ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

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 ADRIANA GONÇALVES
 ADRIANA SALOMÃO
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 FERNANDA BIANCHINI
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 FERNANDA CHAMMA, JEFF WHITING E JAMES GRAY
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 LU BRAGA
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 LUIZ CARLOS BERTO
 MARIA RICCETTO
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 PATRÍCIA VISCONTI
 RENATA BARDAZZI
 RENATA PACHECO
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 RODRIGO WERNECK
 SABRINA LERMEN
 TATI ROCCO
 TATIANA SOUZA E KARLA SOUZA
 TÍNDARO SILVANO
 WANDERLEY LOPES
Erika Rosendo

Currículo
Artista nordestina nascida em Natal (RN), emerge como uma figura multifacetada no universo da dança contemporânea, desempenhando papéis diversos que abrangem desde o palco até os bastidores. Sua jornada profissional é marcada por uma rica tapeçaria de experiências como professora, pesquisadora, performer, bailarina, intérprete, criadora, ensaiadora e assistente de direção, traçando sua influência em diversas regiões do país. Atuou como professora na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (SC), Primeiro Ato Centro de Dança (MG), Escola do Grupo Corpo/Corpo Escola de Dança (MG) e EDTAM (RN), ministrando aulas de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Danças Circulares e Danças Populares Brasileiras. Em sua trajetória, também coleciona prêmios importantes como o de Melhor Bailarina do 26º Festival de dança de Joinville, com a coreografia "Em solo" de sua autoria, marcando o seu nome na "Calçada da Fama", e como intérprete criadora deu vida a trilogia de espetáculos solo, composta por "Auto-retrato" (2008), "Retrato do Outro" (2009) e "Nós - acontecimentos da dança e vida contemporânea", sob a direção de Jussara Xavier. Integrou o elenco do Grupo Primeiro Ato (MG), dirigido por Suely Machado, AMA Cia. de Dança, dirigido por Amarildo Cassiano, CDTAM (RN) dirigido por Wanie Rose Medeiros e atua no Coletivo Mina (MG) dirigido por Alan Keller. Erika é corresponsável pelo Espaço de Vivências Monte Crista e acredita na arte como o caminho da transformação humana.

Seus cursos
6 -CURSO | Dança Contemporânea: Eu corpo em estado de dança. 

Público-alvo
Bailarinos, intérpretes, criadores, alunos/estudantes de dança (nível avançado), professores/educadores do movimento, artistas da dança, investigadores do corpo e de suas gestualidades e demais profissionais do movimento interessados no corpo como um veículo de expressão em estado de dança e presença.

Pré-requisitos
-Ter experiência em dança contemporânea ou em qualquer outra modalidade de dança;
-Ter interesse/curiosidade nos pilares que sustentam a metodologia e didática aplicadas no programa de ensino;
-Sentir-se apta/apto para executar variações/ sequências/ exercícios propostos dentro da modalidade;
-Ter um corpo disponível para a investigação do movimento autoral;
-Estar disponível para troca de saberes em atividades coletivas de improvisação com desdobramentos para experimentos coreográficos.

Programa de aula
Aquecimento corporal: despertando os sentidos e estado de presença através da eutonia e sinestesia, ativando as camadas da pele, musculatura e estrutura óssea.
? Estudos do movimento - perspectiva de Rudolf Laban: percepção das relações harmônicas entre Corpo (o que se move) / Esforço (como se move) / Espaço (onde se move) / Forma (modos de relação/ adaptabilidade);
? Dinâmicas para potencializar a percepção corpo/espaço despertando os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar;
? Exercícios de deslocamento pelo espaço percebendo as articulações e diversos apoios do corpo para realizar a ação;
? Exploração das habilidades técnicas com variações de dança contemporânea elaboradas nos planos baixo, médio e alto que irão alcançar de forma gradual os níveis avançados de
performances do corpo;
? Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc;
? Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
? Momento de improviso e consciência corporal com o objetivo de ampliar o potencial perceptivo
e expressivo do corpo, propiciando a descoberta de novas possibilidades de movimentação;
? Vivenciar um breve processo compositivo pautado na investigação de corporeidades singulares;
? Experimentar possibilidades de tradução das relações do corpo no mundo, com foco na presença do corpo que se compõe em diferentes estados de dança.

7 -CURSO | Dança Contemporânea: Eu corpo em estado de dança. 

Público-alvo
Aprendizes, alunos/estudantes de dança, professores/educadores do movimento interessados em didática e metodologia do ensino da dança aplicadas no plano de ensino, artistas da dança, investigadores do corpo e de suas gestualidades e demais profissionais do movimento interessados no corpo como um veículo de expressão em estado de dança e presença.

Pré-requisitos
- Ter prática ou vivência em dança de qualquer modalidade; está aberta/aberto e disponível para a prática dos exercícios propostos no plano de ensino;
- Ter interesse/curiosidade para descobrir as potências do corpo e do gesto na dança contemporânea.

Programa de aula
-Aquecimento corporal através do estudo do esqueleto humano, ativando as camadas da pele, musculatura e estrutura óssea;
-Estudos do movimento - perspectiva de Rudolf Laban: percepção das relações harmônicas entre Corpo (o que se move) / Esforço (como se move) / Espaço (onde se move) / Forma (modos de relação/ adaptabilidade);
-Exercícios lúdicos com dinâmicas para potencializar a percepção corpo/espaço despertando os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar;
-Práticas de deslocamento pelo espaço percebendo as articulações e diversos apoios do corpo para realizar a ação de forma leve e divertida.
-Exploração das habilidades técnicas com variações de dança contemporânea (nível intermediário) elaboradas nos planos baixo, médio e alto;
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc;
-Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
-Momento de improviso e consciência corporal com o objetivo de ampliar o potencial perceptivo e expressivo do corpo, propiciando a descoberta de novas possibilidades de movimentação;
-Vivenciar um breve processo compositivo pautado na investigação de corporeidades singulares;
-Experimentar possibilidades de tradução das relações do corpo no mundo, com foco na presença do corpo que se compõe em diferentes estados de dança.

