Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
ELIANA CAMINADA

CURRÍCULO
GRADUADA PELA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇAS MARIA OLENEWA, ALUNA PARTICULAR DE TATIANA LESKOVA E ERIC VALDO. SUA PRINCIPAL REFERÊNCIA PROFISSIONAL É O THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, EM CUJA COMPANHIA DANÇOU DE CONJUNTO A PRIMEIROS PAPÉIS. FOI PRIMEIRA-BAILARINA DO BALÉ GUAÍRA E ARTISTA CONVIDADA EM VÁRIAS COMPANHIAS NO BRASIL. DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE DANÇA NAS CADEIRAS DE HISTÓRIA DA DANÇA, REPERTÓRIO, ENTRE OUTRAS. ESCREVE LIVROS E ARTIGOS SOBRE DANÇA. INTEGROU O CONSELHO ARTÍSTICO DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE NO PERÍODO 2007/2009. OBTEVE O PARECER FAVORÁVEL, POR UNANIMIDADE, DE RECONHECIMENTO POR NOTÓRIO SABER EM 01/10/98, CONCEDIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF. RECEBEU DIVERSAS HOMENAGENS DA CATEGORIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RJ EM 2005, A MEDALHA DA UNESCO/CONSELHO BRASILEIRO DA DANÇA POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS. BIBLIOGRAFIA DOCUMENTADA NA SÉRIE DE DVDS FIGURAS DA DANÇA PRODUZIDOS PELA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA.


14 -E O CORPO SE LIBERTA: O BALLET NO SÉCULO XIX. 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE DANÇA
PROFESSORES DE DANÇA
COREÓGRAFOS
PESQUISADORES DE DANÇA; HISTORIADORES; MÚSICOS, PEDAGOGOS E AMANTES DO BALLET, EM GERAL.

PRÉ-REQUISITOS
NOÇÕES BÁSICAS DE HISTÓRIA UNIVERSAL.

PROGRAMA DE AULA
AULA TEÓRICA

CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:

OS BALLETS DE REPERTÓRIO A SEREM ABORDADOS NO CURSO INTEGRAM O SÉCULO XIX: PERÍODO ROMÂNTICO E AS OBRAS DE PETIPA/IVANOV. O CURSO PRETENDE APRESENTAR UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DAS OBRAS, DE ONDE SE ORIGINOU O TEMA DO BALLET, O ENREDO, OS ELEMENTOS DE CARÁTER PSICOLÓGICOS RELACIONADOS AO PERÍODO HISTÓRICO EM QUE AS OBRAS FORAM CRIADAS, A COREOGRAFIA E A MÚSICA. BALLETS A SEREM ABORDADOS: "LA SYLPHIDE", "GISELLE", A BELA ADORMECIDA, O LAGO DOS CISNES E O QUEBRA-NOZES.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

PRETENDE-SE DESPERTAR O INTERESSE EM UM CONHECIMENTO MAIS ABRANGENTE, QUE PERMITA AOS ESTUDANTES COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS ABORDADAS E DO PORQUÊ DE ELAS AINDA SEREM ENCENADAS.

METODOLOGIA:

AS AULAS SERÃO MINISTRADAS POR MEIO DE TEXTO ESPECIALMENTE ELABORADO PARA O CURSO, E DE PARTES DE VÍDEOS DOS BALLETS ABORDADOS. A EXPERIÊNCIA PESSOAL DO PROFESSOR SERÁ, EVENTUALMENTE, UTILIZADA.
SERÁ OFERECIDA, COM ANTECEDÊNCIA, APOSTILA COM O TEXTO BÁSICO DO CONTEÚDO DO CURSO. OS ESTUDANTES QUE DESEJAREM PODERÃO LEVAR MATERIAL PARA GRAVAR AS AULAS.

15 -A EVOLUÇÃO DO BALLET NO SÉCULO XX 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE DANÇA
PROFESSORES DE DANÇA
COREÓGRAFOS
PESQUISADORES DE DANÇA; HISTORIADORES; MÚSICOS, PEDAGOGOS E AMANTES DO BALLET, EM GERAL.

PRÉ-REQUISITOS
NOÇÕES BÁSICAS DE HISTÓRIA UNIVERSAL E DE HISTÓRIA DA DANÇA NO SÉCULO XIX.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
O QUE SERÁ DESENVOLVIDO A CADA DIA DE CURSO A PARTIR DO CONTEÚDO INFORMADO SERÁ O PLANO DE AULA QUE SERÁ SOLICITADO FUTURAMENTE.


A REVOLUÇÃO ARTÍSTICO/ESTÉTICA DOS "BALLETS RUSSES DE DIAGHILEV" E SUA PROPOSTA DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE BALLET. OS COREÓGRAFOS, ARTISTAS PLÁSTICOS E COMPOSITORES DESCOBERTOS POR DIAGHILEV: UMA EPOPÉIA. A ABERTURA PARA OS MAIS DIVERSOS MOVIMENTOS DE DANÇA. FOKINE E OS CINCO PONTOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO BALLET; COM NIJINSKI E STRAVINSKI A GRANDE RUPTURA; OS TIPOS POPULARES DE MASSINE; O FEMINISMO NA OBRA DE NIJINSKA; O NEOCLASSICISMO DE BALANCHINE. AS GRANDES OBRAS LITERÁRIAS EM MOVIMENTO DOS COREÓGRAFOS INGLESES E ALEMÃES; A FRANÇA DE LIFAR E ROLAND PETIT; O MILAGRE HOLANDÊS COM VAN MANEM E KYLIÁN.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

REVELAR AOS ESTUDANTES QUE O BALLET NÃO MORREU NO SÉCULO XIX. O PREPARO TÉCNICO/CORPORAL DE SEUS COREÓGRAFOS E BAILARINOS RESPONDEM POR GRANDE PARTE DOS MAIORES CRIADORES DO SÉCULO XX. E DO XXI.

METODOLOGIA:

AS AULAS SERÃO MINISTRADAS POR MEIO DE TEXTO ESPECIALMENTE ELABORADO PARA O CURSO, E DE FRAGMENTOS DE VÍDEOS DOS BALLETS ABORDADOS. A EXPERIÊNCIA PESSOAL DO PROFESSOR SERÁ, EVENTUALMENTE, UTILIZADA.
SERÁ OFERECIDA, COM ANTECEDÊNCIA, APOSTILA COM O TEXTO BÁSICO DO CONTEÚDO DO CURSO. OS ESTUDANTES QUE DESEJAREM PODERÃO LEVAR MATERIAL PARA GRAVAR AS AULAS.
Festival de Dança de Joinville