|
|
 |
|
ALAN REZENDE
CURRÍCULO
ALAN REZENDE , ARTISTA BAILARINO, COREÓGRAFO E PROFESSOR. DENTRE OS MAIS RECENTES TRABALHOS DESTACAM-SE: ATUA HÁ 18 ANOS COMO BAILARINO NA CIA. NÓS DA DANÇA (DIR. REGINA SAUER) PROFESSOR NO PROJETO 8XJAZZ (DIR. CAIO NUNES) PROFESSOR DE DANÇA MODERNA E JAZZ (CENTRO DE ARTES NÓS DA DANÇA- DIR. REGINA SAUER) MEMBRO DO SINDICATO DA DANÇAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; PARTICIPOU DE MAIS DE 25 MONTAGENS DE TEATRO MUSICAL "BROADWAY" JUNTO AS MAIORES PRODUTORAS DO PAÍS ( RIO-SP) ENTRE 2010 E 2017, COM IMPORTANTES DIRETORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ( CATS, HAIR, CHAPLIN, ELIS, CHACRINHA, SALTIMBANCOS, TUDO POR 1 POPSTAR, KISS ME KATE, VAMP ETC) DIRETOR ARTÍSTICO E COREÓGRAFO DO TOUR DA TOCHA 2016, PELA COCA COLA (JOGOS OLÍMPICOS); PARTICIPA COMO JÚRI E WORKSHOPS (JAZZ, MUSICAL, MODERNO) EM FESTIVAIS DE DANÇA PELO BRASIL ( DANÇA PARÁ, RIOS DAS OSTRAS, TALENTO E ARTE, DANÇA 3 RIOS ETC.); MEMBRO DA COMISSÃO DE PARECERISTAS DE PROJETOS CULTURAIS DA CIDADE DE NITERÓI; PREPARAÇÃO DE ATORES PARA CINEMA E TEATRO MUSICAL ( FABIO PORCHAT, O CONCURSO, RODRIGO LOMBARDI, ALESSANDRA MAESTRINI, LETICIA BIRKHEUR, CLÁUDIA RAIA ENTRE OUTROS); NO CINEMA: SE EU FOSSE VOCÊ 1 E 2, O CONCURSO, É FADA, SALTIMBANCOS TRAPALHÕES; FORMADO EM PRODUÇÃO CULTURAL PELA UFF.
|
1 -MODERN JAZZ - AVANÇADO
PÚBLICO ALVO BAILARINOS, PROFESSORES, COREÓGRAFOS, PESQUISADORES, DIRETORES E TODOS QUE SE IDENTIFICAM COM A ARTE DA DANÇA.
PRÉ-REQUISITOS DISPONIBILIDADE CORPORAL E MENTAL; SER CONSUMIDOR DE CULTURA EM GERAL. É NECESSÁRIO PARA OS DEBATES QUE O ALUNO ASSISTA AS NOITES COMPETITIVAS. ELAS SÃO PARTE INTEGRANTE E VITAL PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. CELULAR É BEM VINDO.
