Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
adriana villelaalan rezende
alex neoralANA CAROLINA MUNDIM
ANDREA SPOSITOBete Spinelli
Carla MartinsCARLLA BUBLITZ
Carlos Laertedora de paula
dR. Fernando Zikaneleonora gabriel
ELIANA CAMINADAESMERALDA GAZAL
1 2 3 4


   
ESTHER WEITZMAN

CURRÍCULO
ESTHER WEITZMAN CRIOU A SUA COMPANHIA DE DANÇA EM 1999, FIRMANDO-SE COMO COREÓGRAFA NO CENÁRIO DA DANÇA BRASILEIRA COM VÁRIOS PRÊMIOS E INDICAÇÕES RECEBIDAS. FUNDOU, EM 1992, O FAMOSO STUDIO CASA DE PEDRA-CENTRO DE EDUCAÇÃO E ARTE DO MOVIMENTO, SEDE DA SUA COMPANHIA. SUAS ÚLTIMAS CRIAÇÕES FORAM DANÇAR(NÃO)É PRECISO (2016), JOGO DE DAMAS (2013) E O TEMPO DO MEIO (2012).

A COMPANHIA TEM RECEBIDO EXCELENTES CRÍTICAS ESPECIALIZADAS E INDICAÇÕES DE MELHORES ESPETÁCULOS PELO JORNAL O GLOBO.

ESTHER WEITZMAN É ESPECIALISTA EM ARTE E FILOSOFIA(PUC/RJ,2006), FORMADA EM DANÇA PELA ESCOLA ANGEL VIANNA.

COREÓGRAFA, PROFESSORA E BAILARINA, INTEGRA O CORPO DOCENTE DE LICENCIATURA DO CURSOS DE DANÇA UCAM(RJ) E DO CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA FACULDADE ANGEL VIANNA(RJ).

SEU EIXO DE TRABALHO É A CRIAÇÃO COREOGRÁFICA, PEDAGOGIA DA DANÇA, FORMAÇÃO DE ATORES, BAILARINOS E COREÓGRAFOS.

NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, WEITZMAN TEM SIDO CONVIDADA PARA MINISTRAR OFICINAS PRÁTICAS E TEÓRICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NAS DIVERSAS CIDADES E CAPITAIS BRASILEIRAS.


66 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- ATORES E MÚSICOS.

PRÉ-REQUISITOS
- DISPONIBILIDADE CORPORAL;
- CONSCIÊNCIA CORPORAL;
- INTERESSE E CURIOSIDADE;
- ALEGRIA E DESEJO DE DANÇAR.

ROUPAS ADEQUADAS:
- ROUPA CONFORTÁVEL;
- SEM SAPATILHAS (APENAS MEIAS NOS PÉS SE SENTIREM FRIO).

PROGRAMA DE AULA
LINHA DE TRABALHO:
ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ATIVADOS PELOS SENTIDOS AQUECEREMOS O CORPO PARA EXPANDIR E AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DE CADA INDIVÍDUO. ESTE TRABALHO DE DANÇA ESTÁ CONECTADO COM O ENTENDIMENTO DO ESPAÇO INTERNO E EXTERNO DE CADA CORPO PENSANTE QUE PARTICIPARÁ DA OFICINA.

OBJETIVO:
- PERCEBER O ESPAÇO COMO PARCEIRO NA REALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DANÇADO;
- EQUILIBRAR O ESFORÇO MUSCULAR A PARTIR DO ENTENDIMENTO DAS TENSÕES E CONEXÕES COM O ESPAÇO;
- AMPLIAR A CAPACIDADE SENSÍVEL A PARTIR DA OBTENÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE MOVIMENTO.

CONTEÚDO:
1. APRESENTAÇÃO DO CURSO E DOS ALUNOS;
2. CONEXÃO CABEÇA, BACIA E PÉ (NÍVEIS BAIXO, MÉDIO E ALTO);
3. IMPROVISAÇÃO COM ENTRADAS E SAÍDAS DO CHÃO;
4. CONEXÃO ENTRE UNIDADE SUPERIOR E INFERIOR NOS 3 NÍVEIS;
5. TRANSFERÊNCIA DO TRABALHO DO CHÃO PARA O ESPAÇO;
6. PROGRESSÃO DE GRANDES SEQUÊNCIAS /AMPLIAÇÃO DOS MOVIMENTOS;
7. EXPERIMENTAÇÃO E APLICAÇÃO DO MOVIMENTO NO ESPAÇO E NA DINÂMICA
8. ESPAÇO INTERNO E ESPAÇO EXTERNO;
9. MODELAR O ESPAÇO POSSÍVEL (KINESFERA)/ TRABALHAR AS SUPERFÍCIES E A RELAÇÃO DE TENSÃO ESPACIAL;
10. RECONHECIMENTO DO ESPAÇO/ AVANÇOS E RECUOS;
11. ORIENTAÇÃO ESPACIAL TRIDIMENSIONAL;
12. AULA DE IMPROVISAÇÃO E PESQUISA;
13. ORIENTAÇÃO ESPACIAL (HARMONIA ESPACIAL)/DIMENSÕES;
14. CRUZ DIMENSIONAL;
15. APRESENTAÇÃO DOS ESFORÇOS/ GESTOS COTIDIANOS;
16. OITO AÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA LABAN;
17. FATOR ESPAÇO;
18. FATOR TEMPO;
19. FATOR FLUXO;
20. FATOR PESO;
21. EXPLORAÇÃO E IMPROVISAÇÃO COM OS ESFORÇOS ESTUDADOS;
22. JOGOS LÚDICOS;

69 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PROFESSORES DE ARTE, CRIADORES, ATORES E BAILARINOS.

