Área dos Cursos
36º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
68 - DANÇA CONTEMPORÂNEA - INTERMEDIÁRIO: DANÇAS NEGRAS CONTEMPORÂNEAS

PROFESSOR
RUI MOREIRA

DATA
24/07/2018 A 28/07/2018

HORÁRIO
13:30 - 15:30


LOCAL DO CURSO:
BOLSHOI - SALA 10

VALOR
R$ 220,00

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- BAILARINOS, DANÇARINOS, ATORES, MÚSICOS DE FORMAÇÕES DIVERSAS COM DISPONIBILIDADE PARA "EXPERIMENTAÇÃO" CRIATIVA EM DANÇA.


FAIXA ETÁRIA

NASCIDOS ENTRE 1900 E 2002

PRÉ-REQUISITOS
- É NECESSÁRIA EXPERIÊNCIA COM DANÇA OU OUTRA TÉCNICA ARTÍSTICA;
- ABERTA PARA ARTISTAS DO CORPO, BAILARINOS, DANÇARINOS, MÚSICOS, ARTISTAS VISUAIS, ATORES, DRAMATURGOS E TODOS OS INTERESSADOS NO TEMA PROPOSTO;


ROUPAS ADEQUADAS:
ROUPAS LEVES QUE POSSIBILITEM A PRÁTICA.


PROGRAMA DE AULA
O FOCO PRINCIPAL DESSA VIVÊNCIA É AGLUTINAR ARTISTAS DE DANÇA COM APTIDÕES HETEROGÊNEAS, INTÉRPRETES E CRIADORES QUE TENHAM AS MATRIZES AFRICANAS E AFRODESCENDENTE COMO FOCO DE SUA TRAJETÓRIA E QUE ESTÃO EM BUSCA DO APROFUNDAMENTO DE SEU APRENDIZADO E/OU RECICLAGEM ARTÍSTICA.
NA OFICINA "DANÇAS NEGRAS CONTEMPORÂNEAS" RUI MOREIRA CONVIDA PARA EXPERIÊNCIAS TÉCNICAS DE DANÇAS NEGRAS CONTEMPORÂNEAS ACADÊMICAS, DANÇAS ÉTNICAS, DANÇAS URBANAS E ELEMENTOS DE DANÇAS PATRIMONIAIS.

A DIVERSIDADE E A VARIEDADE CULTURAL DO BRASIL ESTÁ SENDO CONSTANTEMENTE DESVELADA E FORTEMENTE APRECIADA PELO SEU PRÓPRIO POVO, REAFIRMANDO OS PENSAMENTOS ARTÍSTICOS MODERNISTAS QUE ALERTAVAM PARA A NECESSIDADE DE ENRAIZAMENTO PARA FORTALECIMENTO DOS TRAÇOS UNIVERSAIS DA IDENTIDADE NACIONAL. ESTE MOVIMENTO EXPLICITA A NOTORIEDADE DO SABER DOS MESTRES POPULARES E CONVIDA A TODOS OS INTERESSADOS A USUFRUIR UM PATRIMÔNIO QUE É DE TODOS. - A CULTURA.

- AULA DE DANÇA COM PRINCÍPIOS DE DANÇA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.
- DISCUSSÃO, EXPOSIÇÃO ÁUDIO VISUAIS SOBRE AS QUESTÕES PROPOSTAS.
- INTERAÇÃO CONDUZIDA DOS OFICINANTES POR MEIO DO PROCESSO CRIATIVO E COLABORATIVO
- ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA DE CRIAÇÃO DE AÇÕES PERFORMÁTICAS UTILIZANDO SE DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES QUE A ARTE OFERECE: LITERATURA, MUSICALIDADES GERAIS, DESENHO, ATUAÇÃO TEATRAL, DANÇAS EXPRESSIVAS, PATRIMONIAIS E TODAS AS OUTRAS...
   
