Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
ESTHER WEITZMAN

CURRÍCULO
ESTHER WEITZMAN CRIOU A SUA COMPANHIA DE DANÇA EM 1999, FIRMANDO-SE COMO COREÓGRAFA NO CENÁRIO DA DANÇA BRASILEIRA COM VÁRIOS PRÊMIOS E INDICAÇÕES RECEBIDAS. FUNDOU, EM 1992, O FAMOSO STUDIO CASA DE PEDRA-CENTRO DE EDUCAÇÃO E ARTE DO MOVIMENTO, SEDE DA SUA COMPANHIA. SUAS ÚLTIMAS CRIAÇÕES FORAM DANÇAR(NÃO)É PRECISO (2016), JOGO DE DAMAS (2013) E O TEMPO DO MEIO (2012).

A COMPANHIA TEM RECEBIDO EXCELENTES CRÍTICAS ESPECIALIZADAS E INDICAÇÕES DE MELHORES ESPETÁCULOS PELO JORNAL O GLOBO.EM 2019 A CIA COMPLETARÁ(20) VINTE ANOS DE EXISTÊNCIA.

ESTHER WEITZMAN É ESPECIALISTA EM ARTE E FILOSOFIA(PUC/RJ,2006), FORMADA EM DANÇA PELA ESCOLA ANGEL VIANNA.

COREÓGRAFA, PROFESSORA E BAILARINA, INTEGRA O CORPO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA FACULDADE ANGEL VIANNA(RJ) E DO CURSO LIVRE DE DANÇA DA PUC(RJ).

SEU EIXO DE TRABALHO É A CRIAÇÃO COREOGRÁFICA, PEDAGOGIA DA DANÇA, FORMAÇÃO DE ATORES, BAILARINOS E COREÓGRAFOS, ASSIM COMO TAMBÉM PREPARADORA DE ELENCO PARA FILMES.

NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, WEITZMAN TEM SIDO CONVIDADA PARA MINISTRAR OFICINAS PRÁTICAS E TEÓRICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NAS DIVERSAS CIDADES E CAPITAIS BRASILEIRAS. ANO PASSADO INAUGUROU O PROJETO PILOTO DE WORK IN PROGRESS NO FESTIVAL DE JOINVILLE COM VINTE(20) JOVENS DE TODO O PAÍS.


16 -COMPOSICÃO COREOGRÁFICA - UM SOPRO DE IDEIAS 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES E PROFESSORES DE DANÇA / COREÓGRAFOS/BAILARINOS E ATORES/PROFESSORES DE ARTES.

PRÉ-REQUISITOS
EXPERIÊNCIA MÍNIMA EM IMPROVISAÇÃO E CRIAÇÃO EM DANÇA.
DISPONIBILIDADE DE EXPERIENCIAR NOVOS PROCEDIMENTOS EM CRIAÇÃO.
INTERDISCIPLINARIDADE DAS ARTES.
REINVENTAR A SUA PRÓPRIA DANÇA.
ESTAR ABERTO PARA REFLETIR NOVOS RUMOS PARA A SUA DANÇA.


VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS.
RAPAZES: ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
O QUE SERÁ DESENVOLVIDO A CADA DIA DE CURSO A PARTIR DO CONTEÚDO INFORMADO SERÁ O PLANO DE AULA QUE SERÁ SOLICITADO FUTURAMENTE.

EXPERIMENTAÇÃO DOS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO.DESENVOLVENDO SUAS FONTES,MOTIVAÇÕES E PESQUISA.REFLEXÃO SOBRE AS ETAPAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA PARA GRUPO E SOLOS.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
PROPORCIONAR UM CONHECIMENTO BÁSICO QUE PERMITA IDENTIFICAR DIFERENTES GÊNEROS DE COMPOSIÇÃO. EXPANDIR E AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS PERTINENTES AOS ELEMENTOS DE UM PROJETO ARTÍSTICO.ESTIMULAR A PESQUISA,ORGANIZAR CONCEITOS,PARA QUE O ALUNO ELABORE SEU DISCURSO EXPRESSIVO:CONSTRUINDO UMA ESTRUTURA COREOGRÁFICA SIMPLES E SIGNIFICATIVA.