VESTUÁRIO ADEQUADO: MENINAS: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA. RAPAZES: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA
PROGRAMA DE AULA CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA (AQUECIMENTO ,PLIÉ ,TENDU ,ADÁGIO,DIAGONAL ETC); A AULA SE UTILIZA DAS TÉCNICAS DE JAZZ AMERICANO (LUIGGI, MAX STONES, FORELLA, LENYDALLE, LAUREN DE VITTO, OLIVER STEEL) E DANÇA MODERNA (LIMON, HORTN E GRAHAM); A IMPORTÂNCIA DA DANÇA MODERNA PARA O BAILARINO DE JAZZ; PROCESSO INVESTIGATIVO/PRÁTICO, COM ÊNFASE NA CAPACITAÇÃO DO OLHAR PARA O HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS DO JAZZ ATUAL; ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS TRABALHOS NO FESTIVAL NA NOITE QUE ANTECEDE SUA AULA; ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, ALIADOS A CONCEITOS DE FILOSOFIA DA ARTE, RESPONDER QUESTÕES COMO: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO"? UM QUESTIONAMENTO FREQUENTE NO FESTIVAL FEITO PELOS BAILARINOS PRINCIPALMENTE PARA NÓS, PROFESSORES E COREÓGRAFOS DA MODALIDADE OBS.: ESTES TÓPICOS SÃO COMUNS A TODOS AS TURMAS, DIFERENCIANDO-SE APENAS NA MANEIRA COMO É ABORDADA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: CAPACITAR O OLHAR PARA O ENTENDIMENTO DO HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS: "JAZZ ATUAL"; RECICLAGEM TÉCNICA E ARTÍSTICA; INCENTIVAR O ALUNO DIANTE DA "INTERIORIZAÇÃO DO CONTEÚDO" POTENCIALIZANDO ASSIM SUA AUTO ESTIMA: OFERECER AOS ALUNOS UM ESPAÇO PARA ALÉM DA PRÁTICA, INCENTIVANDO O GOSTO PELA REFLEXÃO E A PESQUISA. UNIR PENSAMENTO E PRÁTICA COMO HÁBITO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO; FORTALECER O ENSINO DA DANÇA; INSTIGAR A CONSCIÊNCIA SOCIAL DIANTE DA ARTE; POTENCIALIZAR INDIVÍDUOS CAPAZES DE, ATRAVÉS DA ARTE, INFLUENCIAREM SEUS BIOS.
METODOLOGIA: A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA DIANTE DOS CONCEITOS DO MUNDO DIGITAL ( MUNDO ATUAL) NESSE ENCONTRO OS ALUNOS SE DEPARAM NÃO SOMENTE COM A PARTE PRÁTICA, TÉCNICA DA MODALIDADE, COMO TAMBÉM INSTIGA O CAMPO DA REFLEXÃO, INCENTIVADO-O A PRODUZIR CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA E DA INVESTIGAÇÃO; REFLEXÃO SOBRE AQUILO QUE SE ESCOLHEU PRATICAR. EXERCÍCIOS COREOGRÁFICOS: DUOS, SOLOS E GRUPOS. PALAVRAS (CONCEITOS) CHAVES: #CONECTIVIDADE: ESTAR LIGADO Á ATUALIDADE PERCEBENDO AQUILO QUE ME AFETA, E TAMBÉM ME PERMITIR SER AFETADO COM A ABERTURA PARA O NOVO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM OLHAR DATADO. #REALIDADE VIRTUAL: A DANÇA INTERNA, ALÉM DA IMAGEM REFLETIDA PELO ESPELHO. #OLHAR360: EXERCITAR O OLHAR MAIS ABRANGENTE, UMA VISÃO "PRISMÁTICA" DIANTE DA ARTE; #PENSAMENTO STARTUP: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO? PARA ESSA QUESTÃO "EU ME APROXIMO DO "PROBLEMA", INVESTIGO-O E EXPERIMENTO-O NO MEU CORPO, BUSCANDO E CRIANDO ASSIM, UMA RELAÇÃO QUE SERÁ CAPAZ DE MUDAR O SOCIAL; #JAZZ OU CONTEMPORÂNEO: AO ABRIR O OLHAR O ALUNO CAPACITA-SE A ENTENDER E IDENTIFICAR O "JAZZ ATUAL". #INTERIORIZAÇÃO: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. A CONTEMPORANEIDADE ESTÁ NA ATUALIZAÇÃO DE UM CONTEÚDO DATADO E NÃO NA SUA DESAPROPRIAÇÃO. ELA É ATINGIDA DIANTE DA FORMA COMO É APRENDIDA E ENSINADA #OSSOS: A BUSCA DA PERCEPÇÃO DE UMA DANÇA INTERNA, OSSOS. AO SE RECONECTAR, O ALUNO REVISITA SUA "GÊNESIS" E DESSA FORMA CRIA AUTOESTIMA, CAPAZ DE TORNÁ-LO UM POTENTE MODIFICADOR SOCIAL DIANTE DO SEU CÍRCULO SOCIAL. DANÇAR É COMPARTILHAR!
