Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
ADRIANA VILLELA

CURRÍCULO
ADRIANA VILLELA É NATURAL DE BELO HORIZONTE. FORMOU SE EM BALÉ CLÁSSICO COM O PROFESSOR JOAQUIM RIBEIRO ENTRE OUTROS GRANDES MESTRES COMO: EUGENIA FEODOROVA, TATIANA LESKOVA, CARLOS LEITE E HECTOR ZARASPE. PROFISSIONALMENTE DANÇOU NA CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES E THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. NA EUROPA DANÇOU NA CNB - COMPANHIA NACIONAL DE BAILADOS SOB A DIREÇÃO DE ARMANDO JORGE. NA ALEMANHA COMO SOLISTA DANÇOU NO STADTHEATER AUGSBURG SOB A DIREÇÃO DE ERICH PAYER, E NO THEATRO KREFELD/MONCHEMGLADBACH COMO BAILARINA PRINCIPAL SOB A DIREÇÃO DE IRENE SCHNEIDER. DANÇOU OS GRANDES CLÁSSICOS DE REPERTÓRIO COMO: GISELLE, O QUEBRA NOZES, A BELA ADORMECIDA, ANNA KARENINA, O DE FOGO, SUITE EN BLANC, PAQUITA, O BAILE DOS GRADUADOS, LES NOCES, DUMBARTON OAKS ,A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, A MESA VERDE, SUITE PARA DOIS PIANOS DE RACHMANINOFF DO COREÓGRAFO UWE SCHOLZ ENTRE OUTROS. FOI MAITRE E ENSAIADORA CONVIDADA DA SÃO PAULO CIA DE DANÇA PÁSSARO SOB A DIREÇÃO DE INÊS BOGÉA. MINISTROU AULAS PARA OS SOLISTAS DO TEATRO SCALA DE MILÃO. EM 2016 MINISTROU AULAS COMO CONVIDADA PARA A ESCOLA DE DANÇA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL EM LISBOA, COMPANHIA NACIONAL DE BAILADOS, THEATER HAGEN E MUNICH INTERNACIONAL BALLET SCHOOL NA ALEMANHA. PROFESSORA CONVIDADA NO FESTIVAL DE JOINVILLE 2018 PARA BALLET CLÁSSICO E TÉCNICA DE PONTAS. É CONVIDADA CONSTANTEMENTE PARA SER JURI E PROFESSORA DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE DANÇA DO BRASIL. É MEMBRO DO CID - CONSELHO INTERNACIONAL DANÇA DA UNESCO. ADRIANA VILLELA IDEALIZADORA E DIRETORA ARTÍSTICA DO CURSO DE FÉRIAS SEMINARIOARTEMINAS EM BELO HORIZONTE.


52 -BALÉ CLÁSSICO - TÉCNICA DE PONTAS - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE BALLET CLÁSSICO.

PRÉ-REQUISITOS
BAILARINOS QUE DESEJAM APRIMORAR SUA TÉCNICA DE PONTAS E TAMBÉM PARA PROFESSORAS QUE DESEJAM APRIMORAR SEU APRENDIZADO PARA SEUS ALUNOS. OBS: AS AULAS SÃO PRÁTICAS.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: COLLANT APROPRIADO PARA AULA DE BALLET, CABELO PRESO, MEIA CALÇA ROSA E SAPATILHA DE MEIA PONTA. A SAIA PODE SER OPCIONAL.
RAPAZES: USAR CAMISA DE PREFERÊNCIA COR BRANCA OU PRETA, COM CALÇA DE MALHA, MEIA E SAPATILHA DE MEIA PONTA.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
INÍCIO AO AQUECIMENTO COM AS PONTAS NOS PÉS, COM EXERCÍCIOS PRÓPRIOS PARA O ALONGAMENTO DOS TENDÕES E METATARSO SOB AS PONTAS. BARRA PARA APOIO COM EXERCÍCIOS QUE INICIAM COM OS TENDUS PARA AQUECIMENTO DOS PÉS E TORNOZELOS E DEPOIS UM TRABALHO CONTÍNUO PARA DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS EXERCÍCIOS BÁSICOS DA BARRA. POSIÇÃO DE LADO. A MATÉRIA VAI SER DESENVOLVIDA TAMBÉM DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA. SERÃO USADAS TODAS AS DIREÇÕES, POSIÇÕES E NOMENCLATURA DA DANÇA CLÁSSICA E TAMBÉM A EXPLICAÇÃO DA MÚSICA EM UMA BARRA E NO CENTRO, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ACENTOS MUSICAIS.

 AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, TRANSFERÊNCIA DE PESO NA BARRA. RELEVÉS E ELEVÉS, E POR DE BRÁS.
PLIÊS E GRAND PLIÊS EM 5 POSIÇÕES COM POR DE BRÁS E TENDUS.
 TENDUS, DEVANT, A LA SECONDE, DERRIÉRE COM OS ACENTOS DENTRO E FORA, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS E TRANSFERÊNCIA DE PESO.
 JETÊS E GLISSES
 ROND JAMBE A TÉRRE EN DEHORS E EM DEDANS COM ELÉVES
 FRAPPÉ A TERRE E NO RELEVES. (PONTAS)
 PETIT BATTEMENT SOUR LE COU DE PIED SUR LE POINT
 PIROUTES NA BARRA. EM DEHORS E EM DEDANS (PONTAS)
 ROMBE JAMBE EM LAIR
 ECHAPPES NA BARRA EM DIFERENTES POSIÇÕES (PONTAS)
 EMBOITES. (PONTAS)
 ADÁGIO- DESENVOLVER AS PERNAS NA FRENTE, AO LADO E ATRÁS COM SUSTENTAÇÕES E RELEVÉ LENT
 GRAND BATTMENT SUR LE POINT
 TRABALHO DE RELEVÉS - PARA TRABALHAR A PREPARAÇÃO PARA PONTAS.
 CENTRO E DIAGONAIS
 PRÁTICOS E TRABALHOS COM EXERCÍCIOS DE BARRA PARA O CENTRO
 TRABALHO COM OS BRAÇOS EM PORT DE BRÁS (PONTAS)
 TENDUS- GLISSES. PASSOS DE CONTAGENS MAIORES PARA LIGAÇÃO DO EXERCÍCIO
 ADÁGIOS- EXERCÍCIOS DE SUSTENTAÇÃO E ELEVAÇÕES (PONTAS)
 PAS DE VALSE E PIROUETTES
 COURUS (PONTAS)
 PAS DE BOURREÉ (PONTAS)
 PIROUETTES - EN DEDANS E EM DEHORS EM PEQUENAS VALSAS (PONTAS)
 EXERCÍCIOS DE PEQUENOS SALTOS; SAUTÉS, ECHAPPÉS, CHANGEMENTS GRADATIVAMENTE EM TEMPOS MAIS LENTOS E MAIS RÁPIDOS COM VARIAÇÕES SOB AS PONTAS.
 ALEGROS. JETÉS, ASSEMBLÉS E ETC
 DEBOULÉS E TOURS EM DIAGONAL (PONTAS)
 GALLOPES - POLKA, VALSAS
 GRANDES SALTOS
 REVERÊNCIA.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
ALCANÇAR UM CONHECIMENTO, DANDO A ELES UM APRENDIZADO PARA O MELHOR ENTENDIMENTO DA TÉCNICA DE PONTAS E TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DAS CAMINHADAS E PASSAGENS COM AS SAPATILHAS DE PONTAS. APRENDER A FORMA CORRETA DAS DESCIDAS E SUBIDAS SOB AS PONTAS. AS AULAS SERÃO UM MEIO LEVE E PRODUTIVO PARA TODOS. É IMPORTANTE DEMONSTRAR AOS ALUNOS QUE AS PONTAS SÃO SUA FERRAMENTA PARA DAR LEVEZA E FLUIDEZ AO BALLET.

