Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
adriana villelaalan rezende
alex neoralANA CAROLINA MUNDIM
ANDREA SPOSITOBete Spinelli
Carla MartinsCARLLA BUBLITZ
Carlos Laertedora de paula
dR. Fernando Zikaneleonora gabriel
ELIANA CAMINADAESMERALDA GAZAL
1 2 3 4


   
ELIANA CAMINADA

CURRÍCULO
GRADUADA PELA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇAS MARIA OLENEWA, ALUNA PARTICULAR DE TATIANA LESKOVA E ERIC VALDO. SUA PRINCIPAL REFERÊNCIA PROFISSIONAL É O THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, EM CUJA COMPANHIA DANÇOU DE CONJUNTO A PRIMEIROS PAPÉIS. FOI PRIMEIRA-BAILARINA DO BALÉ GUAÍRA E ARTISTA CONVIDADA EM VÁRIAS COMPANHIAS NO BRASIL. DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE DANÇA NAS CADEIRAS DE HISTÓRIA DA DANÇA, REPERTÓRIO, ENTRE OUTRAS. ESCREVE LIVROS E ARTIGOS SOBRE DANÇA. INTEGROU O CONSELHO ARTÍSTICO DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE NO PERÍODO 2007/2009. OBTEVE O PARECER FAVORÁVEL, POR UNANIMIDADE, DE RECONHECIMENTO POR NOTÓRIO SABER EM 01/10/98, CONCEDIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF. RECEBEU DIVERSAS HOMENAGENS DA CATEGORIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RJ EM 2005, A MEDALHA DA UNESCO/CONSELHO BRASILEIRO DA DANÇA POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS. BIBLIOGRAFIA DOCUMENTADA NA SÉRIE DE DVDS FIGURAS DA DANÇA PRODUZIDOS PELA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA.


35 -HISTÓRIA DA DANÇA II: HISTÓRIA DOS BALÉS DE REPERTÓRIO (TEÓRICO) 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- QUAISQUER PESSOAS INTERESSADAS EM CONHECER A HISTÓRIA DA DANÇA, COMO PESQUISADORES DE DANÇA, HISTORIADORES, PEDAGOGOS, ESTUDANTES E AMANTES DO BALÉ EM GERAL.

PRÉ-REQUISITOS
NOÇÕES BÁSICAS DE HISTÓRIA UNIVERSAL.


ROUPAS ADEQUADAS:
ABSOLUTAMENTE LIVRE.

PROGRAMA DE AULA
HISTÓRIA DA DANÇA II: OS BALÉS DE REPERTÓRIO A SEREM ABORDADOS NO CURSO SÃO DE MARIUS PETIPA E LEV IVANOV. OS COMPOSITORES SÃO PIOTR ILICH TCHAIKOVSKI E LUDWIG MINKUS. O CURSO PRETENDE APRESENTAR UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DAS OBRAS SEGUNDO O ENREDO, OS ELEMENTOS DE CARÁTER PSICOLÓGICOS, O PERÍODO EM QUE FORAM CRIADAS, A COREOGRAFIA E A MÚSICA. AS MONTAGENS ORIGINAIS E AS PRINCIPAIS MONTAGENS E VERSÕES. AS PRINCIPAIS FONTES DE ANÁLISE SÃO YURI GRIGOROVICH E MARIO PASI. BALÉS A SEREM ESTUDADOS: LA BAYADÈRE, A BELA ADORMECIDA, O LAGO DOS CISNES, O QUEBRA-NOZES.

80 -HISTÓRIA DA DANÇA III: A EVOLUÇÃO DO BALÉ NO SÉCULO XX (TEÓRICO) 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- QUAISQUER PESSOAS INTERESSADAS EM CONHECER A HISTÓRIA DA DANÇA COMO PESQUISADORES DE DANÇA, HISTORIADORES, PEDAGOGOS, ESTUDANTES E AMANTES DO BALÉ EM GERAL.

PRÉ-REQUISITOS
NOÇÕES BÁSICAS DE HISTÓRIA UNIVERSAL.


ROUPAS ADEQUADAS:
ABSOLUTAMENTE LIVRE.

PROGRAMA DE AULA
HISTÓRIA DA DANÇA III: O SÉCULO XX SE INICIA COM UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO ARTÍSTICO/ESTÉTICA NO MUNDO DO BALÉ. A DANÇA SOLITÁRIA DE ISADORA DUNCAN. OS "BALLETS RUSSES DE DIAGHILEV": NESTA COMPANHIA, QUE PROPÔS UMA NOVA CONCEPÇÃO DE BALÉ, TRABALHARAM OS MAIORES BAILARINOS, COREÓGRAFOS, ARTISTAS PLÁSTICOS E COMPOSITORES DO MUNDO. PAVLOVA, NIJINSKI, BALANCHINE, FOKINE, MASSINE FORAM ALGUNS DOS ARTISTAS QUE INTEGRARAM O PARADIGMÁTICO "BALLETS RUSSES". TODOS OS MOVIMENTOS DE DANÇA INTEGRARAM OS "BALLETS RUSSES" ENTRE ELES, O NEOCLASSICISMO DE BALANCHINE. AS GRANDES OBRAS LITERÁRIAS EM MOVIMENTO DOS COREÓGRAFOS INGLESES.
Festival de Dança de Joinville