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36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
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FÁTIMA FONTENELLE

CURRÍCULO
FÁTIMA DE ARRUDA FONTENELLE TEM UMA LONGA EXPERIÊNCIA ENSINANDO BALLET CLÁSSICO, ATUANDO AGORA NO RECÉM-INAUGURADO CONDESSA STUDIO DE DANÇA, ONDE É SÓCIA E PROFESSORA DE DANÇA.

INICIOU SUA CARREIRA COMO PROFESSORA APÓS SE FORMAR NA ACADEMIA LEDA IUQUI EM 1975.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

CONDESSA STUDIO DE DANÇA - 2016
TEX STUDIO DE DANÇA - 1995 A 2015
STUDIO FÁTIMA FONTENELLE - 1993 A 1995
CENTRO DE ARTES CATSAPÁ - 1990 A 1993
ACADEMIA LEDA IUQUI - 1976 A 1980
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ACADEMIA DE BALLET LEDA IUQUI
CURSO LIVRE DE MODERN JAZZ - VILMA VERNON
CURSO DE JAZZ - NADIA NARDIN /TÂNIA NARDINI
CURSO DE FORMAÇÃO EM PILATES - MARIANA LACOMBE
LICENCIATURA EM DANÇA - UNIVERCIDADE
DIPLOMADA PELA ROYAL ACADEMY OF DANCING.


50 -BALÉ CLÁSSICO - INFANTIL - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
CRIANÇAS INICIANTES OU COM POUCA EXPERIÊNCIA (ATÉ 1 ANO DE PRÁTICA) EM BALÉ CLÁSSICO.


ROUPAS ADEQUADAS:
MENINAS: COLLANT PRETO, MEIA CALÇA ROSA, SAPATILHA ROSA, CABELO PRESO EM COQUE;
MENINOS: BLUSA BRANCA, MALHA PRETA E SAPATILHA PRETA, CABELO PRESO.

PROGRAMA DE AULA
OBJETIVOS GERAIS: O TREINAMENTO EM DANÇA CLÁSSICA COMPREENDE UMA GRANDE VARIEDADE DE EXERCÍCIOS QUE SER DIVIDE, BASICAMENTE, EM TRÊS SÉRIES QUE SE COMPLEMENTAM:
-EXERCÍCIOS NO CHÃO
-EXERCÍCIOS DE BARRA
- EXERCÍCIOS DE CENTRO
OS EXERCÍCIOS TÊM POR FINALIDADE DESENVOLVER E FORTALECER A MUSCULATURA DAS PERNAS, SEUS EN DEHORS (ROTAÇÃO EXTERNA), ALONGAMENTOS E PLIÉS, BEM COMO A POSTURA DO CORPO, BRAÇOS CABEÇA E COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO O ALUNO ADQUIRE PERCEPÇÃO DO PRÓPRIO PESO SOBRE UMA OU DUAS PERNAS, O ESPAÇO QUE O CORPO OCUPA, A ESTABILIDADE E A POSTURA CARACTERÍSTICA NECESSÁRIOS PARA DANÇA CLÁSSICA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- TRABALHAR A ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL, ROTAÇÃO EXTERNA E INTERNA (PERNA PARALELA).
- TRABALHAR PÉS, ARTICULANDO-OS COM EXERCÍCIOS USANDO MEIAS PONTAS.
- TRABALHAR OS BALLONS USANDO PLIÉS NAS SEQÜÊNCIAS, PREPARANDO O ALUNO PARA SALTOS E FORTALECIMENTO MUSCULAR DOS MEMBROS INFERIORES.
- TRABALHAR O EIXO, ATRAVÉS DE EQUILÍBRIOS DE TRANSFERÊNCIAS NO PESO DO CORPO.
- TRABALHAR A MEMÓRIA E CRIATIVIDADE, ATRAVÉS DE PEQUENAS SEQUÊNCIAS QUE JUNTAS FORMARÃO UMA PEQUENA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA.
- TRABALHAR LATERALIDADE E SINCRONIA ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS LÚDICOS.

