Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
CARLOS LAERTE

CURRÍCULO
DIRETOR, COREÓGRAFO E BACHAREL EM CINEMA. MOROU EM NY ONDE APRIMOROU TÉCNICAS DE BALÉ CLÁSSICO, MODERNO, JAZZ E DANÇA CONTEMPORÂNEA. FOI BAILARINO CONVIDADO DA BROADWAY DANCE CENTER, HARLEY DANCE SCHOOL E BOLSISTA DA ESCOLA STEPS. NO BRASIL, TRABALHOU COM DÉBORAH COLKER, RENATO VIEIRA, CARLOTA PORTELLA E CAIO NUNES. POSSUI FORMAÇÃO TAMBÉM EM TEATRO TRABALHANDO COM GRANDES DIRETORES COMO SÉRGIO BRITO, JORGE FERNANDO, WOLF MAIA E JAYME MONJARDIM. PARTICIPOU COMO COREÓGRAFO CONVIDADO DO EVENTO LUGAR A DANÇA: FESTIVAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS, REALIZADO EM LISBOA, ONDE TRABALHOU COM BAILARINOS LOCAIS.
DIRETOR E COREÓGRAFO DA CIA LASO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA ONDE ATUALMENTE POSSUI 13 OBRAS EM SEU REPERTÓRIO. RECEBEU PREMIAÇÕES IMPORTANTES NO SEGMENTO DANÇA/TEATRO COMO: PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA, EDITAIS DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3º E 4º CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES E PRÊMIO SESC RIO DE FOMENTO À CULTURA.
HOJE DIRIGE O CENTRO CULTURAL ACADEMIA DAS ARTES CARLOS LAERTE, COMO DIRETOR E COREÓGRAFO, REFERÊNCIA NO PANORAMA NACIONAL. SUA ÚLTIMA OBRA FOI "DESLOCAMENTO SOCIAL" NO TEATRO SESC, RIO DE JANEIRO.


79 -OFICINA DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA EM DANÇA CONTEMPORÂNEA - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
VESTUÁRIO ADEQUADO: ROUPAS CONFORTÁVEIS QUE NÃO INTERFIRAM NA EXECUÇÃO DO MOVIMENTO

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
CRIAR CONTEÚDO E ELEMENTOS DENTRO DA LINGUAGEM DA DANÇA CONTEMPORÂNEA;
CRESCIMENTO COORDENADO, CONCENTRAÇÃO EM AULA, TRABALHAR NÍVEIS: PLANO BAIXO, PLANO MÉDIO E PLANO ALTO. RITMOS E IMPROVISAÇÃO, DESLOCAMENTO.
TRABALHAR MOVIMENTOS ARTICULADOS, CONTÍNUOS, PESO, CONTRA PRESO, MOLAS EM MOVIMENTO.

DESENVOLVIMENTO:
1) SENTADOS NO CHÃO, CADA UM SE APRESENTANDO DIZENDO DE ONDE VEIO, NOME, IDADE, QUANTO TEMPO DE DANÇA E QUE TIPO DE DANÇA FAZ;
2) O PROFESSOR EXPLICARÁ O QUE É DANÇA CONTEMPORÂNEA DENTRO DA AULA EM RESUMO;
3) A DANÇA CONTEMPORÂNEA NÃO SE DEFINE A TÉCNICAS E MOVIMENTOS. DIRETORES, COREÓGRAFOS, INTÉRPRETES E BAILARINOS GANHAM AUTONOMIA PARA CONSTRUIR SUAS PRÓPRIAS COREOGRAFIAS A PARTIR DE MÉTODOS, PROCEDIMENTOS E PESQUISAS PROPOSTOS COM IMPROVISAÇÃO NA DANÇA CONTEMPORÂNEA CRIANDO UMA NOVA IDENTIDADE PARA O SEU TRABALHO. TODOS SÃO LIVRES PARA CRIAR E EXPRESSAR COMO QUISER DENTRO DOS MOVIMENTOS, DIRECIONADO PELO DIRETOR OU COREÓGRAFO.

SOBRE AS AULAS:

1) A AULA COMEÇA NO CHÃO COM O AQUECIMENTO DOS CORPOS TRABALHANDO O PESO;
2) O AQUECIMENTO PROPORCIONARÁ MAIS AGILIDADE E ELASTICIDADE NO CORPO FAZENDO COM QUE O ALUNO TENHA UMA ESTRUTURA DE ACORDO COM A AULA PROPOSTA;
3) AQUECIMENTO EM PÉ, ALONGAMENTO, FORÇA, FLEXIBILIDADE, TRABALHO EM DESLOCAMENTO ARTICULADO EM TODAS AS DIREÇÕES.
4) DESENVOLVIMENTO NO CENTRO: - SERÁ FEITO UM TRABALHO, ONDE O PROFESSOR IRÁ PROPOR UMA CÉLULA DE MOVIMENTO PARA CADA INTÉRPRETE DESENVOLVER DENTRO DO SEU PRÓPRIO REPERTÓRIO. O EXERCÍCIO SERÁ DESENVOLVIDO EM UM CÍRCULO ONDE TIRA A PERSPECTIVA FRONTAL CRIANDO UM UNIVERSO TRIDIMENSIONAL PROPOSTO PELA DANÇA CONTEMPORÂNEA;
5) PROFESSOR IRÁ CRIAR UMA CÉLULA DE MOVIMENTO ONDE O ALUNO COLOCARÁ TUDO O QUE APRENDEU DURANTE A AULA EM VÁRIAS DINÂMICAS DE MOVIMENTO COM MÚSICA AO VIVO TOCADA PELO PRÓPRIO PROFESSOR.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
EXPLORAR OS ESPAÇOS E A SI MESMO, IDENTIFICAR UMA NOVA IDENTIDADE CORPORAL DENTRO DA LINGUAGEM DA DANÇA CONTEMPORÂNEA;
RECONHECER, EXPLORAR E EXPERIMENTAR NOVAS SENSAÇÕES;
DESENVOLVER POSSIBILIDADES EM MOVIMENTO, INTERAÇÃO CONSIGO MESMO E COM OUTROS.
Festival de Dança de Joinville