Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
adriana villelaalan rezende
alex neoralANA CAROLINA MUNDIM
ANDREA SPOSITOBete Spinelli
Carla MartinsCARLLA BUBLITZ
Carlos Laertedora de paula
dR. Fernando Zikaneleonora gabriel
ELIANA CAMINADAESMERALDA GAZAL
1 2 3 4


   
DR. FERNANDO ZIKAN

CURRÍCULO
PROFESSOR PHD DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FACULDADE DE MEDICINA UFRJ.
FISIOTERAPEUTA DA CIA DE BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO E PROFESSOR DA DISCIPLINA SAÚDE E DANÇA DA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇA MARIA OLENEWA (TMRJ).
COORDENADOR DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ENSINO E MEMBRO DO COMITÊ DE CABEÇA E COLUNA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA (ABRAFITO).
DOUTOR E MESTRE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, COM DISSERTAÇÃO E TESE DEFENDIDAS NOS TEMAS SAÚDE DO BAILARINO E PREVENÇÃO DE LEÕES NA DANÇA, DESENVOLVIDAS NO TMRJ E NA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI, JOINVILLE SC, COM PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA.
PÓS-GRADUADO EM FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E ESPECIALISTA EM OSTEOPATIA PELA ESCOLA DE MADRI.
PROFESSOR CONVIDADO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TODO O BRASIL, TENDO EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FISIOTERAPIA, COM ÊNFASE EM FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TERAPIA MANUAL E OSTEOPATIA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: FISIOTERAPIA E DANÇA.


88 -CURSO PARA PROFESSOR (TEÓRICO): ANATOMIA VOLTADA PARA DANÇA 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE LIDAM COM BAILARINOS.

PRÉ-REQUISITOS
PARA INGRESSAR NO CURSO O ALUNO DEVE TER CONCLUÍDO O ENSINO FUNDAMENTAL E ESTAR CURSANDO O ENSINO MÉDIO, NO MÍNIMO. TER EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE DANÇA (PREFERENCIALMENTE) OU COMO BAILARINO POR PELO MENOR 03 ANOS. SABER SE COMUNICAR EM LÍNGUA PORTUGUESA OU ESPANHOLA.


ROUPA ADEQUADA:
USO LIVRE, SEM RESTRIÇÕES.

PROGRAMA DE AULA
O CURSO SERÁ TEÓRICO, COM METODOLOGIA EXPOSITIVA E RELATOS DE CASOS NOS SEGUINTES TEMAS:
- ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO (1º DIA);
- NEUROANATOMIA FUNCIONAL (1º DIA);
- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL (2º DIA);
- MATURIDADE ÓSSE, LIGAMENTAR, MUSCULAR (2º DIA);
- DESENVOLVIMENTO MOTOR: COORDENAÇÃO MOTORA, PSICOMOTRICIDADE E HABILIDADES MOTORAS (3º DIA);
- VARIÁVEIS CONDICIONANTES PARA SAÚDE MUSCULOESQUELÉTICA (4º DIA);
- PREVENÇÃO DE LESÕES NA DANÇA: O EU FAZER, COMO E QUANDO? (5º DIA).

89 -CURSO PARA PROFESSOR (TEÓRICO): ANATOMIA VOLTADA PARA DANÇA 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE LIDAM COM BAILARINOS.

PRÉ-REQUISITOS
PARA INGRESSAR NO CURSO O ALUNO DEVE TER CONCLUÍDO O ENSINO FUNDAMENTAL E ESTAR CURSANDO O ENSINO MÉDIO, NO MÍNIMO. TER EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE DANÇA (PREFERENCIALMENTE) OU COMO BAILARINO POR PELO MENOR 03 ANOS. SABER SE COMUNICAR EM LÍNGUA PORTUGUESA OU ESPANHOLA.


ROUPA ADEQUADA:
USO LIVRE, SEM RESTRIÇÕES.

PROGRAMA DE AULA
O CURSO SERÁ TEÓRICO, COM METODOLOGIA EXPOSITIVA E RELATOS DE CASOS NOS SEGUINTES TEMAS:
- ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO (1º DIA);
- NEUROANATOMIA FUNCIONAL (1º DIA);
- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL (2º DIA);
- MATURIDADE ÓSSE, LIGAMENTAR, MUSCULAR (2º DIA);
- DESENVOLVIMENTO MOTOR: COORDENAÇÃO MOTORA, PSICOMOTRICIDADE E HABILIDADES MOTORAS (3º DIA);
- VARIÁVEIS CONDICIONANTES PARA SAÚDE MUSCULOESQUELÉTICA (4º DIA);
- PREVENÇÃO DE LESÕES NA DANÇA: O EU FAZER, COMO E QUANDO? (5º DIA).

90 -CURSO (TEÓRICO): SAPATILHA DE PONTA, QUANDO COMEÇAR? 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE LIDAM COM BAILARINOS.

PRÉ-REQUISITOS
PARA INGRESSAR NO CURSO O ALUNO DEVE TER CONCLUÍDO O ENSINO FUNDAMENTAL E ESTAR CURSANDO O ENSINO MÉDIO, NO MÍNIMO. TER EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE BALÉ CLÁSSICO (PREFERENCIALMENTE) OU COMO BAILARINO CLÁSSICO POR PELO MENOR 03 ANOS. SABER SE COMUNICAR EM LÍNGUA PORTUGUESA OU ESPANHOLA.


ROUPAS ADEQUADAS:
USO LIVRE, SEM RESTRIÇÕES. PODEM LEVAR SAPATILHAS DE PONTA PARA REFLEXÕES PRÁTICAS.

PROGRAMA DE AULA
O CURSO SERÁ TEÓRICO, COM METODOLOGIA EXPOSITIVA E RELATOS DE CASOS NOS SEGUINTES TEMAS:
- ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO (1º DIA);
-CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL (2º DIA);
-MENARCA/MENSTRUAÇÃO, CRESCIMENTO ÓSSEO E MATURIDADE MUSCULAR (3º DIA);
-QUANDO INICIAR O TRABALHO COM A SAPATILHA DE PONTA? REFERÊNCIAS DO ROYAL, OPERA DE PARIS, BOLSHOI, EEDMO. (4º DIA);
- COMO AVALIAR E ACOMPANHAR O USO DA SAPATILHA DE PONTA? (5º DIA).
Festival de Dança de Joinville