
Público-alvo Professores de Baby Class e Ballet Clássico Infantil.
Pré-requisitos Ter pelo menos 16 anos. Ser Professor(a) de Baby Class e/ou Ballet Clássico Infantil e ter interesse em adquirir e/ou ampliar seus conhecimentos em planejamento pedagógico a longo, médio e curto prazo, assim como em refletir sobre aspectos psicológicos no ambiente educacional de dança.
Programa de aula Objetivo Geral: Refletir sobre os aspectos pedagógicos do ballet e os aspectos psicológicos no ambiente educacional de dança com intuito de planejar aulas de ballet nos anos iniciais. Objetivos Específicos: - Compreender as concepções pedagógicas que fundamentam o ensino de dança; - Conhecer as concepções básicas dos fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem; - Aprender a planejar aulas de ballet a longo, médio e curto prazo; - Elaborar planos de aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Planejamento como atividade permanente de reflexão e ação, na busca de alternativas para a solução de problemas e de tomada de decisão. 2. Aspectos artísticos e cognitivos do processo de ensino-aprendizagem em dança. 3. Aspectos básicos do comportamento em processos de aprendizagem. 4. Planejamento em dança (diagnóstico, programação, execução e avaliação). 5. Elaboração de planejamento.
9 -CURSO | Pilares essenciais que embasam o trabalho de baby class.
Público-alvo Professores de Baby Class.
Pré-requisitos Ter pelo menos 16 anos. Ser Professor(a) de Baby Class e ter interesse em adquirir e/ou ampliar seus conhecimentos em ensino de dança para crianças pequenas.
Programa de aula Objetivo Geral: Refletir sobre os aspectos específicos do ensino e aprendizado das crianças pequenas. Objetivos Específicos: Compreender a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento infantil; Conhecer os pilares essenciais que embasam o ensino de ballet em aulas de Baby Class; Experimentar, na prática, estratégias de ensino a partir dos pilares essenciais que embasam o trabalho de baby class
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. A educação lúdica. 2. Habilidades motoras fundamentais (estabilidade, locomoção e manipulação) e como desenvolvê-las. 3. Consciência corporal/espacial (descoberta do corpo e entendimento de como se mover pelo espaço). 4. Musicalidade (desenvolvimento da sensibilidade musical a partir do movimento). 5. Expressão Artística (exposição dos sentimentos e emoções a partir do movimento). 6. Experimentação prática (estratégias de ensino embasadas nos conceitos estudados).
10 -CURSO | Teoria Musical e relações de coerência entre dança e música em aulas e coreografias.
Público-alvo Professores de Dança.
Pré-requisitos Ter pelo menos 16 anos. Ser professor(a) de dança e ter interesse em adquirir e/ou ampliar seus conhecimentos em teoria musical e relacioná-los às suas aulas e coreografias, bem como ser mais crítico ao fazer as escolhas de músicas de modo que a música possa ser uma aliada e não um complicador do processo de ensino/aprendizagem.
Programa de aula Objetivo Geral: Desenvolver a musicalidade, tendo em vista fundamentar a relação entre música e movimento em aulas e coreografias. Objetivos Específicos: -Estudar e conceituar os aspectos que música e dança compartilham em 3 esferas de contato: a temporal, a da intensidade e a de caráter; -Estimular a atitude crítica e propositiva em relação à escolha de músicas para aulas e coreografias; -Praticar a percepção musical por meio de exercícios corporais; -Aplicar as noções estruturais da música em processos criativos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Esfera temporal (questões que se referem genericamente de ritmo. (pulso e suas subdivisões, fraseado, períodos, seções, partes, andamentos, métrica etc.). 2. Esfera da intensidade (texturas e densidades sonoras questões referentes ao som e ao movimento). 3. Esfera de caráter (impressões, ambientações, climas, estados de humor e de sentimentos sugeridos pela associação música /dança, reflexões sobre questões de ordem estética). 4. Experimentação prática (voltada para a apreciação musical e performance em dança, com ênfase na ludicidade e na utilização de jogos). 5. Laboratório de criação (articulação das noções estruturais da música com a bagagem de vivências subjetivas e objetivas de cada um). |
|