ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

DETALHES DO CURSO

173 - Fermentas para avaliação cognitiva e motora

Modalidade
Presencial

Pré-requisitos
acreditar na importância da ciência do processo

Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.

Nascidos
Nascidos entre 1955 e 2007.

Público-alvo
Profissionais de dança, fisioterapeutas, educadores físicos e demais interessados no trabalho DE AVALIAÇÃO de alunos e pacientes usando a motricidade e a cognição.

Programa de aula
OBJETIVOS GERAIS:
- Apresentar fundamentos e instrumentos para a avaliação cognitiva e motora no contexto
educacional.
- Capacitar os participantes a realizar observações estruturadas em sala de aula, respeitando os
limites éticos.
- Introduzir propostas de intervenção lúdica para o desenvolvimento de funções executivas e
habilidades motoras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Fundamentos da Avaliação Cognitiva e Motora
-O que é avaliar? Avaliação qualitativa x quantitativa.
-O papel do educador como observador ativo e responsável.
-Limites éticos da atuação docente: o que observar, quando encaminhar.
2. Funções Cognitivas e Executivas
-Atenção, memória, linguagem e suas relações com a aprendizagem.
-Funções executivas (Diamond, 2013):
-Memória Operacional
-Controle Inibitório
-Flexibilidade Cognitiva
-Atividades simples para observação e estimulação dessas funções.
3. Desenvolvimento Motor e Avaliação Funcional
-Fase Motora Fundamental e Especializada (Gallahue e Ozmun).
-Habilidades estabilizadoras, manipulativas e locomotoras.
-Ferramentas práticas:
-Teste CPJO (Cabeça, Pé, Joelho e Ombro)
-Teste STS (Supine-to-Stand)
-Provas de lateralidade, equilíbrio, esquema corporal e estruturação rítmica.
4. Propostas de Intervenção Lúdica
-Planejamento de atividades que integrem corpo e cognição.
-Jogos e dinâmicas com dupla demanda motora e cognitiva.
-Exemplos com base na metodologia Coordenando-se®:
-Tapão, Bate-Rebate, Caminho Sensorial, Comando Oposto, Jogo das Cores, Desafios
rítmicos.
-Adaptações para diferentes faixas etárias




Data
23/07/2025 A 23/07/2025

Horário
16:30 - 18:30

Vagas disponíveis
15

Local do curso:
Disponível em Julho de 2025

Valor
R$105,00

Lu Braga

Currículo
Bailarina profissional formada pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG, Neuropsicopedagoga e Psicomotricista. Com DRT de coreógrafa pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, também Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) de Produção em dança. Idealizadora, sócia-proprietária, diretora artística e pedagógica, da CriDança Centro de Artes Integradas. Autora dos livros "Metodologia
Coordenando-se I, II e III" e "Manual de Intervenção neuropsicopedagogica para aprimoramento de funções executivas" - projeto desenvolvido ao longo de 26 anos. Pesquisadora do Laboratório LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos neuropsicopedagógicos). Especialização em Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano, mestranda em neurociências aplicada à educação e pós graduanda em gerontopsicomotricidade com intuito de cada vez mais fundamentar, solidificar e
intensificar suas ações educacionais.

 
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.