EXERCÍCIOS DE CHÃO:
1- CABEÇA : EMBAIXO / EM CIMA, VIRADA , INCLINADA E ROTAÇÃO (1T CADA POSIÇÃO PASSANDO PELA RETA)
2- OMBROS: EMBAIXO/ EM CIMA (1T CADA) / ROTAÇÃO PARA FRENTE E PARA TRAZ (2T CADA)
3- PÉS: EXTENSÃO / FLEXÃO / EN DEHORS / EN DEDANS (4T CADA) 4X
4- BORBOLETA: ALONGAR CORPO EM FRENTE E NA LATERAL
5- DEGAGÉ (DEITADOS) ROTAÇÃO EXTERNA
DECÚBITO DORSAL: 4 DEGAGÉ DEVANT (45°) 4T PARA SUBIR E 4T PARA DESCER.
DE LADO: 4 DEGAGÉ AO LADO 4TPARA SUBIR E 4 T PARA DESCER
DECÚBITO VENTRAL: 4 DEGAGÉ DERRIÈRE
6- PLIÉ (EN DEHORS)
7- DECÚBITO DORSAL: RECOLHE BORBOLETA 4T , FICA NA POSIÇÃO 4T E DESCE 4T. ATENTAR PARA DEDOS E CALCANHAR
8- CAMBRÉ: DECÚBITO VENTRAL, MÃOS AO LADO DO PEITO, CABEÇA VIRADA, ELEVAR TRONCO (SEM DEIXAR OMBROS TENSIONADOS)
9- DEVELOPPÉ: RETIRÉ 2T, DEVELOPPÉ 2T, DESCE ESTICADO 4T. 2X CADA PERNA. ((TRABALHAR EM FLEX E POINT)
10- GRAND BATTEMENT (2X CADA PERNA): EXECUTAR NAS MESMAS POSIÇÕES QUE NO DEGAGÉ.


EXERCÍCIOS DE BARRA:

(FRENTE A BARRA)
PLIÉ: - NA 1ª POSIÇÃO DOS PÉS, MEIA PONTA NAS DUAS PERNAS ALTERNADAS, 2 TEMPOS CADA, ROLAMENTOS DOS DOIS PÉS COM PLIÉ DO 5º AO 8º TEMPO; 1 PLIÉ 2T 1 GRAND PLIÉ DO 3º AO 6º TEMPO E 1 DEGAGÉ PARA 2ª POSIÇÃO DO 7ºT PARA O 8ºT
- NA 2ª POSIÇÃO EXECUTAR COMO NA 1ª INDO NO DEGAGÉ PARA 3ª POSIÇÃO.
- NA 3ª POSIÇÃO , UM PLIÉ 2T UM GRAND PLIÉ DO 3º AO 6ºT, DEGAGÉ 7T 8T. VOLTAR PARA 1ª POSIÇÃO, FAZER UM ELEVÉ 2T, VIRAR 2T PELO LADO DIREITO PARA O CENTRO DA SALA (2T) DESCENDO (2T) DA MEIA PONTA, ESPERA NA 1ª POSIÇÃO ATÉ O FINAL DA MÚSICA.

TENDU:
DE LADO PARA BARRA EN CROIX PRIMEIRA POSIÇÃO
2 TENDU 4T 1 DEGAGÉ COM ROTAÇÃO (8T)
SOUPLESSE AO LADO EM DIREÇÃO A BARRA

JETÉ:
EXECUTAR IGUAL TENDU

ROND DE JAMBÉ À TERRE:
DE FRENTE PARA BARRA
2 RONDS DECOMPOSTOS PERNAS DIREITA E ESQUERDA 16T
2 CHASSÉS ALTERNADOS 8T
COUPÉ SUR LE COU DE PIED PASSE DEVANT VOLTA PARA O COUPÉ FECHA NA 1 POS 16T
FECHA 1 POS
EXECUTAR DUAS PERNAS
FINALIZAR COM EQUILÍBRIO EM 1POS

SOUTENU E DEVELOPPÉS:
(DE COSTAS PARA BARRA)
3 POS DOS PÉS
1 SOUTENU DEVANT 8T
1 DEVELOPPÉ DEVANT 8T
FLEX, COUPÉ SER LÊ COU DE PIED DEVELOPPÉ 45 SUSTENTA E FECHA. CHASSÉ AO LADO TROCA DE PERNA REPETE ESQUERDA.

PEQUENOS SALTOS NA BARRA:
DE FRENTE PARA BARRA

2 SAUTÉS NA 1POS E ECHAPPÉS SIMPLES

2 CHANGEMENT COUPÉ PAS DE BOURRÉ DESSOUS

GRAND BATTEMENT JETÉ:
DE COSTA PARA BARRA
3 A FRENTE PASSANDO PELO DEGAGÉ PLIÉ.
FAZER LADO

ALONGAMENTO NO CHÃO:
EXTENSÃO DE PERNAS, CADEIAS ANTERIORES E POSTERIORES.


****CENTRO****
CROISÉ
PORT DE BRÁS

DE FACE
TENDU EXECUTAR COMO NA BARRA APENAS FRENTE E LADO

JETÉ
EXECUTAR COMO NA BARRA APENAS FRENTE E LADO

SAUTÉ
SAUTÉ EM PRIMEIRA E ECHAPPÉS

GRAND PORT DE BRÁS

BRINCADEIRA E COREOGRAFIA.

