Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
LUCIANA PALUDO

CURRÍCULO
LUCIANA PALUDO É BAILARINA, BACHAREL E LICENCIADA EM DANÇA. EM 2001 RECEBEU O PRÊMIO DE MELHOR BAILARINA DO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE, COM SOLO DE SUA AUTORIA. MESTRE EM ARTES VISUAIS, DOUTORA EM EDUCAÇÃO, PESQUISOU SOBRE O STATUS DA COREOGRAFIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DANÇA DO RS. É PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS.

ALÉM DE PRODUZIR E DE COREOGRAFAR SEUS TRABALHOS SOLOS E APRESENTÁ-LOS EM DIVERSAS CIDADES DO BRASIL, REALIZA INVESTIGAÇÕES COREOGRÁFICAS EM COLABORAÇÃO COM DIVERSOS ARTISTAS DA CENA CONTEMPORÂNEA. JÁ DESENVOLVEU TRABALHO COMO PROFESSORA E COREÓGRAFA NO GRUPO EXPERIMENTAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE, NA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE CAXIAS DO SUL E NA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE. EM JOINVILLE, ALÉM DE TER TRABALHADO EM DIVERSAS EDIÇÕES COMO JURADA E PROFESSORA, EM 2004 E 2005 COORDENOU O PROJETO DANÇA COMUNIDADE.


33 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INFANTIL 

PÚBLICO ALVO
CRIANÇAS ESTUDANTES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- CURIOSIDADE E DISPONIBILIDADE PARA EXPERIMENTAR MOVIMENTOS;
- INTERESSE POR CONHECER PRINCÍPIOS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA.

VESTUÁRIO ADEQUADO:

ROUPAS CONFORTÁVEIS, COM CORES E TEXTURAS DIVERSAS E MEIAS DE ALGODÃO, COLORIDAS. O OBJETIVO É PODER EXPERIMENTAR COMO AS QUALIDADES DE MOVIMENTOS TAMBÉM SE DIFERENCIAM, A PARTIR DA ROUPA QUE USAMOS. NESSA AULA, VÁRIOS SÃO OS ESTÍMULOS PARA AGUÇAR A PERCEPÇÃO DO CORPO, EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO DANÇADO.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:

- RECONHECIMENTO DAS PARTES DO CORPO E SUAS POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE E MOVIMENTOS;
- MOVIMENTO E RESPIRAÇÃO;
- USO DE IMAGENS PARA ACESSAR QUALIDADES DE MOVIMENTO;
- ESTUDO DE DIVERSOS MODOS DE FAZER UM MESMO MOVIMENTO, A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DE DIFERENTES QUALIDADES;
- TRABALHO DE EXPERIMENTAÇÃO DO TEMPO DOS MOVIMENTOS;
- INICIAÇÃO A JOGOS DE IMPROVISAÇÃO A PARTIR DE TAREFAS;
- CONVERSAS SOBRE OS MOVIMENTOS DA AULA E REALIZAÇÃO DE ALGUMAS ANOTAÇÕES.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AO FINAL DO CURSO ALMEJA-SE QUE AS CRIANÇAS TENHAM DESENVOLVIDO INTERESSE E GOSTO PELO ESTUDO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA; VONTADE DE ESTUDAR MOVIMENTOS E REFINÁ-LOS; CURIOSIDADE PELOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA E IMPROVISAÇÃO.

