Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
adriana villelaalan rezende
alex neoralANA CAROLINA MUNDIM
ANDREA SPOSITOBete Spinelli
Carla MartinsCARLLA BUBLITZ
Carlos Laertedora de paula
dR. Fernando Zikaneleonora gabriel
ELIANA CAMINADAESMERALDA GAZAL
1 2 3 4


   
LUCIANA PALUDO

CURRÍCULO
LUCIANA PALUDO É BAILARINA, BACHAREL E LICENCIADA EM DANÇA. EM 2001 RECEBEU O PRÊMIO DE MELHOR BAILARINA DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE, COM SOLO DE SUA AUTORIA. MESTRE EM ARTES VISUAIS, DOUTORA EM EDUCAÇÃO, PESQUISOU SOBRE O STATUS DA COREOGRAFIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DANÇA DO RS. É PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS.

ALÉM DE PRODUZIR E DE COREOGRAFAR SEUS TRABALHOS SOLOS E APRESENTÁ-LOS EM DIVERSAS CIDADES DO BRASIL, REALIZA INVESTIGAÇÕES COREOGRÁFICAS EM COLABORAÇÃO COM DIVERSOS ARTISTAS DA CENA CONTEMPORÂNEA. JÁ DESENVOLVEU TRABALHO COMO PROFESSORA E COREÓGRAFA NO GRUPO EXPERIMENTAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE, NA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE CAXIAS DO SUL E NA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE. EM JOINVILLE, ALÉM DE TER TRABALHADO EM DIVERSAS EDIÇÕES COMO JURADA E PROFESSORA, EM 2004 E 2005 COORDENOU O PROJETO DANÇA COMUNIDADE.


19 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INFANTIL 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- DISPONIBILIDADE PARA EXPERIMENTAR MOVIMENTOS;
- INTERESSE POR CONHECER PRINCÍPIOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA;
- CURIOSIDADE EM OBSERVAR OS MODOS DE MOVER/DANÇAR DE OUTRAS PESSOAS.


ROUPAS ADEQUADAS:
NO PRIMEIRO DIA DE AULA, OS ALUNOS PODERÃO IR PARA A AULA DA MANEIRA QUE ELES GOSTAM DE SE VESTIR PARA DANÇAR. MAS, DEVERÃO TER, PARA OS OUTROS DIAS, ALGUMAS CAMISETAS COM TEXTURAS E TECIDOS DIFERENTES, PARA QUE POSSAMOS EXPERIMENTAR UM MESMO MOVIMENTO COM DIFERENTES ROUPAS, DE MODO A OBSERVARMOS AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSES MOVIMENTOS. MEIAS DE ALGODÃO COLORIDAS.
OBS.: CADA ALUNO DEVERÁ TER UM CADERNO PARA ANOTAÇÕES, LÁPIS E CANETAS.

PROGRAMA DE AULA
- RECONHECIMENTO DAS PARTES DO CORPO E SUAS POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE E MOVIMENTOS;
- MOVIMENTO E RESPIRAÇÃO;
- USO DE IMAGENS PARA ACESSAR QUALIDADES DE MOVIMENTO;
- ESTUDO DE DIVERSOS MODOS DE FAZER UM MESMO MOVIMENTO, A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DE DIFERENTES QUALIDADES;
- TRABALHO DE EXPERIMENTAÇÃO DO TEMPO DOS MOVIMENTOS;
- INICIAÇÃO A JOGOS DE IMPROVISAÇÃO A PARTIR DE TAREFAS;
- CONVERSAS SOBRE OS MOVIMENTOS DA AULA E REALIZAÇÃO DE ALGUMAS ANOTAÇÕES.

20 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- INTERESSE POR CONHECER PRINCÍPIOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA;
- DISPONIBILIDADE PARA EXPERIMENTAR MOVIMENTOS;


ROUPAS ADEQUADAS:
OS ALUNOS DEVERÃO ESTAR COM ROUPAS QUE POSSIBILITEM O MOVIMENTO, DE PREFERÊNCIA CALÇAS NÃO TÃO JUSTAS, CAMISETAS MACIAS E MEIAS DE ALGODÃO.