51 -BALÉ CLÁSSICO - INFANTIL - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
CRIANÇAS COM 2 ANOS DE PRÁTICA DE BALÉ CLÁSSICO.


ROUPAS ADEQUADAS:
MENINAS: COLLANT PRETO, MEIA CALÇA ROSA, SAPATILHA ROSA, CABELO PRESO EM COQUE;
MENINOS: BLUSA BRANCA, MALHA PRETA E SAPATILHA PRETA, CABELO PRESO.

PROGRAMA DE AULA
OBJETIVOS GERAIS: O TREINAMENTO EM DANÇA CLÁSSICA COMPREENDE UMA GRANDE VARIEDADE DE
EXERCÍCIOS DE SER DIVIDE, BASICAMENTE, EM DUAS SÉRIES DISTINTAS:
-EXERCÍCIOS DE BARRA
- EXERCÍCIOS DE CENTRO
OS EXERCÍCIOS TÊM POR FINALIDADE DESENVOLVER E FORTALECER A MUSCULATURA DAS PERNAS, SEUS EN
DEHORS (ROTAÇÃO EXTERNA), ALONGAMENTOS E PLIÉS, BEM COMO A POSTURA DO CORPO, BRAÇOS
CABEÇA E COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO O ALUNO ADQUIRE
PERCEPÇÃO DO PRÓPRIO PESO SOBRE UMA OU DUAS PERNAS, O ESPAÇO QUE O CORPO OCUPA, A
ESTABILIDADE E A POSTURA CARACTERÍSTICA NECESSÁRIOS PARA DANÇA CLÁSSICA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- TRABALHAR A ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL, ROTAÇÃO EXTERNA E INTERNA (PERNA PARALELA).
- TRABALHAR PÉS, ARTICULANDO-OS COM EXERCÍCIOS USANDO MEIAS PONTAS.
- TRABALHAR OS BALLONS USANDO PLIÉS NAS SEQUÊNCIAS, PREPARANDO O ALUNO PARA SALTOS E
FORTALECIMENTO MUSCULAR DOS MEMBROS INFERIORES
- TRABALHAR O EIXO, ATRAVÉS DE EQUILÍBRIOS E TRANSFERÊNCIAS DO PESO DO CORPO.
- TRABALHAR FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS DE SUSTENTAÇÃO DAS PERNAS.
- TRABALHAR A MEMÓRIA REPRODUZINDO AS SEQUÊNCIAS DEMONSTRADAS.
- TRABALHAR A SINCRONIA E MUSICALIDADE DURANTE TODA EXECUÇÃO DA AULA.

EXERCÍCIOS DE CHÃO
DECÚBITO DORSAL
- DOBRAR AS 2 PERNAS E ABRAÇA-LAS BALANÇANDO LATERALMENTE.
- DOBRAR PERNA ESQUERDA E CRUZAR PERNA DIREITA SOBRE A PERNA ESQUERDA, PUXANDO PARA SI A
PERNA DOBRADA. EXECUTAR OUTRO LADO. AINDA NESTA POSIÇÃO RODAR TORNOZELO QUE ESTÁ POR CIMA. 4 VEZES EN DEDANS E 4 VEZES EN DEHORS, DEPOIS ESTICAR ESTÁ PERNA PARA CIMA COM PÉ EM FLEX, DESCER A PERNA ESTICADA E REPETIR COM OUTRA PERNA IGUAL.
- FAZER ROTAÇÃO DE COXOFEMORAL SEGURANDO OS JOELHOS DOBRADOS SIMULTANEAMENTE EM DEHORS E EN DEDANS.
- CORPO ESTICADO, COM BRAÇOS E PERNAS EM X ALONGAR E RELAXAR TODOS JUNTOS E ALTERNADOS.
- FAZER DEVELOPPÉS PARA FRENTE PERNAS PARALELAS E FLEXIONANDO E ESTICANDO AS PERNAS E PÉS EM DIREÇÃO AO TETO.
-ROTAÇÃO INTERNA E EXTERNA DA PERNAS COM PÉS EM FLEX E ESTICADOS 8X.
- PASSÉS ALTERNADOS E JUNTOS. (COM JOELHOS E PÉS NO CHÃO) E COM O PÉ DE BASE EM DEHORS (4X CADA PERNA)
- PERNAS FLEXIONADAS FAZER PONTE COM A CABEÇA EM DIREÇÃO AO CHÃO. (8T) REPETIR 4X
- POSIÇÃO FETAL PARA RELAXAR AS COSTAS, SUBIR O TRONCO DESENROLANDO AS COSTAS VÉRTEBRA POR VÉRTEBRA ATÉ CHEGAR A POSIÇÃO DE PÉ.