2 -MODERN JAZZ - INICIANTE
PÚBLICO ALVO BAILARINOS, PROFESSORES, COREÓGRAFOS, PESQUISADORES, DIRETORES E TODOS QUE SE IDENTIFICAM COM A ARTE DA DANÇA.
PRÉ-REQUISITOS DISPONIBILIDADE CORPORAL E MENTAL; SER CONSUMIDOR DE CULTURA EM GERAL. É NECESSÁRIO PARA OS DEBATES QUE O ALUNO ASSISTA AS NOITES COMPETITIVAS. ELAS SÃO PARTE INTEGRANTE E VITAL PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. CELULAR É BEM VINDO. VESTUÁRIO ADEQUADO: MENINAS: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA. RAPAZES: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA
PROGRAMA DE AULA CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA (AQUECIMENTO ,PLIÉ ,TENDU ,ADÁGIO,DIAGONAL ETC); A AULA SE UTILIZA DAS TÉCNICAS DE JAZZ AMERICANO (LUIGGI, MAX STONES, FORELLA, LENYDALLE, LAUREN DE VITTO, OLIVER STEEL) E DANÇA MODERNA (LIMON, HORTN E GRAHAM); A IMPORTÂNCIA DA DANÇA MODERNA PARA O BAILARINO DE JAZZ; PROCESSO INVESTIGATIVO/PRÁTICO, COM ÊNFASE NA CAPACITAÇÃO DO OLHAR PARA O HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS DO JAZZ ATUAL; ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS TRABALHOS NO FESTIVAL NA NOITE QUE ANTECEDE SUA AULA; ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, ALIADOS A CONCEITOS DE FILOSOFIA DA ARTE, RESPONDER QUESTÕES COMO: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO"? UM QUESTIONAMENTO FREQUENTE NO FESTIVAL FEITO PELOS BAILARINOS PRINCIPALMENTE PARA NÓS, PROFESSORES E COREÓGRAFOS DA MODALIDADE OBS.: ESTES TÓPICOS SÃO COMUNS A TODOS AS TURMAS, DIFERENCIANDO-SE APENAS NA MANEIRA COMO É ABORDADA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: CAPACITAR O OLHAR PARA O ENTENDIMENTO DO HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS: "JAZZ ATUAL"; RECICLAGEM TÉCNICA E ARTÍSTICA; INCENTIVAR O ALUNO DIANTE DA "INTERIORIZAÇÃO DO CONTEÚDO" POTENCIALIZANDO ASSIM SUA AUTO ESTIMA: OFERECER AOS ALUNOS UM ESPAÇO PARA ALÉM DA PRÁTICA, INCENTIVANDO O GOSTO PELA REFLEXÃO E A PESQUISA. UNIR PENSAMENTO E PRÁTICA COMO HÁBITO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO; FORTALECER O ENSINO DA DANÇA; INSTIGAR A CONSCIÊNCIA SOCIAL DIANTE DA ARTE; POTENCIALIZAR INDIVÍDUOS CAPAZES DE, ATRAVÉS DA ARTE, INFLUENCIAREM SEUS BIOS.
