Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
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CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Carla MartinsCarlos Fontinelle
Carlos LaerteDeise Calaça
dR. Fernando ZikanEduardo Sô
ELIANA CAMINADAEsther Weitzman
FáTIMA FONTENELLEfernanda fiuza
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GILMAR SAMPAIO

CURRÍCULO
INICIOU SEUS ESTUDOS NA ESCOLA DE BALLET DO TEATRO CASTRO ALVES, POR CONCURSO PÚBLICO INGRESSA NO BALÉ TEATRO CASTRO ALVES, (COMPANHIA OFICIAL DE DANÇAS DO ESTADO DA BAHIA) ,ONDE TEVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM OS MAIORES NOMES DA DANÇA BRASILEIRA E INTERNACIONAL, VIAJANDO POR VÁRIOS PAÍSES, REPRESENTANDO A BAHIA E O BRASIL.
NO BTCA, ALÉM DE BAILARINO, ATUOU COMO MAITRE DE BALÉ, COREÓGRAFO E ASSISTENTE DE COREOGRAFIA, É CONSELHEIRO DO CBDD, (CONSELHO BRASILEIRO DE DANÇA), PREMIADO NOS MAIORES FESTIVAIS DE DANÇA DO PAIS. PROFESSOR CONVIDADO DO ILÊ AIYÊ, ESCOLA CRIATIVA OLODUM, DANCE BRASIL, CAPOEIRA FUNDATION, RITOS COMPANHIA DE DANÇA E BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA..


51 -DANÇAS POPULARES - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
PESSOAS INTERESSADAS EM APRENDER DANÇAS POPULARES.

PRÉ-REQUISITOS
PESSOAS INTERESSADAS EM APRENDER DANÇAS POPULARES.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: ROUPAS APROPRIADAS PARA AULAS DE DANÇA
RAPAZES: ROUPAS APROPRIADAS PARA AULAS DE DANÇA

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: A IDEIA PRINCIPAL É DIVIDIR O CURSO EM 4 MÓDULOS, REMETENDO AOS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA (TERRA, FOGO, ÁGUA E AR) ONDE EM CADA ELEMENTO, O ALUNO POSSA SENTIR AS VIBRAÇÕES DIFERENCIADAS DE CADA UM.

1)TERRA -MACULELÊ NO INÍCIO ERA UMA LUTA , MUITAS VEZES ACONTECIA NOS CANAVIAIS, ONDE AO INVÉS DAS GRIMAS (BASTÕES) ERAM UTILIZADOS PEDAÇOS DE CANA, COM OS QUAIS OS PARTICIPANTES DESCEREM É SE PROTEGEM DOS GOLPES NO RITMO DA MÚSICA.

2)FOGO- DANÇA DOS REIS E RAINHAS DOS BLOCOS AFRO MOSTRAREI UMA INTRODUÇÃO ÀS DANÇAS PRATICADAS NOS PRINCIPAIS BLOCOS AFRO DE SALVADOR (ILÊ AIYÊ, MUZENZA, ARAKETU E OLODUM) ATRAVÉS DOS SEUS VALORES ESTÉTICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS E IDENTITÁRIOS, TENDO COMO BASE AS DANÇAS DOS ORIXÁS VISTA DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA.

3)ÁGUA- PUXADA DE REDE SURGIU APÓS O PERÍODO DA ESCRAVIDÃO, QUANDO OS NEGROS NÃO ACHARAM OPORTUNIDADES DE SE ENCAIXAR NO MERCADO DE TRABALHO E PROCURARAM SEU SUSTENTO NO MAR, ONDE ERA COMUM EXALTAR A DEUS DO CÉU E NOSSA SENHORA, IEMANJÁ, PELO BOM TEMPO E SUCESSO NA PESCARIA.

4)AR- DANÇA DOS ORIXÁS O ORIXÁ É UM ANCESTRAL DIVINIZADO, CUJO PODER (AXÉ)PODE, MESMO DEPOIS DA SUA MORTE, ENCARNAR MOMENTANEAMENTE NUM DESCENDENTE SENDO COMUNS NAS CELEBRAÇÕES DOS TERREIROS, REPRESENTANDO AS "FORÇAS DA NATUREZA" COM DIFERENTES NUANCES DE PERSONALIDADE.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
CONTRIBUIR PARA O RESGATE DA CULTURA BRASILEIRA COMO FORMA DE DESPERTAR A IDENTIDADE SOCIAL DO ALUNO NO PROJETO DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ALÉM DE PROMOVER UMA MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL E FAZÊ-LO PARTICIPAR DO RESGATE DE UMA TRADIÇÃO QUE VEM SENDO PERPETUADA AO LONGO DOS ANOS DENTRO DAS SUAS PRÓPRIAS CASAS.

METODOLOGIA:
-AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS
-AULA PRÁTICA DIRIGIDA
-TRABALHO E EXERCÍCIOS EM GRUPO
-LABORATÓRIO DE DANÇA
Festival de Dança de Joinville