|
|
 |
|
FLÁVIO SAMPAIO
CURRÍCULO
ENVOLVIDO COM A DANÇA DESDE OS ANOS 1970, ACUMULA 45 ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO PALCO E 30 ANOS NO ENSINO DA DANÇA. COMO PROFESSOR ATUOU NO BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, ESCOLA DO BALLET BOLSHOI NO BRASIL, COLÉGIO DE DANÇA DO CEARÁ E NO CURSO DE DANÇA DA UNIVERCIDADE-RJ. É O IDEALIZADOR DO "PROJETO DANÇAR PARACURU", QUE REÚNE A ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU, A MOSTRA DE DANÇA DE PARACURU E A PARACURU CIA. DE DANÇA. AUTOR DOS LIVROS: "BALLET ESSENCIAL" E "BALÉ PASSO A PASSO", SOBRE O ENSINO DA DANÇA CLÁSSICA. ATUALMENTE É PROFESSOR RESIDENTE E CONSULTOR ARTÍSTICO DO BALLET NACIONAL DE CABO VERDE. RECEBEU DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL O PREMIO RUMOS EDUCAÇÃO 2011\2012.
|
28 -INICIAÇÃO AO ENSINO DO BALÉ CLÁSSICO - PRÁTICO/TEÓRICO
PÚBLICO ALVO PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO INTERESSADOS EM SE TORNAREM PROFESSORES DE INICIAÇÃO.
PRÉ-REQUISITOS VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA.
PROGRAMA DE AULA CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: A INICIAÇÃO AO ENSINO DO BALLET CLÁSSICO EM CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO. EXERCÍCIOS PRELIMINARES PARA O APRENDIZADO DA DANÇA CLÁSSICA. A COLOCAÇÃO CORPORAL - DOS EXERCÍCIOS NO CHÃO E NA BARRA. PROGRAMA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO AO ESTUDO DO BALÉ.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DA INICIAÇÃO A DANÇA CLÁSSICA EM CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS APROPRIADOS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA DA DANÇA CLÁSSICA.
METODOLOGIA: AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS. METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO A DANÇA CLÁSSICA.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO.
29 -A VISÃO DO PROFESSOR: COMO POTENCIALIZAR O ENSINO /APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS.
PÚBLICO ALVO PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO.
PRÉ-REQUISITOS VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA
PROGRAMA DE AULA CURSO PRÁTICO/TEÓRICO
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: PROCESSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS QUE VISAM POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: AMPLIAR AS POTENCIALIDADES DE PROFESSORES E BAILARINOS ATRAVÉS DO (AUTO)CONHECIMENTO CORPORAL E DOS OBJETIVOS E FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS REALIZADOS EM UMA AULA DE BALÉ PARA O APRENDIZADO DA DANÇA ACADÊMICA.
METODOLOGIA: ATRAVÉS DO ESTUDO DE ELEMENTOS HISTÓRICOS, TÉCNICOS E DA ANATOMIA E CINESIOLOGIA, ANALISAR CONCEITOS REPASSADOS PELA TRADIÇÃO ORAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO. O ESTUDO DA DIDÁTICA DA DANÇA CLÁSSICA ATRAVÉS DE DOIS PILARES BÁSICOS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BALÉ: A ESTABILIDADE E A PERPENDICULARIDADE.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO. SERÃO OBSERVADAS SE O ALUNO DOMINA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS: ARTICULAR ELEMENTOS EMPÍRICOS E CONCEITUAIS, CONCERNENTES AO CONHECIMENTO ARTÍSTICO/CIENTÍFICO DOS PROCESSOS EM DANÇA; CONHECER PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS DAS LESÕES CORPORAIS; IDENTIFICAR E ANALISAR O MOVIMENTO QUANTO A SUA DINÂMICA, AO SEU TEMPO, AO SEU ESPAÇO E A SUA FORMA; SABER RECONHECER E ANALISAR ESTRUTURAS METODOLÓGICAS RELATIVAS AO ENSINO DA DANÇA, ADAPTANDO-AS À REALIDADE DE CADA PROCESSO NA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE DETERMINAM OS MÉTODOS DE ENSINO DO BALÉ.
30 -A VISÃO DO PROFESSOR: COMO POTENCIALIZAR O ENSINO /APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS.
PÚBLICO ALVO PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO.
PRÉ-REQUISITOS VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA.
PROGRAMA DE AULA CURSO PRÁTICO/TEÓRICO
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: PROCESSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS QUE VISAM POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: AMPLIAR AS POTENCIALIDADES DE PROFESSORES E BAILARINOS ATRAVÉS DO (AUTO)CONHECIMENTO CORPORAL E DOS OBJETIVOS E FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS REALIZADOS EM UMA AULA DE BALÉ PARA O APRENDIZADO DA DANÇA ACADÊMICA.
METODOLOGIA: ATRAVÉS DO ESTUDO DE ELEMENTOS HISTÓRICOS, TÉCNICOS E DA ANATOMIA E CINESIOLOGIA, ANALISAR CONCEITOS REPASSADOS PELA TRADIÇÃO ORAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO. O ESTUDO DA DIDÁTICA DA DANÇA CLÁSSICA ATRAVÉS DE DOIS PILARES BÁSICOS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BALÉ: A ESTABILIDADE E A PERPENDICULARIDADE.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO. SERÃO OBSERVADAS SE O ALUNO DOMINA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS: ARTICULAR ELEMENTOS EMPÍRICOS E CONCEITUAIS, CONCERNENTES AO CONHECIMENTO ARTÍSTICO/CIENTÍFICO DOS PROCESSOS EM DANÇA; CONHECER PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS DAS LESÕES CORPORAIS; IDENTIFICAR E ANALISAR O MOVIMENTO QUANTO A SUA DINÂMICA, AO SEU TEMPO, AO SEU ESPAÇO E A SUA FORMA; SABER RECONHECER E ANALISAR ESTRUTURAS METODOLÓGICAS RELATIVAS AO ENSINO DA DANÇA, ADAPTANDO-AS À REALIDADE DE CADA PROCESSO NA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE DETERMINAM OS MÉTODOS DE ENSINO DO BALÉ.
|
|
|