METODOLOGIA:
MINHA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA VAGANOVA SE BASEIA EM AULAS LIVRES E WORKSHOPS BASEADOS NA ESCOLA RUSSA. ME ADEQUO A CADA TURMA, POIS MUITOS VEM COM OUTRAS METODOLOGIAS DAS SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS. SEMPRE TIRO AS DÚVIDAS COM O PIANO E DÚVIDAS MUSICAIS DOS ACENTOS PARA OS RITMOS E ANDAMENTOS EM VÁRIOS EXERCÍCIOS. COMO É SABIDO, AS AULAS COM PIANO SÃO MUITO DIFERENTES DAS AULAS QUANDO MINISTRADAS COM CD E SABEMOS QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM CERTAS DIFICULDADES EM ACOMPANHAR, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO PIANO NA AULA CLÁSSICA.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
MINHA AVALIAÇÃO É BASEADA NA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DE CADA ALUNO, POIS COMO SÃO ESTUDANTES AVALIO O EMPENHO TÉCNICO, MAS TAMBÉM NO INTERESSE ÀS AULAS. DESDE O INÍCIO DAS AULAS ATÉ O FIM SERÁ AVALIADO O INTERESSE E DESEMPENHO DE CADA UM.

53 -BALÉ CLÁSSICO - JÚNIOR - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE BALLET CLÁSSICO.

PRÉ-REQUISITOS
BAILARINOS QUE SEJAM JOVENS E INTERESSADOS E QUE ESTEJAM ESTUDANDO A TÉCNICA CLÁSSICA.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: COLLANT APROPRIADO PARA AULA DE BALLET, CABELO PRESO, MEIA CALÇA ROSA E SAPATILHA DE MEIA PONTA. A SAIA PODE SER OPCIONAL.
RAPAZES: USAR CAMISA DE PREFERÊNCIA COR BRANCA OU PRETA, COM CALÇA DE MALHA, MEIA E SAPATILHA DE MEIA PONTA.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
INICIO: UM AQUECIMENTO COM AULA DE CHÃO DE 10 MINUTOS (NÃO NECESSARIAMENTE TODOS OS DIAS.) BARRA PARA APOIO COM EXERCÍCIOS QUE INICIAM COM OS TENDUS PARA AQUECIMENTO DOS PÉS E TORNOZELOS E DEPOIS UM TRABALHO CONTÍNUO PARA DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS EXERCÍCIOS BÁSICOS DA BARRA. POSIÇÃO DE LADO. A MATÉRIA VAI SER DESENVOLVIDA TAMBÉM DE ACORDO COM O NÍVEL DE CADA TURMA. SERÃO USADAS TODAS AS DIREÇÕES, POSIÇÕES E NOMENCLATURA DA DANÇA CLÁSSICA E TAMBÉM A EXPLICAÇÃO DA MÚSICA EM UMA BARRA E NO CENTRO, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ACENTOS MUSICAIS.

 AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, TRANSFERÊNCIA DE PESO NA BARRA. RELEVÉS E ELEVÉS, E POR DE BRÁS.
 PLIÊS E GRAND PLIÊS EM 5 POSIÇÕES COM POR DE BRÁS E TENDUS.
 TENDUS, DEVANT, A LA SECONDE, DERRIÉRE COM OS ACENTOS DENTRO E FORA, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS E TRANSFERÊNCIA DE PESO.
 JETÊS E GLISSES
 ROND JAMBE A TÉRRE EN DEHORS E EM DEDANS
 FRAPPÉ A TERRE E NO RELEVES
 PETIT BATTEMENT SOUR LE COU DE PIED
 PIROUTES NA BARRA. EN DEHORS E EN DEDANS
 ROMBE JAMBE EM LAIR
 ADÁGIO- DESENVOLVER AS PERNAS NA FRENTE, AO LADO E ATRÁS COM SUSTENTAÇÕES E RELEVÉ LENT
 GRAND BATTMENT
 TRABALHO DE RELEVÉS - PARA TRABALHAR A PREPARAÇÃO PARA PONTAS.
 CENTRO E DIAGONAIS
 PRÁTICOS E TRABALHOS COM EXERCÍCIOS DE BARRA PARA O CENTRO
 TRABALHO COM OS BRAÇOS EM PORT DE BRÁS
 TENDUS- GLISSES. PASSOS DE CONTAGENS MAIORES PARA LIGAÇÃO DO EXCERCÍCIO
 ADÁGIOS- EXERCÍCIOS DE SUSTENTAÇÃO E ELEVAÇÕES
 PAS DE VALSE E PIROUETTES
 PIROUETTES - EN DEDANS E EM DEHORS EM PEQUENAS VALSAS
 EXERCÍCIOS DE PEQUENOS SALTOS; SAUTÉS, ECHAPPÉS, CHANGEMENTS GRADATIVAMENTE EM TEMPOS MAIS LENTOS E MAIS RÁPIDOS.
 ALEGROS. JETÉS, ASSEMBLÉS E ETC
 DEBOULÉS E TOURS EM DIAGONAL
 GALLOPES - POLKA, VALSAS
 GRANDES SALTOS
 REVERÊNCIA.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
ALCANÇAR UM CONHECIMENTO MAIOR A TODOS DA DANÇA CLÁSSICA, DANDO A ELES UM APRENDIZADO PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DA TÉCNICA E O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO A CADA UM. APRENDER A FORMA CORRETA DA TERMINOLOGIA E NOMENCLATURA, POIS MUITOS NÃO ESTUDAM ISSO. AS AULAS SERÃO UM MEIO LEVE E PRODUTIVO PARA TODOS. NESTA FAIXA ETÁRIA É IMPORTANTE DEMONSTRAR AOS ALUNOS QUE NEM TUDO SE RESUME APENAS À TÉCNICA, MAS TAMBÉM AO PRAZER DE PARTICIPAR DAS AULAS, NESTE CASO AS AULAS PRECISAM SER BEM DANÇANTES E PRAZEROSAS PARA TODOS.

