Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
Adriana VillelaAlan Rezende
Alice ArjaBete Arenque
Bete SpinelliCarla Martins
Carlos FontinelleCarlos Laerte
Deise CalaçaDr. Fernando Zikan
Eduardo SôEliana Caminada
Esther WeitzmanFernanda Fiuza
1 2 3


   
HUGO OLIVEIRA

CURRÍCULO
HUGO OLIVEIRA É DANÇARINO, PESQUISADOR E PRODUTOR NA ÁREA DE DANÇAS URBANAS, TEM FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, É MESTRE EM CULTURA E TERRITORIALIDADE COM TEMA A DANÇA DO PASSINHO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. FOI DANÇARINO DO GRUPO DE RUA DE NITERÓI DO COREOGRAFO BRUNO BELTRÃO, COM APRESENTAÇÕES E WORKSHOPS REALIZADOS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO, EM 2018 MINISTROU CURSOS E REALIZOU TRABALHOS EM ESCOLAS RENOMADAS DA DINAMARCA. ATUALMENTE, DEDICA-SE A REALIZAÇÃO PROJETOS ARTÍSTICOS, A DIREÇÃO DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA DANÇA DO RIO DE JANEIRO E AO COLETIVO BONDE DO JACK.


88 -ESTUDOS E PRÁTICAS EM DANÇAS URBANAS ESTADUNIDENSES - INTERMEDIÁRIO 

PÚBLICO ALVO
ESTUDANTES DE DANÇA; PROFESSORES E COREÓGRAFOS.

PRÉ-REQUISITOS
- DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR EM DUPLAS E GRUPOS;
- ROUPAS LEVES E TÊNIS;
- VONTADE DE APRENDER E ARRISCAR;
- FEIÇÃO PARA ATIVIDADES INTENSAS;
- DISPONIBILIDADE CORPORAL E MENTAL PARA EXPERIMENTAR.
- CADERNO PARA ANOTAÇÃO, LÁPIS OU CANETA, OU NOTEBOOK.

VESTUÁRIO ADEQUADO:
ROUPA CONFORTÁVEL QUE PERMITA A PRÁTICA CORPORAL INVESTIGATIVA.

PROGRAMA DE AULA
CONTEÚDO DO PROGRAMA DE ENSINO:

AS DANÇAS URBANAS TRAZEM EM SEUS CÓDIGOS HERANÇAS E EVIDÊNCIAS ANCESTRAIS QUE NO CONTEXTO DE CIDADE SÃO UTILIZADOS PARA DAR VOZ AOS CORPOS DA JUVENTUDE NEGRA PERFAZENDO ESSA LINGUAGEM UMA EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL.
DE FORMA PRÁTICA E PROGRESSIVA, A PROPOSTA DA OFICINA É CRIAR UM AMBIENTE QUE PERMITA EXPERIMENTAR AS DANÇAS URBANAS ATRAVÉS DE JOGOS, DINÂMICAS, EXERCÍCIOS E SEQUÊNCIA COREOGRAFAS, DE FORMA QUE CHEGUE MAIS PRÓXIMO DA ATMOSFERA DAS TRADIÇÕES DAS FESTAS E CLUBES AFRO ESTADUNIDENSE ONDE ERAM E SÃO PRATICADAS AS DANÇAS DO FUNK, HIP HOP FREESTYLE E HOUSE). PARA ISSO SERÃO REALIZADOS EXERCÍCIOS BÁSICOS E DINÂMICAS QUE SERVIRÃO DE AUXÍLIO AOS PARTICIPANTES PARA O MELHOR USO E APROVEITAMENTO NA ESTRUTURAÇÃO DE SUAS EXPRESSÕES E ANSEIOS.



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

INSTRUMENTALIZAR OS ALUNOS NOS DEBATES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS SOBRE O PENSAR A DANÇA E SUAS MANIFESTAÇÕES CARACTERÍSTICAS. PROBLEMATIZAR OS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS DE VIVER E PESQUISAR DAS/NAS DANÇAS URBANAS, COLABORANDO PARA IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A DANÇA, SEUS SUJEITOS E AS SUAS PRÁTICAS SOCIAIS, CULTURAIS E ARTÍSTICAS.



METODOLOGIA:

DE FORMA TEÓRICA E PRÁTICA, O CONTEÚDO SERÁ DESENVOLVIDO DE FORMA PROGRESSIVA, A PROPOSTA DA OFICINA É CRIAR UM AMBIENTE QUE PERMITA EXPERIMENTAR AS DANÇAS URBANAS ATRAVÉS DE JOGOS, DINÂMICAS, EXERCÍCIOS E SEQUÊNCIA COREOGRÁFICAS.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

PRESENÇA, PONTUALIDADE, DESEMPENHO EM AULA, CAPACIDADE DE SUPERAR DIFICULDADES E AUTO AVALIAÇÃO.
Festival de Dança de Joinville