RUI MOREIRA


CURRÍCULO
NASCIDO EM SÃO PAULO CAPITAL,INICIOU NO FINAL DOS ANOS 1970 UMA TRAJETÓRIA QUE É FORTEMENTE MARCADA POR SUA PARTICIPAÇÃO COMO INTÉRPRETE NO GRUPO CORPO (MG), CISNE NEGRO (SP), BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO, CIE. AZANIE (FRANÇA/LYON), CIA. SERÁQUÊ? (MG), E ATUALMENTE NA RUI MOREIRA CIA. DE DANÇAS (MG).
DEDICA-SE A DESENVOLVER PROCESSOS CRIATIVOS COM ELENCOS DIVERSOS CONSTRUINDO REPERTÓRIO COMO COREÓGRAFO E COMO INTÉRPRETE CRIADOR, INTERAGINDO COM ATORES, MÚSICOS, BAILARINOS, DANÇARINOS POPULARES, DE DANÇA DE RUA, POETAS, VÍDEO-MAKERS E DJ'S MATERIALIZANDO UMA LINGUAGEM GESTUAL PRÓPRIA.
A FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE RUI MOREIRA MESCLA DANÇAS ACADÊMICAS(BALÉ CLÁSSICO E DANÇAS MODERNAS), COM VIVENCIAS EM MANIFESTAÇÕES POPULARES E PATRIMONIAIS AFRO-BRASILEIRAS. NO DECORRER DE SUA TRAJETÓRIA COORDENOU PROCESSOS CRIATIVOS EM IMPORTANTES COLETIVOS ARTÍSTICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. DENTRE ELES A CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, O BALÉ TEATRO GUAÍRA, A CIA. DE DANÇA DO AMAZONAS,NA CIE. AZANIE (FRANÇA) ESÃO PAULO CIA. DE DANÇA.
BEM SUCEDIDA E PREMIADA SUA TRAJETÓRIA COMPREENDE TAMBÉM A CURADORIA DE EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: MOSTRA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA TELEMIG CELULAR - ARTE EM MOVIMENTO, FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE NEGRA - FAN, A MOSTRA 1,2 NA DANÇA. É IDEALIZADOR DA REDE TERREIRO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA, UMA REDE DE ARTISTAS EMPREENDEDORES, PRODUTORES E PROGRAMADORES DE ESPETÁCULOS DEDICADA A DESENVOLVER E DAR VISIBILIDADE PARA AS DANÇAS NEGRAS DO PLANETA.
PARTICIPOU COMO ESPECIALISTA EM DANÇA DO GRUPO DE TRABALHO QUE REDIGIU A CBO - CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES; COMPÔS O CORPO DOCENTE DO CURSO INTITULADO "CORPOREIDADE E PERFORMANCE AFRO-BRASILEIRA", NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS E HISTÓRICOS DA DIÁSPORA E CIVILIZAÇÃO AFRICANA, PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ/RJ; COORDENOU A ÁREA DE DANÇA NO PROGRAMA "VALORES DE MINAS", VOLTADO PARA A SENSIBILIZAÇÃO E A FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE JOVENS, MANTIDO PELO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E ATUOU COMO ARTICULADOR E MEDIADOR PARA CRIAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS PARA AS ARTES REPRESENTANDO A DANÇA, NO PROGRAMA POLITICA NACIONAL DAS ARTES.
AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA FOI AGRACIADO COM PRÊMIOS POR DISTINÇÃO ARTÍSTICA, DENTRE ELES O PRÊMIO APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS CRÍTICOS DE ARTE DE SÃO PAULO), O BONSUCESSO/AMPARC (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE PRODUTORES DE ARTES CÊNICAS) E A BOLSA DE PESQUISA ARTÍSTICA DO INSTITUTO CULTURAL VITAE PARA DESENVOLVER PESQUISA SOBRE OS FESTEJOS RELIGIOSOS AFRO MINEIROS; OUTRA FORMA DE RECONHECIMENTO, A CIDADÃ, SE DEU PELA MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA PELO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
COM A RUI MOREIRA CIA.DE DANÇAS , O MAIS RECENTE EMPREENDIMENTO, A ORGANIZAÇÃO DE TOURNÉES, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E O INTERCAMBIO COM ARTISTAS E ESPAÇOS CULTURAIS SE ESTABELECEM COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO PARA CONSTANTE RECICLAGEM PROFISSIONAL E DIFUSÃO DA PRODUÇÃO DE RUI MOREIRA.
A 'RUI MOREIRA CIA. DE DANÇAS' PROMOVE E DIFUNDE: PESQUISAS, ESPETÁCULOS E PERFORMANCES DE DANÇA. ESPAÇO CRIATIVO E PRODUTIVO QUE ACOLHE PROJETOS COLETIVOS, DE ARTISTAS COM TRAJETÓRIA AUTORAL. UM AMBIENTE DE FOMENTO À ARTE DE DANÇAR, POR MEIO DE PRÁTICA, DISCUSSÃO ESTÉTICA E INTERCÂMBIO ENTRE LINGUAGENS, ESSE EMPREENDIMENTO PARTICIPA DAS ESTRATÉGIAS DE CONTINUIDADE DA ATUAÇÃO SOCIOCULTURAL DA ONG SERÁQUÊ? CULTURAL. NO ÂMBITO DESSE PROJETO VEM SENDO INSTAURADO ALÉM DE UMA AMBIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, UM PENSAMENTO QUE CHAMA PARA SI A RESPONSABILIDADE DE ESTIMULAR A PRODUÇÃO EM DANÇA NO BRASIL.