METODOLOGIA:
EXEMPLO: QUE MÉTODO SERÁ UTILIZADO, QUAIS ESTRATÉGIAS, QUE FERRAMENTAS, QUE ABORDAGEM?
AULAS PRÁTICAS/ LEITURA DE TEXTOS/RODAS DE CONVERSA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PARTICIPAÇÃO NAS AULAS.
INTERESSE E ESCUTA CONSTANTE DURANTE O CURSO.
DISPONIBILIDADE FÍSICA E EMOCIONAL.
MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO.

17 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - DO PEQUENO AO GRANDE MOVIMENTO - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
PROFESSORES E ESTUDANTES DE DANÇA/ATORES E BAILARINOS/PROFESSORES DE ARTE/COREÓGRAFOS/MÚSICOS.

PRÉ-REQUISITOS
DISPONIBILIDADE FÍSICA/CONSCIÊNCIA CORPORAL/INTERESSE E CURIOSIDADE.

VESTUÁRIO ADEQUADO: MENINAS: ROUPAS CONFORTÁVEIS
RAPAZES: ROUPAS CONFORTÁVEIS

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
APRESENTAR OS ELEMENTOS BÁSICOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA, DESENVOLVENDO AS QUALIDADES FÍSICAS, TÉCNICAS E EXPRESSIVAS DOS ALUNOS,VALORIZANDO OS FATORES ESPAÇO,TEMPO E PESO .

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
FORNECER CONHECIMENTOS GERAIS DA LINGUAGEM DE DANÇA CONTEMPORÂNEA,ATRAVÉS DO ESTUDO PRÁTICO E TEÓRICO DESTE IMPORTANTE MOMENTO DA HISTÓRIA DA DANÇA MUNDIAL.
PROPICIAR AO ALUNO UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL E CRIATIVA ,BEM COMO DA SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. PERCEBER O ESPAÇO COMO PARCEIRO NA REALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DANÇADO. AMPLIAR A CAPACIDADE SENSÍVEL A PARTIR DA OBTENÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE MOVIMENTO.

METODOLOGIA:
AULAS PRÁTICAS/ LEITURA DE TEXTOS/RODA DE CONVERSA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
PARTICIPAÇÃO ATIVA.
ESCUTA E CONCENTRAÇÃO.
INTERESSE E CURIOSIDADE.

18 -DANÇA CONTEMPORÂNEA- HABITAR A SUA DANÇA - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES E PROFESSORES DE DANÇA/PROFESSORES DE ARTES/BAILARINOS E ATORES.

PRÉ-REQUISITOS
CONSCIÊNCIA CORPORAL AVANÇADA
DISPONIBILIDADE FÍSICA
MÍNIMO DE 2 ANOS DE AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
ATENÇÃO E INTERESSE.


VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: ROUPAS CONFORTÁVEIS
RAPAZES: ROUPAS CONFORTÁVEIS

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
A COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO DENTRO DE UM CONTEXTO CONTEMPORÂNEO, PROCURANDO A DINÂMICA E A PERCEPÇÃO DO MOMENTO PRESENTE. ESTE TRABALHO ESTÁ CONECTADO A CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DO MOVIMENTO, POTENCIALIZANDO A CRIAÇÃO DA DANÇA SINGULAR DE CADA INDIVÍDUO. DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA CORPORAL E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
-AMPLIAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA O MOVIMENTO DANÇADO, DANDO ÊNFASE AO FLUXO CONTÍNUO.
-PROPICIAR A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UMA MOVIMENTAÇÃO NOS TRÊS NÍVEIS ESPACIAIS: BAIXO, MÉDIO E ALTO, UTILIZANDO AS QUALIDADES DE MOVIMENTO.
-ESTIMULAR A CRIAÇÃO A PARTIR DE MOVIMENTOS ESTUDADOS EM AULA, INCENTIVANDO A INCORPORAÇÃO DESSES ELEMENTOS PARA UMA PESQUISA PESSOAL.

METODOLOGIA:
AULAS PRÁTICAS/ LEITURA DE TEXTOS/ INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA/ RODA DE CONVERSA.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
PARTICIPAÇÃO ATIVA.
INTERESSE E CURIOSIDADE.
ATENÇÃO E FOCO NAS AULAS.
Festival de Dança de Joinville