BARRA
DE LADO PARA BARRA
DEMI PLIÉS E GRAND PLIÉS NA 1, 2 E 5 POSIÇÕES.
DOIS DEMIS PLIÉS EM 1 COMPASSO DE 4/4 CADA
1 GRAND PLIÉ EM 2 COMPASSOS DE 4/4 COMBINADOS. NA 1 POSIÇÃO SOUPLESSE LATERAL COM BRAÇOS INDO PARA O LADO DA BARRA.
2 SOUPLESSES 8T COM PORT DE BRÁS NA 5 POSIÇÃO CAMBRÉ COM BRAÇOS NA SEGUNDA ALONGÉ. (8T)
DE LADO PARA BARRA.
EM 5 POSIÇÃO, BRAÇOS 2 POSIÇÃO.
1- 2 BATTEMENTS TENDUS SIMPLES E O 3 BATTEMENTS TENDU COM FLEX, 1 COMPASSO 4/4 CADA EXECUTAR EN CROIX
2- DOIS B. TENDUS (1 COMPASSO) 1 SOUTENUS COM 1/2 PONTA DECOMPOSTO EM CROIX EM 16T COMPASSO 2/4
3- 2 B. JETÉS COM 2 POINTÉ NA 5 POSIÇÃO DOS PÉS, BRAÇOS NA SEGUNDA POSIÇÃO EM 2 COMPASSOS.
EXECUTAR 1 COMPASSO 1 E 2 T NO 3 T UM RÁPIDO PONTÉ, NO 4 T MANTER A PERNA A 25
7- 2 BATTEMENTS RELEVES LENTOS (SAINDO DA 5 POSIÇÃO, BRAÇOS NA 2) A 90° EN CROIX ( 8 COMPASSOS 4/4) EXECUTAR 4 COMPASSOS CADA.
8- GRAND BATTEMENTS 8 COMPASSOS 4/4
3 GRAND B. JETÉS DEVANT + 1 EN CLOCHE FECHANDO 5 POS. ATRÁS REPETIR IGUAL DERRIÈRE FECHANDO A FRENTE. FAZER 4 AO LADO TROCANDO E FECHANDO ATRÁS E NA FRENTE.
9- PÉ NA BARRA PERNA A FRENTE E AO LADO (ADÁGIO)
2 DEMIS PLIÉS E 2 RELEVES PERNA DE BASE 8T CADA.
SOUPLESSES DEVANT
EXTENSÃO PERNA AO LADO
SUSTENTAR PERNA EM L'AIR ANTES DE DESCER.
10- GRAND ÉCART
EXECUTAR AS 2 PERNAS NA 2 POS.

****CENTRO*****
1- B. TENDUS E JETÉS + PIRUETAS EN DEHORS ( 8 COMPASSOS 4/4)
5 POS DE PÉS CROISÉ BRAÇOS EM PREP.,
BRAÇOS CROISÉ
1 TENDU DEVANT
1 JETÉ DEVANT
REPETIR DERRIÈRE
VIRAR DE FACE DOIS TENDUS DECOTES PERNAS ALTERNADAS DESSOUS
VIRAR PARA PONTO 2 TOMBÉ PAS DE BOURRÉ TERMINAÇÃO 4POS PLIÉ
PIRUETAS EN DEHORS DIREITA
EXECUTAR ESQUERDA
2-DEVELOPPES EN CROIX COM SUSTENTAÇÃO DE PERNAS (ADAGIO 3/4)
5 POS CROISÉ DEVANT
DEVELOPPÉS BRAÇOS EM GRAND POSE
1 DEVELOPPÉ CROISÉ DERRIÈRE BRAÇOS EM 2 ARABESQUE
1 DEVELOPPÉ ECARTÉ DEVANT BRAÇOS EM GRAND PÓS
FECHA ATRÁS COM PLIÉ
GLISSADE DERRIERE EM DIREÇÃO PONTO 2
EXECUTAR ESQUERDA
3- GRAND BATTEMENTS 4/4
CROISÉ PONTO 8
2 GRAND BATTEMENTS JETÉ DEVANT BRAÇOS EM POSÉ
EXECUTAR DERRIERE MUDA BRAÇOS PARA 2 ARABESQUE
VIRAR DE FACE
2 GRAND BATTEMENTS JETÉS DECOTE DESSOUS
TERMINANDO O SEGUNDO EM DEMI PLIÉ BRAÇO EM PREPARATÓRIA
FAZER UM CHANGEMENT DE PIED
REPETIR ESQUERDA
4- ALLEGRO
5 POS DE FACE
1GLISSADE DERRIÈRE BRAÇO DEMI SECOND
1JETE DESSOUS BRAÇO NA SEGUNDA E OUTRA NA PRIMEIRA
1COUPÉ PAS DE BOURRÉ PIQUÉ
2 ASSAMBLÉS DESSOUS BRAÇOS EM DEMI SECOND
E CHANGEMENT ROYAL PREPARATÓRIA
EXECUTAR ESQUERDA