PREMIAÇÕES
NOTORIEDADE ARTÍSTICA
DANÇA
 2014 -3º PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRA
 2011 - PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA MG
 2005 - AGRACIADO COM A BOLSA DE PESQUISA DO INSTITUTO CULTURAL VITAE PARA DESENVOLVER PESQUISA SOBRE OS FESTEJOS RELIGIOSOS AFRO MINEIROS.
 2003 - SESC/SATED MG (SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS DE MINAS GERAIS).
 1988 E 1991- APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS CRÍTICOS DE ARTE DE SÃO PAULO).
 1996/ 2000 - BONSUCESSO/AMPARC (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE PRODUTORES DE ARTES CÊNICAS).

NOTORIEDADE CIDADÃ
 2015 - AGRACIADO COM A MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA PELO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. O MERECIDO RECONHECIMENTO PELA LONGA E PROFÍCUA ATUAÇÃO ARTÍSTICA E SOCIAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS E NO BRASIL.
 2009 - RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ARTES CÊNICAS - SESC/SATED MINAS GERAIS.
 2005 - INDICAÇÃO AO PRÊMIO JORGE AMADO PELO CENTRO DE CULTURA NANSEM ARAÚJO (SESI MINAS).
 2003 - 10 ANOS DE CIA. SERÁQUÊ? COMPROMISSO COM A ARTE E COM A COMUNIDADE - RECONHECIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE.
 2002 - PRÊMIO ESPECIAL PELO O PROJETO REEDITORES DA CULTURA. - AMPARC/BONSUCESSO.





PARTICIPANTES CONFIRMADOS PARA ESSE CURSO:

PARTICIPANTE
STATUS
1 ALBERICO DOLABELLA BENTO CONFIRMADO
2 ANA LUIZA AMENDOLA DE SOUZA CONFIRMADO
3 ANDRÉIA MARIA AMBROSIO DE SOUZA ACCORDI CONFIRMADO
4 ANTHOELY VIEIRA EVANGELISTA CONFIRMADO
5 DIEGO ROSA RANGEL CONFIRMADO
6 ELIS RAMOS MOREIRA CONFIRMADO
7 FRANCISCO ELISMAR SILVA JUNIOR CONFIRMADO
8 JEFERSON DE SOUZA CORDEIRO CONFIRMADO
9 JEFFERSON DA COSTA CRUZ CONFIRMADO
10 JOÃO CARLOS FERNANDES CONFIRMADO
11 KARINE SANTOS ARAUJO CONFIRMADO
12 KARLA ANDREIA DE DEUS SOUSA CONFIRMADO
13 LUANA CALDAS DIAS CONFIRMADO
14 ROBERTA CAMARGO MADEIRA CONFIRMADO
15 WESLLEY BRUNO DOS SANTOS CONFIRMADO
Festival de Dança de Joinville