d

                      aprese  logo (3)     

Seminários

 

XI Seminário de Dança

1,2,3 e já! A criança pinta, borda e dança

O XI Seminário de Dança acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2017, na sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e terá como como eixo temático as possíveis relações entre dança e infância, com ênfase em duas proposições: 1) os processos de ensino-aprendizagem realizados com crianças e 2) as criações especialmente produzidas para crianças.

Dança com crianças. Neste percurso, podemos pensar o que, como, onde e para que dançar na infância. Balé clássico, jazz, dança criativa, dança terapia, dança educação, danças populares, sapateado, danças contemporâneas… A proposta é perpassar diferentes práticas que possibilitem a convivência e a criação em dança, considerando os lugares potenciais do brincar e do fazer de conta próprio da criança. E, ainda, pensar a dança para as crianças de hoje, que desde cedo têm largo acesso à tecnologia e dispositivos móveis. Na esteira destas questões, pretende-se examinar variadas experiências pedagógicas, reconhecer benefícios motores, afetivos, cognitivos e sociais relacionados a prática da dança na infância.

Dança para crianças. Vamos atentar à criação em dança voltada ao público infantil, posto o crescimento significativo da produção profissional de espetáculos para crianças nos últimos quinze anos no Brasil. Trata-se de um fazer que visa; além de oportunizar a iniciação a uma educação estética e a formação de plateia; a descoberta de procedimentos interativos e lúdicos, adequados à composição de coreografias sensíveis ao público infantil. Tal pesquisa e realização vem aumentando ao lado do aparecimento de mostras nacionais exclusivamente dedicadas às crianças que dançam, em várias partes do país, a exemplo do Meia Ponta, evento que ocorre dentro da programação do Festival de Dança de Joinville desde 2000. As publicações literárias sobre dança voltadas ao público infantil também entrarão na conversa. Pois ainda que o mercado editorial nacional sobre o assunto seja tímido, com raríssimos lançamentos, é possível encontrar livros divertidos e informativos.

Aventura, palavra do latim ad venture, que significa o que vem pela frente. O Seminário 2017 pretende revelar conhecimentos manifestos nas relações entre dança e criança. Por infâncias com muitas danças. Participe desta aventura conosco: 1, 2, 3 e… JÁ!

Jussara Xavier

Coordenadora do XI Seminário de Dança

certo-01 certo-02

 

     lei-rouane-lei-de-incentivo-a-culturalogo-itau-apresentaPatrocínio Funcultural Governo de Santa Catarinalogomarca Diario CatarinenseTractebel EnergiaApoioPromoção Prefeitura de JoinvilleFundação Cultural Colaboração Folha de São Paulo Realização Instituto Festival de Dançaministerioculturalogogoverno

 
Desenvolvido por iNOWEb