d

                      aprese  logo (3)     

Noite de Abertura

     CONTATO

 

 

No ano em que completa 15 anos de atividade, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a convidada do Festival de Dança de Joinville para se apresentar, pela primeira vez, na Noite de Abertura do evento. O espetáculo escolhido para este importante momento é o balé “O Quebra-Nozes”, que estreou em novembro de 2014 e tem como base o Libretto de E. Т. А. Hoffmann segundo V. Vainonen, na versão de V. Vasiliev, sobre a música original de P. Tchaikovsky. O mestre russo Vladimir Vasiliev também assina a versão coreográfica, as telas do cenário e a produção, levando ao palco cerca de 80 bailarinos, professores e alunos da instituição.

     Com duração de 1h40, o balé é dividido em dois atos e começa com uma típica festa natalina, cheia de convidados, em uma pequena cidade alemã, na casa dos Stahlbaum, e conta a história da menina Marie, que ganha do seu padrinho, Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes em formato de soldadinho. Drosselmeyer é um grande mestre que faz bonecos maravilhosos e por esse motivo, na festa, ele é a pessoa mais aguardada pelas crianças, pois sempre as presenteia com brinquedos distintos. Nesta grande noite, entre os presentes há um boneco diferente, um quebra-nozes, que não é tão bonito como os demais brinquedos e acaba rejeitado pela maioria das crianças, com exceção de Marie. 

     E assim começa esta fábula dos palcos, que na versão da Escola Bolshoi utiliza a técnica da projeção mapeada para dar vida ao cenário desenhado por Vasiliev. O premiado joinvilense Leandro Mendes, o VJ Vigas, é o profissional responsável pela projeção. O processo de criação envolveu diversas etapas de trabalho, como conhecer a cenografia de Vasiliev, fazer pesquisas de referências visuais, com animações de pinturas de Van Gogh, Monet e outros artistas; além de selecionar efeitos técnicos que pudessem combinar com a proposta da música, coreografia e pintura do espetáculo. 

 

estreia quebra nozes
Foto de Cleber Gomes

  Apresenta Patrocinio           Apoio Colaboração Promoção Realização    
Desenvolvido por iNOWEb