PRÉ-REQUISITOS
- EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE DOIS ANOS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA;
- CONSCIÊNCIA CORPORAL AVANÇADA;
- DISPONIBILIDADE FÍSICA;
- ATENÇÃO E INTERESSE.

ROUPAS ADEQUADAS:
- ROUPAS CONFORTÁVEIS;
- SEM SAPATILHAS (APENAS MEIAS SE ESTIVER COM FRIO).

PROGRAMA DE AULA
OBJETIVO:
- AMPLIAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA O MOVIMENTO DANÇADO,DANDO ÊNFASE AO FLUXO CONTÍNUO;
- PROPICIAR A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UMA MOVIMENTAÇÃO NOS TRÊS NÍVEIS ESPACIAIS: BAIXO, MÉDIO E ALTO, UTILIZANDO AS QUALIDADES DE MOVIMENTO;
- ESTIMULAR A CRIAÇÃO A PARTIR DE MOVIMENTOS ESTUDADOS EM AULA, INCENTIVANDO A INCORPORAÇÃO DESSES ELEMENTOS PARA UMA PESQUISA PESSOAL.

CONTEÚDO:
I- RECUPERAÇÃO E TRANSIÇÃO NOS 3 NÍVEIS:
- ROLAMENTOS;
- QUEDAS;
- GIROS;
- SALTOS.

II- IMPROVISAÇÃO (PESQUISA DO MOVIMENTO):
- JOGOS LÚDICOS E TEATRAIS.

III- EXPRESSIVIDADE DO MOVIMENTO:
- TEXTURA E TIMBRES;
- QUALIDADE DO MOVIMENTO;
- ESCUTA E COMPREENSÃO DO SEU PRÓPRIO MOVIMENTO;
- SEQUÊNCIAS DANÇANTES.

IV- CONSTRUÇÃO DE FRASES INDIVIDUAIS.

81 -COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PROFESSORES DE ARTE, CRIADORES, ATORES E BAILARINOS.

PRÉ-REQUISITOS
- EXPERIÊNCIA MÍNIMA EM IMPROVISAÇÃO E CRIAÇÃO EM DANÇA;
- DISPONIBILIDADE DE EXPERIENCIAR NOVOS PROCEDIMENTOS EM CRIAÇÃO;
- CORRER RISCOS,TROCAR IDÉIAS COM OS PARCEIROS,REINVENTAR A SUA PRÓPRIA DANÇA;
- ESTAR DISPOSTO A PENSAR EM NOVOS RUMOS PARA A CRIAÇÃO,REPENSAR A DANÇA;
- INTERDISCIPLINARIDADE DAS ARTES;
- ESTAR ABERTO PARA O NOVO.

ROUPAS ADEQUADAS:
ROUPAS CONFORTÁVEIS.

PROGRAMA DE AULA
I - CONCEPÇÃO:
- TEMA
- OBJETIVO
- ESTRATÉGIAS
- DESENVOLVIMENTO
- PESQUISA

II - PESQUISA E CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS (PEQUENAS CÉLULAS)
- COMBINAÇÃO ENTRE FRASES
- RITMO
- TEMPO
- REPETIÇÃO
- MÚSICA
- VOCABULÁRIO

III - EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO
- UTILIZAÇÃO DA CENA (ITALIANO, ARENA ETC.)
- POSSIBILIDADES ESPACIAIS
- NÍVEIS
- DIREÇÕES

IV - EXPERIMENTAÇÕES
- MOVIMENTO E PALAVRA
- PARTITURA DE MOVIMENTO /FRAGMENTAÇÃO
- EXERCÍCIOS DE DESLOCAMENTO, MUDANÇAS DE RITMO E DINÂMICA
- DESLOCAMENTO EM GRUPO
- COMBINAÇÃO DE FRASES
- REPETIÇÃO/ QUALIDADE /TEXTURA
- TEMPO/RITMO
- LINHAS DE TENSÃO NO ESPAÇO
- LITERATURA E COMPOSIÇÃO
- NOTÍCIA JORNALÍSTICA E COMPOSIÇÃO
- FOTOGRAFIA E COMPOSIÇÃO
- PINTURA E COMPOSIÇÃO
- MATERIAL -OBJETOS E A COMPOSIÇÃO

V - LEITURA DE TEXTOS E ARTIGOS SOBRE COREÓGRAFOS E SUAS FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO.
Festival de Dança de Joinville