Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
FLÁVIO SAMPAIO

CURRÍCULO
ENVOLVIDO COM A DANÇA DESDE OS ANOS 1970, ACUMULA 45 ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO PALCO E 30 ANOS NO ENSINO DA DANÇA. COMO PROFESSOR ATUOU NO BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, ESCOLA DO BALLET BOLSHOI NO BRASIL, COLÉGIO DE DANÇA DO CEARÁ E NO CURSO DE DANÇA DA UNIVERCIDADE-RJ.
É O IDEALIZADOR DO "PROJETO DANÇAR PARACURU", QUE REÚNE A ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU, A MOSTRA DE DANÇA DE PARACURU E A PARACURU CIA. DE DANÇA.
AUTOR DOS LIVROS: "BALLET ESSENCIAL" E "BALÉ PASSO A PASSO", SOBRE O ENSINO DA DANÇA CLÁSSICA.
ATUALMENTE É PROFESSOR RESIDENTE E CONSULTOR ARTÍSTICO DO BALLET NACIONAL DE CABO VERDE.
RECEBEU DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL O PREMIO RUMOS EDUCAÇÃO 2011\2012.


28 -INICIAÇÃO AO ENSINO DO BALÉ CLÁSSICO - PRÁTICO/TEÓRICO 

PÚBLICO ALVO
PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO INTERESSADOS EM SE TORNAREM PROFESSORES DE INICIAÇÃO.

PRÉ-REQUISITOS
VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
A INICIAÇÃO AO ENSINO DO BALLET CLÁSSICO EM CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO.
EXERCÍCIOS PRELIMINARES PARA O APRENDIZADO DA DANÇA CLÁSSICA.
A COLOCAÇÃO CORPORAL - DOS EXERCÍCIOS NO CHÃO E NA BARRA.
PROGRAMA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO AO ESTUDO DO BALÉ.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DA INICIAÇÃO A DANÇA CLÁSSICA EM CORPOS DE DIFÍCIL COMPLEIÇÃO ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS APROPRIADOS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DA ESTÉTICA DA DANÇA CLÁSSICA.

METODOLOGIA:
AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS.
METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO A DANÇA CLÁSSICA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO.

29 -A VISÃO DO PROFESSOR: COMO POTENCIALIZAR O ENSINO /APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS. 

PÚBLICO ALVO
PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO.

PRÉ-REQUISITOS
VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA

PROGRAMA DE AULA
CURSO PRÁTICO/TEÓRICO

CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
PROCESSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS QUE VISAM POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AMPLIAR AS POTENCIALIDADES DE PROFESSORES E BAILARINOS ATRAVÉS DO (AUTO)CONHECIMENTO CORPORAL E DOS OBJETIVOS E FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS REALIZADOS EM UMA AULA DE BALÉ PARA O APRENDIZADO DA DANÇA ACADÊMICA.

METODOLOGIA:
ATRAVÉS DO ESTUDO DE ELEMENTOS HISTÓRICOS, TÉCNICOS E DA ANATOMIA E CINESIOLOGIA, ANALISAR CONCEITOS REPASSADOS PELA TRADIÇÃO ORAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.
O ESTUDO DA DIDÁTICA DA DANÇA CLÁSSICA ATRAVÉS DE DOIS PILARES BÁSICOS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BALÉ: A ESTABILIDADE E A PERPENDICULARIDADE.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO.
SERÃO OBSERVADAS SE O ALUNO DOMINA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:
ARTICULAR ELEMENTOS EMPÍRICOS E CONCEITUAIS, CONCERNENTES AO CONHECIMENTO ARTÍSTICO/CIENTÍFICO DOS PROCESSOS EM DANÇA;
CONHECER PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS DAS LESÕES CORPORAIS;
IDENTIFICAR E ANALISAR O MOVIMENTO QUANTO A SUA DINÂMICA, AO SEU TEMPO, AO SEU ESPAÇO E A SUA FORMA;
SABER RECONHECER E ANALISAR ESTRUTURAS METODOLÓGICAS RELATIVAS AO ENSINO DA DANÇA, ADAPTANDO-AS À REALIDADE DE CADA PROCESSO NA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO;
DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE DETERMINAM OS MÉTODOS DE ENSINO DO BALÉ.

30 -A VISÃO DO PROFESSOR: COMO POTENCIALIZAR O ENSINO /APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS. 

PÚBLICO ALVO
PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO E ALUNOS DE NÍVEL ADIANTADO.

PRÉ-REQUISITOS
VESTIMENTA: PRÓPRIO À PRÁTICA DA DANÇA.

PROGRAMA DE AULA
CURSO PRÁTICO/TEÓRICO

CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
PROCESSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS QUE VISAM POTENCIALIZAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AMPLIAR AS POTENCIALIDADES DE PROFESSORES E BAILARINOS ATRAVÉS DO (AUTO)CONHECIMENTO CORPORAL E DOS OBJETIVOS E FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS REALIZADOS EM UMA AULA DE BALÉ PARA O APRENDIZADO DA DANÇA ACADÊMICA.

METODOLOGIA:
ATRAVÉS DO ESTUDO DE ELEMENTOS HISTÓRICOS, TÉCNICOS E DA ANATOMIA E CINESIOLOGIA, ANALISAR CONCEITOS REPASSADOS PELA TRADIÇÃO ORAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO BALÉ CLÁSSICO.
O ESTUDO DA DIDÁTICA DA DANÇA CLÁSSICA ATRAVÉS DE DOIS PILARES BÁSICOS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BALÉ: A ESTABILIDADE E A PERPENDICULARIDADE.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO SERÁ DIÁRIA E PROCESSUAL, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO SISTEMÁTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, PREVALECENDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E OS RESULTADOS OBTIDOS AO LONGO DO CURSO.
SERÃO OBSERVADAS SE O ALUNO DOMINA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:
ARTICULAR ELEMENTOS EMPÍRICOS E CONCEITUAIS, CONCERNENTES AO CONHECIMENTO ARTÍSTICO/CIENTÍFICO DOS PROCESSOS EM DANÇA;
CONHECER PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS DAS LESÕES CORPORAIS;
IDENTIFICAR E ANALISAR O MOVIMENTO QUANTO A SUA DINÂMICA, AO SEU TEMPO, AO SEU ESPAÇO E A SUA FORMA;
SABER RECONHECER E ANALISAR ESTRUTURAS METODOLÓGICAS RELATIVAS AO ENSINO DA DANÇA, ADAPTANDO-AS À REALIDADE DE CADA PROCESSO NA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO;
DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE DETERMINAM OS MÉTODOS DE ENSINO DO BALÉ.
Festival de Dança de Joinville