METODOLOGIA:
MINHA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA VAGANOVA SE BASEIA EM AULAS LIVRES E WORKSHOPS BASEADOS NA ESCOLA RUSSA. ME ADEQUO A CADA TURMA, POIS MUITOS VEM COM OUTRAS METODOLOGIAS DAS SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS. SEMPRE TIRO AS DÚVIDAS COM O PIANO E DÚVIDAS MUSICAIS DOS ACENTOS PARA OS RITMOS E ANDAMENTOS EM VÁRIOS EXERCÍCIOS. COMO É SABIDO, AS AULAS COM PIANO SÃO MUITO DIFERENTES DAS AULAS QUANDO MINISTRADAS COM CD E SABEMOS QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM CERTAS DIFICULDADES EM ACOMPANHAR, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO PIANO NA AULA CLÁSSICA.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
MINHA AVALIAÇÃO É BASEADA NA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DE CADA ALUNO, POIS COMO SÃO ESTUDANTES AVALIO O EMPENHO TÉCNICO, MAS TAMBÉM NO INTERESSE ÀS AULAS. DESDE O INÍCIO DAS AULAS ATÉ O FIM SERÁ AVALIADO O INTERESSE E DESEMPENHO DE CADA UM.

54 -BALÉ CLÁSSICO - SÊNIOR - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE BALLET CLÁSSICO.

PRÉ-REQUISITOS
BAILARINOS QUE SEJAM JOVENS E INTERESSADOS E QUE ESTEJAM ESTUDANDO A TÉCNICA CLÁSSICA.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
MENINAS: COLLANT APROPRIADO PARA AULA DE BALLET, CABELO PRESO, MEIA CALÇA ROSA E SAPATILHA DE MEIA PONTA. A SAIA PODE SER OPCIONAL.
RAPAZES: USAR CAMISA DE PREFERÊNCIA COR BRANCA OU PRETA, COM CALÇA DE MALHA, MEIA E SAPATILHA DE MEIA PONTA.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
INÍCIO, UM AQUECIMENTO COM AULA DE CHÃO DE 10 MINUTOS. BARRA PARA APOIO COM EXERCÍCIOS QUE INICIAM COM OS TENDUS PARA AQUECIMENTO DOS PÉS E TORNOZELOS E DEPOIS UM TRABALHO CONTÍNUO PARA DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS EXERCÍCIOS BÁSICOS DA BARRA. A MATÉRIA VAI SER DESENVOLVIDA TAMBÉM DE ACORDO COM O NÍVEL DE CADA TURMA. USAREI TODAS AS DIREÇÕES, POSIÇÕES E NOMENCLATURA DA DANÇA CLÁSSICA E TAMBÉM NA AULA USO SEMPRE A EXPLICAÇÃO DA MÚSICA EM UMA BARRA E NO CENTRO, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS.

