|
Sérgio Santos
Currículo
Professor Sérgio Santos é formado em Licenciatura Plena em Dança pela UFRN, com pós-graduação em Psicanálise e Piscicomotricidade. Especialista em Desenvolvimento da Gestão Emocional através da dança, e em danças regionais do Norte com vasta bagagem cultural da sua terra Natal, Belém do Pará. É sócio proprietário da empresa Obará Sens. O professor Sérgio Santos ministra aulas de Cultura afro-brasileira com Capoeira e dança na Casa da Vó Joaquina. Também está como Professor no curso Técnico de Dança de Santa Catarina e no Projeto Movimento 60+ do Instituto Festival de dança de Joinville.
|
|
Seus cursos |
7 -Dança a Dois: Ativa e feliz!
Público-alvo PESSOAS COM OU SEM EXPERIENCIA QUE TENHAM INTERESSE NO TEMA PROPOSTO.
Pré-requisitos DISPONIBILIDADE PARA INTERAGIR EM GRUPO E EM DUPLAS.
Programa de aula Programa do Workshop: Dança a Dois: Ativa e Feliz Duração: 2 horas Objetivo: Introduzir os participantes aos prazeres da dança a dois de forma leve e divertida, estimulando a conexão com o corpo, o parceiro e a música. 1. Aquecimento e Conexão (30 minutos) * Alongamento suave: Mobilizar articulações e músculos, preparando o corpo para o movimento. * Respiração consciente: Exercícios de respiração profunda para relaxar e centrar a atenção. * Quebra-gelo: Atividades lúdicas para criar um ambiente descontraído e promover a interação entre os participantes. * Introdução à dança: Explicar a importância da dança para o bem-estar físico e emocional. 2. Descobrindo o Ritmo (30 minutos) * Escuta musical: Explorar diferentes ritmos e gêneros musicais, incentivando a percepções rítmicas e melódicas. * Movimentos básicos: Apresentar passos simples e intuitivos, como marchar, girar e balançar. * Improvisação: A partir das possibilidades de movimentos articulares, incentivar a expressão individual através da experimentação de diferentes movimentos. 3. Dança a Dois: Conectando Corpos e Mentes (30 minutos) * Pares: Formar duplas e explorar o contato físico de forma respeitosa e divertida. * Condutor e Conduzido: Introduzir os conceitos de liderança e acompanhamento na dança. * Sequências simples: Ensinar estruturas curtas e fáceis de seguir, com foco na coordenação e sincronia. 4. Celebrando a Alegria do Movimento (30 minutos) * Dança livre: Momento para os participantes se expressarem livremente, explorando suas próprias criatividades. * volta a calma: exercício para desacelerar o corpo e regular a respiração. Reflexão sobre a experiência, agradecimentos e convite para continuar dançando.
8 -Dança de Salão Contemporânea
Público-alvo ALUNOS COM OU SEM EXPERIENCIA QUE TENHAM INTERESSE NO TEMA PROPOSTO.
Pré-requisitos DISPONIBILIDADE PARA INTERAGIR EM GRUPO E EM DUPLA.
Programa de aula Programa de Ensino para Workshop de Dança de Salão Contemporânea (40+) Duração: 2 horas 1.Objetivo: Introduzir os participantes aos conceitos básicos da dança de salão contemporânea, proporcionando uma experiência prazerosa e acessível, com foco na musicalidade, coordenação e expressão corporal. Aquecimento e Preparação (30 minutos) * Alongamento: Foco em articulações e grupos musculares utilizados na dança de salão, com movimentos lentos e controlados. * Mobilidade articular: Exercícios para melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento. * Aquecimento cardiovascular: Atividades leves como marchar, girar e balançar, preparando o corpo para o exercício. 2. Introdução à dança de salão contemporânea: Breve histórico, características e benefícios da dança. Fundamentos da Dança de Salão (45 minutos) * Postura: Alinhamento corporal, centro de gravidade e distribuição de peso. * Passos básicos: Apresentação dos passos básicos de uma ou duas danças (salsa, bolero, tango, por exemplo), com ênfase na musicalidade e conexão entre os pares. * Condução e seguimento: Explicação dos papéis de líder e seguidor, com exercícios práticos para desenvolver a comunicação não verbal. * Ritmo e musicalidade: Exercícios para desenvolver a percepção musical e a capacidade de se movimentar em diferentes ritmos. 3.Composiçao Dirigida (30 minutos) * Aprendizado de uma coreografia: Ensinar uma coreografia simples e divertida, combinando os passos básicos aprendidos anteriormente. * Variações: Explorar diferentes interpretações e estilos dentro da mesma coreografia. 4.Socialização: Momento para os participantes dançarem em pares, aplicando o que aprenderam. Alongamento e Relaxamento (15 minutos) * Alongamento estático: Alongar os músculos trabalhados durante a aula, promovendo a flexibilidade e a recuperação muscular. * Respiração profunda: Exercícios de respiração para relaxar o corpo e a mente.
9 -Dança para o Bem-Estar
Público-alvo ALUNOS COM OU SEM EXPERIENCA QUE TENHAM INTERESSE NO TEMA PROPOSTO.
Pré-requisitos DISPONBILIDADE PARA INTERAGIR EM GRUPO E EM DUPLA.
Programa de aula Programa de Workshop de 2h: Dança para o Bem-Estar (Solo) 1. Objetivo: Introduzir os participantes aos movimentos básicos da dança de salão de forma divertida e individual, preparando-os para a dança em pares e promovendo o bem-estar físico e mental. Aquecimento (15 minutos) * Alongamento: Foco em membros superiores, inferiores e coluna, preparando o corpo para o movimento. * Mobilidade articular: Movimentos circulares de braços, pernas e tronco, estimulando a consciência corporal. 2. Ritmo: Marchar no lugar, batendo palmas e movimentando os ombros, para sentir a música e o ritmo. Introdução aos Movimentos Básicos (45 minutos) * Passo básico: Explicar e demonstrar o passo básico de diferentes ritmos (samba, bolero, bachata, forró), adaptando para ser feito individualmente. * Deslocamentos: Ensinar os fundamentos para cada forma de se deslocar, aprendendo a técnica corporal de cada ritmo. * Conectivos: Trabalhar a coordenação e a musicalidade através de movimentos de transferências sutis com foco na percepção desses elementos e na qualidade de cada movimento do corpo. 3.Coreografia Curta (30 minutos) * Criatividade: Criar uma coreografia simples e divertida, utilizando os movimentos aprendidos anteriormente. * Improvisação: Incentivar os participantes a improvisarem e adicionar seus próprios toques pessoais à coreografia. * Repetição: Repetir a coreografia várias vezes para que todos se sintam confiantes. 4.Alongamento e Relaxamento (15 minutos) * Respiração: Exercícios de respiração profunda para promover o relaxamento e a calma. * Alongamento: Alongar novamente os músculos trabalhados, com foco na recuperação. |
|