PROGRAMA DE AULA
- TRABALHO DE RECONHECIMENTO CORPORAL, PARA INVESTIGAR POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO DE CADA ARTICULAÇÃO;
- ATENÇÃO À RESPIRAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE SUA EFICÁCIA PARA DESENVOLVER QUALIDADES DIVERSAS DE MOVIMENTO;
- EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA COMPREENDER APOIOS E SUSTENTAÇÕES DE PESO DO CORPO;
- ESTUDO DO GESTO E DE SUA RELAÇÃO COM O OLHAR, COM O ESPAÇO, COMO O OUTRO.
- PRÁTICAS DE CAMINHADAS E CORRIDAS EM DIFERENTES VELOCIDADES, COMEÇANDO SEMPRE DO MAIS LENTO PARA O MAIS RÁPIDO;
- CONVERSAS SOBRE OS MOVIMENTOS DA AULA E REALIZAÇÃO DE ALGUMAS ANOTAÇÕES.

21 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- TER DISPONIBILIDADE EM INVESTIGAR MOVIMENTOS A PARTIR DE ESTÍMULOS DIVERSOS [PALAVRAS, SEQUÊNCIAS DE AULA, SONS OU IMAGENS];
- CURIOSIDADE EM INVESTIGAR MODOS DE ORGANIZAR OS PRÓPRIOS MOVIMENTOS, EM ACORDO AOS SEUS OBJETIVOS COM A DANÇA;
- INTERESSE PELO CONHECIMENTO DE PRINCÍPIOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA E CRIAÇÃO.

ROUPAS ADEQUADAS:
NO PRIMEIRO DIA DE AULA, OS ALUNOS PODERÃO IR PARA A AULA DA MANEIRA QUE ELES GOSTAM DE SE VESTIR PARA DANÇAR. MAS, DEVERÃO TER, PARA OS OUTROS DIAS, ALGUMAS CAMISETAS COM TEXTURAS E TECIDOS DIFERENTES, PARA QUE POSSAMOS EXPERIMENTAR UM MESMO MOVIMENTO COM DIFERENTES ROUPAS, DE MODO A OBSERVARMOS AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSES MOVIMENTOS. OS ALUNOS TAMBÉM DEVERÃO TER UMA CALÇA E CAMISETA MAIS FOLGADAS, SEM ESTAMPAS E COM CORES QUE SEJAM DE SEU AGRADO, PARA UMA POSSÍVEL PERFORMANCE NO ÚLTIMO DIA DE CURSO. MEIAS DE ALGODÃO (DE PREFERÊNCIA EM UMA DESTAS CORES: CINZA, BEGE, PRETA).
OBS.: CADA ALUNO DEVERÁ TER UM CADERNO PARA ANOTAÇÕES, LÁPIS E CANETAS.

PROGRAMA DE AULA
- TRABALHO DE PERCEPÇÃO CORPORAL E POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO, A PARTIR DE EXERCÍCIOS DE CHÃO E CENTRO;
- DANÇAR, RESPIRAR E UM POSSÍVEL ESTADO DE PRESENÇA;
- INVESTIGAÇÃO DO PESO DO CORPO, PARA UMA CONSCIÊNCIA PROPRIOCEPTIVA MAIS AGUÇADA - ESTABELECENDO RELAÇÕES COM O QUE A PROFESSORA CHAMA DE "AUTO-DIREÇÃO" DE MOVIMENTOS;
- USO DE IMAGENS PARA ACESSAR PADRÕES DE MOVIMENTO, TENDO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR A IDEOCINESE E A FISIOLOGIA DOS SENTIDOS;
- EXPERIMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS COM DIFERENTES QUALIDADES DE MOVIMENTO;
- INICIAÇÃO A UM TRABALHO DE IMPROVISAÇÃO A PARTIR DOS ELEMENTOS ESTUDADOS.
- DISCUSSÃO DOS ASPECTOS ABORDADOS EM AULA, PARA FUTUROS TRABALHOS DOS ALUNOS.
Festival de Dança de Joinville