 AQUECIMENTO, ALONGAMENTO, TRANSFERÊNCIA DE PESO NA BARRA. RELEVÉS E ELEVÉS, E POR DEBRÁS.
 PLIÊS E GRAND PLIÊS EM 5 POSIÇÕES COM POR DE BRÁS E TENDUS.
 TENDUS, DEVANT, A LA SECONDE, DERRIÉRE COM BRAÇOS E SEM BRAÇOS EM MOVIMENTOS E ACENTOS DENTRO E FORA, PARA MUSICALIZAÇÃO DOS ALUNOS E TRANSFERÊNCIA DE PESO
 JETÊS E GLISSES COM DESLOCAMENTOS
 ROND JAMBE A TÉRRE EN DEHORS E EM DEDANS
 FRAPPÉ A TERRE E NO RELEVES
 PETIT BATTEMENT SOUR LE COU DE PIED
 PIROUTES NA BARRA. EN DEHORS E EN DEDANS
 ROMBE JAMBE EM LAIR
 ADÁGIO- DESENVOLVER AS PERNAS NA FRENTE, AO LADO E ATRÁS COM SUSTENTAÇÕES E RELEVÉ LENT
 GRAND BATTMENT
 TRABALHO DE RELEVÉS - PARA TRABALHAR A PREPARAÇÃO PARA PONTAS.
 CENTRO E DIAGONAIS
 PRÁTICOS E TRABALHOS COM EXERCÍCIOS DE BARRA PARA O CENTRO
 TRABALHO COM OS BRAÇOS EM PORT DE BRÁS
 TENDUS- GLISSES. PASSOS DE CONTAGENS MAIORES PARA LIGAÇÃO DO EXCERCICIO
 ADÁGIOS- EXERCÍCIOS DE SUSTENTAÇÃO E ELEVAÇÕES
 PAS DE VALSE E PIROUETTES
 PIROUETTES - EN DEDANS E EM DEHORS
 EXERCÍCIOS DE PEQUENOS SALTOS; SAUTÉS, ECHAPPÉS, CHANGEMENTS GRADATIVAMENTE EM TEMPOS MAIS LENTOS E MAIS RÁPIDOS.
 ALEGROS. JETÉS, ASSEMBLÉS E ETC
 DEBOULÉS E TOURS EM DIAGONAL
 GALLOPES - POLKA, VALSAS
 GRANDES SALTOS
 REVERÊNCIA.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
ALCANÇAR UM CONHECIMENTO MAIOR A TODOS DA DANÇA CLÁSSICA, DANDO A ELES UM APRENDIZADO PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DA TÉCNICA E O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO A CADA UM. APRENDER A FORMA CORRETA DA TERMINOLOGIA E NOMENCLATURA, POIS MUITOS NÃO ESTUDAM ISSO. AS AULAS SERÃO UM MEIO LEVE E PRODUTIVO PARA TODOS. NESTA FAIXA ETÁRIA É IMPORTANTE DEMONSTRAR AOS ALUNOS QUE NEM TUDO SE RESUME APENAS À TÉCNICA, MAS TAMBÉM AO PRAZER DE PARTICIPAR DAS AULAS, NESTE CASO AS AULAS PRECISAM SER BEM DANÇANTES E PRAZEROSAS PARA TODOS.

METODOLOGIA:
MINHA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA VAGANOVA SE BASEIA EM AULAS LIVRES E WORKSHOPS BASEADOS NA ESCOLA RUSSA. ME ADEQUO A CADA TURMA, POIS MUITOS VEM COM OUTRAS METODOLOGIAS DAS SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS. SEMPRE TIRO AS DÚVIDAS COM O PIANO E DÚVIDAS MUSICAIS DOS ACENTOS PARA OS RITMOS E ANDAMENTOS EM VÁRIOS EXERCÍCIOS. COMO É SABIDO, AS AULAS COM PIANO SÃO MUITO DIFERENTES DAS AULAS QUANDO MINISTRADAS COM CD E SABEMOS QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM CERTAS DIFICULDADES EM ACOMPANHAR, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO PIANO NA AULA CLÁSSICA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
MINHA AVALIAÇÃO É BASEADA NA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DE CADA ALUNO, POIS COMO SÃO ESTUDANTES AVALIO O EMPENHO TÉCNICO, MAS TAMBÉM NO INTERESSE ÀS AULAS. DESDE O INÍCIO DAS AULAS ATÉ O FIM SERÁ AVALIADO O INTERESSE E DESEMPENHO DE CADA UM.
Festival de Dança de Joinville