METODOLOGIA: A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA DIANTE DOS CONCEITOS DO MUNDO DIGITAL (MUNDO ATUAL) NESSE ENCONTRO OS ALUNOS SE DEPARAM NÃO SOMENTE COM A PARTE PRÁTICA, TÉCNICA DA MODALIDADE, COMO TAMBÉM INSTIGA O CAMPO DA REFLEXÃO, INCENTIVADO-O A PRODUZIR CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA E DA INVESTIGAÇÃO; REFLEXÃO SOBRE AQUILO QUE SE ESCOLHEU PRATICAR. EXERCÍCIOS COREOGRÁFICOS: DUOS, SOLOS E GRUPOS. PALAVRAS (CONCEITOS) CHAVES: #CONECTIVIDADE: ESTAR LIGADO Á ATUALIDADE PERCEBENDO AQUILO QUE ME AFETA, E TAMBÉM ME PERMITIR SER AFETADO COM A ABERTURA PARA O NOVO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM OLHAR DATADO. #REALIDADE VIRTUAL: A DANÇA INTERNA, ALÉM DA IMAGEM REFLETIDA PELO ESPELHO. #OLHAR360: EXERCITAR O OLHAR MAIS ABRANGENTE, UMA VISÃO "PRISMÁTICA" DIANTE DA ARTE; #PENSAMENTO STARTUP: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO? PARA ESSA QUESTÃO "EU ME APROXIMO DO "PROBLEMA", INVESTIGO-O E EXPERIMENTO-O NO MEU CORPO, BUSCANDO E CRIANDO ASSIM, UMA RELAÇÃO QUE SERÁ CAPAZ DE MUDAR O SOCIAL; #JAZZ OU CONTEMPORÂNEO: AO ABRIR O OLHAR O ALUNO CAPACITA-SE A ENTENDER E IDENTIFICAR O "JAZZ ATUAL". #INTERIORIZAÇÃO: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. A CONTEMPORANEIDADE ESTÁ NA ATUALIZAÇÃO DE UM CONTEÚDO DATADO E NÃO NA SUA DESAPROPRIAÇÃO. ELA É ATINGIDA DIANTE DA FORMA COMO É APRENDIDA E ENSINADA #OSSOS: A BUSCA DA PERCEPÇÃO DE UMA DANÇA INTERNA, OSSOS. AO SE RECONECTAR, O ALUNO REVISITA SUA "GÊNESIS" E DESSA FORMA CRIA AUTOESTIMA, CAPAZ DE TORNÁ-LO UM POTENTE MODIFICADOR SOCIAL DIANTE DO SEU CÍRCULO SOCIAL. DANÇAR É COMPARTILHAR!
3 -MODERN JAZZ - INTERMEDIÁRIO
PÚBLICO ALVO BAILARINOS, PROFESSORES, COREÓGRAFOS, PESQUISADORES, DIRETORES E TODOS QUE SE IDENTIFICAM COM A ARTE DA DANÇA.
PRÉ-REQUISITOS DISPONIBILIDADE CORPORAL E MENTAL; SER CONSUMIDOR DE CULTURA EM GERAL. É NECESSÁRIO PARA OS DEBATES QUE O ALUNO ASSISTA AS NOITES COMPETITIVAS. ELAS SÃO PARTE INTEGRANTE E VITAL PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. CELULAR É BEM VINDO.
VESTUÁRIO ADEQUADO: MENINAS: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA. RAPAZES: VESTIMENTA ADEQUADA A PRÁTICA DE DANÇA
PROGRAMA DE AULA CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO: EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA (AQUECIMENTO ,PLIÉ ,TENDU ,ADÁGIO,DIAGONAL ETC); A AULA SE UTILIZA DAS TÉCNICAS DE JAZZ AMERICANO (LUIGGI, MAX STONES, FORELLA, LENYDALLE, LAUREN DE VITTO, OLIVER STEEL) E DANÇA MODERNA (LIMON, HORTN E GRAHAM); A IMPORTÂNCIA DA DANÇA MODERNA PARA O BAILARINO DE JAZZ; PROCESSO INVESTIGATIVO/PRÁTICO, COM ÊNFASE NA CAPACITAÇÃO DO OLHAR PARA O HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS DO JAZZ ATUAL; ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS TRABALHOS NO FESTIVAL NA NOITE QUE ANTECEDE SUA AULA; ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, ALIADOS A CONCEITOS DE FILOSOFIA DA ARTE, RESPONDER QUESTÕES COMO: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO"? UM QUESTIONAMENTO FREQUENTE NO FESTIVAL FEITO PELOS BAILARINOS PRINCIPALMENTE PARA NÓS, PROFESSORES E COREÓGRAFOS DA MODALIDADE OBS.: ESTES TÓPICOS SÃO COMUNS A TODOS AS TURMAS, DIFERENCIANDO-SE APENAS NA MANEIRA COMO É ABORDADA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: CAPACITAR O OLHAR PARA O ENTENDIMENTO DO HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS: "JAZZ ATUAL"; RECICLAGEM TÉCNICA E ARTÍSTICA; INCENTIVAR O ALUNO DIANTE DA "INTERIORIZAÇÃO DO CONTEÚDO" POTENCIALIZANDO ASSIM SUA AUTO ESTIMA: OFERECER AOS ALUNOS UM ESPAÇO PARA ALÉM DA PRÁTICA, INCENTIVANDO O GOSTO PELA REFLEXÃO E A PESQUISA. UNIR PENSAMENTO E PRÁTICA COMO HÁBITO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO; FORTALECER O ENSINO DA DANÇA; INSTIGAR A CONSCIÊNCIA SOCIAL DIANTE DA ARTE; POTENCIALIZAR INDIVÍDUOS CAPAZES DE, ATRAVÉS DA ARTE, INFLUENCIAREM SEUS BIOS.
METODOLOGIA: A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA DIANTE DOS CONCEITOS DO MUNDO DIGITAL (MUNDO ATUAL) NESSE ENCONTRO OS ALUNOS SE DEPARAM NÃO SOMENTE COM A PARTE PRÁTICA, TÉCNICA DA MODALIDADE, COMO TAMBÉM INSTIGA O CAMPO DA REFLEXÃO, INCENTIVADO-O A PRODUZIR CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA E DA INVESTIGAÇÃO; REFLEXÃO SOBRE AQUILO QUE SE ESCOLHEU PRATICAR. EXERCÍCIOS COREOGRÁFICOS: DUOS, SOLOS E GRUPOS. PALAVRAS (CONCEITOS) CHAVES: #CONECTIVIDADE: ESTAR LIGADO Á ATUALIDADE PERCEBENDO AQUILO QUE ME AFETA, E TAMBÉM ME PERMITIR SER AFETADO COM A ABERTURA PARA O NOVO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM OLHAR DATADO. #REALIDADE VIRTUAL: A DANÇA INTERNA, ALÉM DA IMAGEM REFLETIDA PELO ESPELHO. #OLHAR360: EXERCITAR O OLHAR MAIS ABRANGENTE, UMA VISÃO "PRISMÁTICA" DIANTE DA ARTE; #PENSAMENTO STARTUP: "É JAZZ OU CONTEMPORÂNEO? PARA ESSA QUESTÃO "EU ME APROXIMO DO "PROBLEMA", INVESTIGO-O E EXPERIMENTO-O NO MEU CORPO, BUSCANDO E CRIANDO ASSIM, UMA RELAÇÃO QUE SERÁ CAPAZ DE MUDAR O SOCIAL; #JAZZ OU CONTEMPORÂNEO: AO ABRIR O OLHAR O ALUNO CAPACITA-SE A ENTENDER E IDENTIFICAR O "JAZZ ATUAL". #INTERIORIZAÇÃO: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. A CONTEMPORANEIDADE ESTÁ NA ATUALIZAÇÃO DE UM CONTEÚDO DATADO E NÃO NA SUA DESAPROPRIAÇÃO. ELA É ATINGIDA DIANTE DA FORMA COMO É APRENDIDA E ENSINADA #OSSOS: A BUSCA DA PERCEPÇÃO DE UMA DANÇA INTERNA, OSSOS. AO SE RECONECTAR, O ALUNO REVISITA SUA "GÊNESIS" E DESSA FORMA CRIA AUTOESTIMA, CAPAZ DE TORNÁ-LO UM POTENTE MODIFICADOR SOCIAL DIANTE DO SEU CÍRCULO SOCIAL. DANÇAR É COMPARTILHAR!
|
|
|