Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
adriana villelaalan rezende
alex neoralANA CAROLINA MUNDIM
ANDREA SPOSITOBete Spinelli
Carla MartinsCARLLA BUBLITZ
Carlos Laertedora de paula
dR. Fernando Zikaneleonora gabriel
ELIANA CAMINADAESMERALDA GAZAL
1 2 3 4


   
FLÁVIO SAMPAIO

CURRÍCULO
ENVOLVIDO COM A DANÇA DESDE OS ANOS 1970, ACUMULA 45 ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO PALCO E 30 ANOS NO ENSINO DA DANÇA. COMO PROFESSOR ATUOU NO BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, ESCOLA DO BALLET BOLSHOI NO BRASIL, COLÉGIO DE DANÇA DO CEARÁ E NO CURSO DE DANÇA DA UNIVERCIDADE-RJ.
É O IDEALIZADOR DO "PROJETO DANÇAR PARACURU", QUE REÚNE A ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU, A MOSTRA DE DANÇA DE PARACURU E A PARACURU CIA. DE DANÇA.
AUTOR DOS LIVROS: "BALLET ESSENCIAL" E "BALÉ PASSO A PASSO", SOBRE O ENSINO DA DANÇA CLÁSSICA.
ATUALMENTE É PROFESSOR RESIDENTE E CONSULTOR ARTÍSTICO DO BALLET NACIONAL DE CABO VERDE.
RECEBEU DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL O PREMIO RUMOS EDUCAÇÃO 2011\2012.


85 -CURSO PARA PROFESSOR (PRÁTICO/TEÓRICO): A VISÃO DO PROFESSOR, A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO;
- BAILARINOS EM ESTÁGIO AVANÇADO.

ROUPAS ADEQUADAS:
- COMUM PARA PRÁTICA.

PROGRAMA DE AULA
- O "EN DEHORS" COMO ESTABILIDADE;
- A PERPENDICULARIDADE;
- O PONTO DE SUSTENTAÇÃO DO BAILARINO CLÁSSICO;
- O EIXO;
- A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO BALÉ CLÁSSICO;
- A POSTURA CORPORAL COMO PRINCIPIO DA TÉCNICA E A RESPIRAÇÃO COMO PRENÚNCIO DA ARTE;
- A COLOCAÇÃO POSTURAL;
- TRANSFERÊNCIA DE PESO;
- FORÇAS OPOSTAS;
- A FUNÇÃO DE CADA EXERCÍCIO;
- PASSOS E MOVIMENTO;
- CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO;
- REPETIÇÃO OU EDUCAÇÃO SOMÁTICA?

86 -CURSO PARA PROFESSOR (PRÁTICO/TEÓRICO): A VISÃO DO PROFESSOR, A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;

PRÉ-REQUISITOS
- PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO;
- BAILARINOS EM ESTÁGIO AVANÇADO.

ROUPAS ADEQUADAS:
- COMUM PARA PRÁTICA.

PROGRAMA DE AULA
- O "EN DEHORS" COMO ESTABILIDADE;
- A PERPENDICULARIDADE;
- O PONTO DE SUSTENTAÇÃO DO BAILARINO CLÁSSICO;
- O EIXO;
- A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO BALÉ CLÁSSICO;
- A POSTURA CORPORAL COMO PRINCIPIO DA TÉCNICA E A RESPIRAÇÃO COMO PRENÚNCIO DA ARTE;
- A COLOCAÇÃO POSTURAL;
- TRANSFERÊNCIA DE PESO;
- FORÇAS OPOSTAS;
- A FUNÇÃO DE CADA EXERCÍCIO;
- PASSOS E MOVIMENTO;
- CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO;
- REPETIÇÃO OU EDUCAÇÃO SOMÁTICA?

87 -CURSO PARA PROFESSOR (PRÁTICO/TEÓRICO): A INICIAÇÃO AO ENSINO DO BALLET CLÁSSICO 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO PARA A INICIAÇÃO AO ENSINO DA TÉCNICA;
- BAILARINOS INTERESSADOS EM SE INICIAR COMO PROFESSOR DE BALÉ CLÁSSICO.

ROUPAS ADEQUADAS:
FIGURINO DE AULA DE DANÇA.

PROGRAMA DE AULA
- A IDADE DE INICIAÇÃO A TÉCNICA DO BALLET;
- A BASCULAÇÃO DA CINTURA PÉLVICA;
- AVALIAÇÃO CORPORAL DOS ALUNOS - PÉS, JOELHOS, QUADRIL E COLUNA VERTEBRAL;
- A PREPARAÇÃO CORPORAL REALIZADA NO CHÃO;
- A POSTURA CORPORAL NA BARRA;
- A COMPREENSÃO DO "EN DEHORS";
- A COMPREENSÃO DA PERPENDICULARIDADE;
- O EIXO;
- A SEQUENCIA DOS EXERCÍCIOS;
- O TEMPO MUSICAL;
- OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM;
- PROGRAMA DE ENSINO PARA O 1 ANO.
Festival de Dança de Joinville