DIAGONAL 3/4
2 PAS DE VALSE PARA OS LADOS
1 EN AVANT
1 EN ARRIERE
TOMBÉ EN AVANT PAS DE BOURRÉ
GLISSADE DERRIERE
GRAND PAS DE CHAT
EXECUTAR ESQUERDA

MOMENTO DE CRIAÇÃO A PARTIR DAS SEQUÊNCIAS DE AULA CONDUZIDO PELA PROFESSORA, PORT DE BRÁS E REVERENCE.

52 -BALÉ CLÁSSICO - JÚNIOR - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
INICIANTES NA PRÁTICA DO BALÉ CLÁSSICO HÁ PELO MENOS 1 ANO.

ROUPAS ADEQUADAS:
- ALUNAS: COLLANT PRETO, MEIA CALÇA ROSA, SAPATILHA ROSA, CABELO PRESO EM COQUE;
- ALUNOS: CAMISA BRANCA, MALHA PRETA, SAPATILHA PRETA E CABELO PRESO.

PROGRAMA DE AULA
OBJETIVOS GERAIS: O TREINAMENTO EM DANÇA CLÁSSICA COMPREENDE UMA GRANDE VARIEDADES DE EXERCÍCIOS DIVIDIDOS, BASICAMENTE, EM TRÊS SÉRIES QUE SE COMPLEMENTAM:
-EXERCÍCIOS NO CHÃO.
-EXERCÍCIOS DE BARRA.
-EXERCÍCIOS DE CENTRO.

OS EXERCÍCIOS TEM POR FINALIDADE DESENVOLVER E FORTALECER A MUSCULATURA DAS PERNAS, SUAS ROTAÇÕES EXTERNAS, ALONGAMENTOS E PILÉS, BEM COMO A POSTURA DO CORPO, BRAÇOS, CABEÇA E COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO O ALUNO ADQUIRE A PERCEPÇÃO DO PRÓPRIO PESO, SOBRE UMA OU DUAS PERNAS, O ESPAÇO QUE O CORPO OCUPA, A ESTABILIDADE E A POSTURA CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA DANÇA CLÁSSICA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-TRABALHAR A ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL, ROTAÇÃO INTERNA E EXTERNA.
-TRABALHAR PÉS, ARTICULANDO-OS COM EXERCÍCIOS USANDO MEIAS PONTAS.
-TRABALHAR OS BALLONS, USANDO PILÉS NAS SEQUÊNCIAS PREPARANDO O ALUNO PARA SALTOS E FORTALECIMENTO DOS MEMBROS INFERIORES.
-TRABALHAR O EIXO ATRAVÉS DE EQUILÍBRIO E TRANSFERÊNCIAS DO PESO DO CORPO.
-TRABALHAR A MEMÓRIA ATRAVÉS DE PEQUENAS SEQUENCIAS DE PASSOS.
-TRABALHAR A LATERALIDADE E SINCRONIA ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS.

EXERCÍCIOS DE CHÃO: AQUECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES E DA MUSCULATURA
DOS GRANDES MÚSCULOS.

EXERCÍCIOS DE BARRA:
-PILÉS E GRAND PILÉS, NA PRIMEIRA, SEGUNDA E QUINTA POSIÇÕES, COM
SOUPLESSES E CAMBRÉS.
-TENDU EN CROIX.
-JETÉS EN CROIX.
-RONDE DE JAMBE À TERRE.
-FRAPPÉ EN CROIX, PEQUENOS SALTOS.
-ROND DE JAMBE EN L´AIR (INICIAÇÃO)
-GRAND BATTEMENTS EN CROIX.
-ADÁGIO.

EXERCÍCIOS DE CENTRO:
-PEQUENO ADÁGIO.
-TENDU.
-JETÉ.
-SAUTÉS.
-DIAGONAIS DE SALTOS.

INICIAÇÃO AO DEBOULÉ.
-GRAND PORT DE BRAS.
-CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA COREOGRAFIA COM OS ALUNOS.
Festival de Dança de Joinville