METODOLOGIA:
AS AULAS SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DE DEMONSTRAÇÃO DOS EXERCÍCIOS E DE CONVERSAS SOBRE OS PRINCÍPIOS E OS CUIDADOS QUE CADA ELEMENTO REQUER - EM ACORDO AO QUE ESTÁ EXPLANADO NO PROGRAMA DE ENSINO. AS CRIANÇAS SERÃO INCENTIVADAS A PERCEBEREM O CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE CADA MOVIMENTO. A IMPROVISAÇÃO E A CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS, A PARTIR DE TAREFAS, SÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA QUE A CRIANÇA TENHA EXPERIÊNCIAS DE COMPOSIÇÃO EM DANÇA. A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS (A PARTIR DA PALAVRA) E DE METÁFORAS É OUTRO RECURSO UTILIZADO, PARA QUE OS ALUNOS CONSTRUAM QUALIDADES DIVERSAS EM SEUS MOVIMENTOS. AO FINAL DA AULA É REALIZADO UM FEEDBACK DOS PRINCIPAIS TÓPICOS DO DIA; AS CRIANÇAS FARÃO ANOTAÇÕES, PORTANTO É NECESSÁRIO QUE CADA CRIANÇA LEVE CADERNO E CANETAS COLORIDAS.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS PELA PREDISPOSIÇÃO EM REALIZAR AS PROPOSTAS DADAS, BEM COMO, PELA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS AULAS.

34 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INICIANTE 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE DANÇA E PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
INTERESSE POR CONHECER PRINCÍPIOS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA E DISPONIBILIDADE PARA EXPERIMENTAR MOVIMENTOS.

VESTUÁRIO ADEQUADO: OS ALUNOS DEVERÃO ESTAR COM ROUPAS QUE POSSIBILITEM O MOVIMENTO, DE PREFERÊNCIA CALÇAS NÃO TÃO JUSTAS, CAMISETAS MACIAS E MEIAS DE ALGODÃO.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
- TRABALHO DE RECONHECIMENTO CORPORAL, PARA INVESTIGAR POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO DE CADA ARTICULAÇÃO;
- ATENÇÃO À RESPIRAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE SUA EFICÁCIA PARA DESENVOLVER QUALIDADES DIVERSAS DE MOVIMENTO;
- EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA COMPREENDER APOIOS E SUSTENTAÇÕES DE PESO DO CORPO;
- ESTUDO DO GESTO E DE SUA RELAÇÃO COM O OLHAR, COM O ESPAÇO, COMO O OUTRO;
- PRÁTICAS DE CAMINHADAS E CORRIDAS EM DIFERENTES VELOCIDADES, COMEÇANDO SEMPRE DO MAIS LENTO PARA O MAIS RÁPIDO;


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AO FINAL DO CURSO ALMEJA-SE QUE OS ALUNOS TENHAM DESENVOLVIDO INTERESSE E GOSTO PELO ESTUDO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA; VONTADE DE ESTUDAR MOVIMENTOS E REFINÁ-LOS; CURIOSIDADE PELOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA E IMPROVISAÇÃO.


METODOLOGIA:
AS AULAS SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA E FUNDAMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM OS ELEMENTOS PROPOSTOS - EM ACORDO AO QUE ESTÁ EXPLANADO NO PROGRAMA DE ENSINO. OS ALUNOS SERÃO INCENTIVADOS A PERCEBEREM O CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE CADA MOVIMENTO, BEM COMO, OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS. A IMPROVISAÇÃO E A CRIAÇÃO SERÃO ALIADAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS (A PARTIR DA PALAVRA) É UM RECURSO UTILIZADO, PARA QUE OS ALUNOS CONSTRUAM QUALIDADES EM SEUS MOVIMENTOS. CONVERSAS SOBRE OS PRINCÍPIOS DE MOVIMENTO TRABALHADOS EM AULA E REALIZAÇÃO DE ALGUMAS ANOTAÇÕES TAMBÉM FAZEM PARTE DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS PELA PREDISPOSIÇÃO EM REALIZAR AS PROPOSTAS DADAS, BEM COMO, PELA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS AULAS.

35 -DANÇA CONTEMPORÂNEA - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES E PROFESSORES DE DANÇA.