158 -WORKSHOP | "Com - posições: planos para a criação do (in) comum" 

Público-alvo
Bailarinos, intérpretes, criadores, alunos/estudantes de dança (nível avançado), professores/educadores do movimento, artistas da dança, investigadores do corpo e de suas gestualidades e demais profissionais do movimento interessados no corpo como um veículo de expressão em estado de dança e presença.

Pré-requisitos
Ter experiência em dança contemporânea ou em qualquer outra modalidade de dança; ter interesse/curiosidade nos pilares que sustentam a metodologia e didática aplicadas no programa de ensino voltadas para a composição coreográfica; sentir-se apta/apto para executar os exercícios propostos dentro da modalidade; ter um corpo disponível para a investigação do
movimento autoral; estar disponível para troca de saberes em atividades coletivas de improvisação com desdobramentos para experimentos coreográficos.

Programa de aula
-Aquecimento corporal: despertando os sentidos e estado de presença através da eutonia e sinestesia, ativando as camadas da pele, musculatura e estrutura óssea;
-Estudos do movimento - perspectiva de Rudolf Laban: percepção das relações harmônicas entre Corpo (o que se move) / Esforço (como se move) / Espaço (onde se move) / Forma (modos de relação/ adaptabilidade);
-Dinâmicas para potencializar a percepção corpo/espaço despertando os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar;
-Exercícios de deslocamento pelo espaço percebendo as articulações e diversos apoios do corpo para realizar a ação;
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc;
-Exercícios de improvisação e consciência corporal com o objetivo de ampliar o potencial perceptivo e expressivo do corpo, propiciando a descoberta de novas possibilidades de
movimentação;
-Experimentar possibilidades de tradução das relações do corpo no mundo, com foco na presença do corpo que se compõe em diferentes estados de dança.
-Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
-Vivenciar um breve processo compositivo pautado na investigação de corporeidades singulares baseado nos processos de composição do espetáculo solo "Autorretrato", de Erika Rosendo

160 -WORKSHOP | Dança Contemporânea para crianças. 

Público-alvo
Aprendizes, alunos/estudantes de dança, professores/educadores do movimento interessados em didática e metodologia do ensino da dança aplicadas no plano de ensino, direcionado ao público infantil e demais profissionais do movimento interessados no corpo como um veículo de expressão em estado de dança e presença.

Pré-requisitos
Ter praticado ou vivenciado a dança de forma livre, espontânea ou qualquer modalidade de dança; está aberta/aberto e disponível para a prática dos exercícios propostos no plano
de ensino; ter interesse/curiosidade para descobrir as potências do corpo e do gesto na dança contemporânea.

Programa de aula
-Aquecimento corporal através do estudo do esqueleto humano, ativando as camadas da pele,
musculatura e estrutura óssea, de forma lúdica e divertida.
-Orientação espacial no ambiente onde a dança acontece;
-Exercícios de musicalidade;
-Estudos do movimento - perspectiva de Rudolf Laban: percepção das relações harmônicas entre
Corpo (o que se move) / Esforço (como se move) / Espaço (onde se move) / Forma (modos de
relação/ adaptabilidade);
-Exercícios lúdicos com dinâmicas para potencializar a percepção corpo/espaço despertando os
sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar;
-Práticas de deslocamento pelo espaço percebendo as articulações e diversos apoios do corpo para
realizar a ação de forma leve e divertida.
-Exploração das habilidades técnicas com variações de dança contemporânea (nível iniciante)
elaboradas nos planos baixo, médio e alto;
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição,
temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc;
-Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;

167 -WORKSHOP | Eu corpo em estado de dança - 40 + 

Público-alvo
Pessoas acima de 40 anos, alunos/estudantes de dança, bailarinos, professores/educadores do movimento, artistas da dança, investigadores do corpo e de suas gestualidades e demais profissionais do movimento interessados no corpo como um veículo de expressão em estado de dança e presença.

Pré-requisitos
Ter praticado ou vivenciado a dança de forma livre, espontânea ou qualquer modalidade de dança; está aberta/aberto e disponível para a prática dos exercícios propostos no plano
de ensino; ter um corpo disponível para a investigação do movimento autoral; ter interesse/curiosidade para descobrir as potências do corpo e do gesto na dança contemporânea.

Programa de aula
-Aquecimento corporal: despertando os sentidos e estado de presença através da eutonia e sinestesia, ativando as camadas da pele, musculatura e estrutura óssea;
-Dinâmicas para potencializar a percepção corpo/espaço despertando os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar;
-Exercícios de deslocamento pelo espaço com técnicas de biodanza criada por Rolando Toro, que integra música, dança, movimento, encontro e comunicação com o outro buscando fortalecer a identidade de cada um;
-Estudos do movimento - perspectiva de Rudolf Laban: percepção das relações harmônicas entre Corpo (o que se move) / Esforço (como se move) / Espaço (onde se move) / Forma (modos de relação/ adaptabilidade);
-Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição,
temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc;
-Exercícios de improvisação e consciência corporal com o objetivo de ampliar o potencial
perceptivo e expressivo do corpo, propiciando a descoberta de novas possibilidades de movimentação com a Dança Contemporânea.
-Experimentar possibilidades de tradução das relações do corpo no mundo, com foco na presença do corpo que se compõe em diferentes estados de dança.
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