PRÉ-REQUISITOS
- TER DISPONIBILIDADE EM INVESTIGAR MOVIMENTOS A PARTIR DE ESTÍMULOS DIVERSOS [PALAVRAS, SEQUÊNCIAS DE AULA, SONS OU IMAGENS];
- INTERESSE PELO CONHECIMENTO DE PRINCÍPIOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA E CRIAÇÃO.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
OS ALUNOS PODEM USAR AS ROUPAS DE SUAS PREFERÊNCIAS. SOLICITA-SE TAMBÉM QUE ELES TENHAM DISPONÍVEIS, PARA OS DIAS DO CURSO, ALGUMAS CAMISETAS COM TEXTURAS E TECIDOS DIFERENCIADOS ENTRE SI, PARA QUE POSSAM EXPERIMENTAR UM MESMO MOVIMENTO COM DIFERENTES ROUPAS - E OBSERVAR AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSES MOVIMENTOS. OUTRA SUGESTÃO É DE QUE TENHAM UMA CALÇA E CAMISETA MAIS FOLGADAS, SEM ESTAMPAS E COM CORES QUE SEJAM DE SEU AGRADO, PARA UMA POSSÍVEL PERFORMANCE NO ÚLTIMO DIA DE CURSO. MEIAS DE ALGODÃO, PARA A REALIZAÇÃO DE ALGUNS EXERCÍCIOS.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:
- TRABALHO DE PERCEPÇÃO CORPORAL E POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO, A PARTIR DE EXERCÍCIOS DE CHÃO E CENTRO;
- DANÇAR, RESPIRAR E UM POSSÍVEL ESTADO DE PRESENÇA.
- INVESTIGAÇÃO DO PESO DO CORPO, PARA UMA CONSCIÊNCIA PROPRIOCEPTIVA MAIS AGUÇADA - ESTABELECENDO RELAÇÕES COM O QUE A PROFESSORA CHAMA DE "AUTO-DIREÇÃO" DE MOVIMENTOS;
- USO DE IMAGENS PARA ACESSAR PADRÕES DE MOVIMENTO, TENDO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR A IDEOCINESE E A FISIOLOGIA DOS SENTIDOS;
- EXPERIMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS COM DIFERENTES QUALIDADES DE MOVIMENTO;
- INICIAÇÃO A UM TRABALHO DE IMPROVISAÇÃO A PARTIR DOS ELEMENTOS ESTUDADOS.
- DISCUSSÃO DOS ASPECTOS ABORDADOS EM AULA, PARA FUTUROS TRABALHOS DOS ALUNOS.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
NOS DIAS DE TRABALHO E AO FINAL DO CURSO, ALMEJA-SE QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM MANEIRAS DE:
- REFINAR E COMPREENDER O CORPO EM RELAÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA;
- AGUÇAR A PERCEPÇÃO CORPORAL;
- DESENVOLVER A PROPRIOCEPÇÃO;
- EXERCITAR A CRIATIVIDADE.

METODOLOGIA:
AS AULAS SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DA EXPLANAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA DOS ELEMENTOS QUE ESTÃO PROPOSTOS NO PROGRAMA DE ENSINO. OS EXERCÍCIOS SERÃO DEMONSTRADOS E SERÁ SALIENTADO O CAMINHO PARA SE CHEGAR À FORMA, ASSIM COMO, OS CUIDADOS NECESSÁRIOS, PARA A PRESERVAÇÃO DE UM BOM FUNCIONAMENTO ARTICULAR E MUSCULAR. É RECOMENDADO QUE CADA ALUNO TENHA UM CADERNO E CANETAS, PARA FAZER ANOTAÇÕES DO PROCESSO. ISSO SERÁ, TAMBÉM, UM FACILITADOR EM MOMENTOS DE FEEDBACK E DE EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO, A PARTIR DE MOVIMENTOS QUE SERÃO ESTUDADOS NO CURSO.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS PELA PREDISPOSIÇÃO EM REALIZAR AS PROPOSTAS DADAS, BEM COMO, PELA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS AULAS.
Festival de Dança de Joinville