Área dos Cursos
37º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
 
 | Home | Sair |
 
CURSOS PROFESSORES INSCRIÇÕES
42 - CURSO PARA PROFESSOR (TEÓRICO): TEORIAS E REFLEXÕES PARA O ENSINO DE DANÇA

PROFESSOR
ESMERALDA GAZAL

DATA
17/07/2018 A 21/07/2018

HORÁRIO
13:30 - 15:30


LOCAL DO CURSO:
GERMANO TIMM - SALA TEÓRICA 2

VALOR
R$ 220,00

PÚBLICO ALVO
- ESTUDANTES DE DANÇA;
- PROFESSORES DE DANÇA;
- COREÓGRAFOS;
- PESSOAS COM INTERESSE NA PRÁTICA DOCENTE.


FAIXA ETÁRIA

NASCIDOS ENTRE 1900 E 2003

PRÉ-REQUISITOS
É ESSENCIAL QUE OS PARTICIPANTES ESTEJAM INTERESSADOS NAS TEMÁTICAS TEÓRICAS E REFLEXIVAS E NAS ATIVIDADES PRÁTICAS QUE SERÃO PROPOSTAS NO CURSO, DE ACORDO COM OS TÓPICOS DE CADA AULA.

ROUPA ADEQUADA:
- ROUPA CONFORTÁVEL;
- CADERNO PARA ANOTAÇÃO, LÁPIS OU CANETA, OU NOTEBOOK.


PROGRAMA DE AULA
OBJETIVOS:
- REFLETIR SOBRE A DANÇA COMO ÁREA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO;
- APRENDER A ENSINAR: O DISCURSO E AS ATITUDES DO PROFESSOR;
- AMPLIAR AS DISCUSSÕES SOBRE POSSIBILIDADES, ALTERNATIVAS E INSTRUMENTOS PARA QUE OS FENÔMENOS DA UNIDADE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DANÇA OCORRAM DE MANEIRA QUE O AGENTE DA ENSINAGEM, NO CASO, O PROFESSOR DE DANÇA, RE-SIGNIFIQUE SEUS PROCEDIMENTOS RELACIONANDO-OS ÀS RECENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NA ÁREA EDUCACIONAL;
- PROPOR COMPOSIÇÕES DE PLANOS DE AULA;
- ESTIMULAR A CRIATIVIDADE COMO UM DOS INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE.

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS E DIVISÃO DAS AULAS:
1ª AULA: INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO GRUPO PARTICIPANTE;
A CONSTRUÇÃO ATITUDINAL DO PROFESSOR E SUAS COMPETÊNCIAS;
A DANÇA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO.

2ª AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS DAS DIFERENTES ABORDAGENS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADES, ALTERNATIVAS E INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE DANÇA.

3ª AULA: O VALOR DA REFLEXÃO NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DOCENTE: PLANEJAR, INTERVIR E AVALIAR. A EQUAÇÃO "AÇÃO - REFLEXÃO - REAÇÃO".

4ª AULA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA DOCÊNCIA: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS - "PARA QUE"; CONTEÚDOS - "O QUE"; E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - "COMO".

5ª AULA: ATIVIDADES ESPECÍFICAS: ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE ACORDO COM A MODALIDADE ENSINADA.

OBSERVAÇÃO 1: EM TODAS AS AULAS SERÃO REALIZADAS DINÂMICAS COM O INTUITO DE SOCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO, FUNDAMENTAIS PARA A PREPARAÇÃO DO DOCENTE.

OBSERVAÇÃO 2: AS AULAS SERÃO DESTINADAS A DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇA.
   
ESMERALDA GAZAL


CURRÍCULO
FORMADA EM BALÉ CLÁSSICO PELA ESCOLA MUNICIPAL DE BAILADO - E.M.B. INTEGROU O ELENCO DO BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO DE 1968 A 1978. EM 1990 RETORNOU À E.M.B. E ATUOU POR 20 ANOS, NAS FUNÇÕES DE DIRETORA E ASSISTENTE DE DIREÇÃO E PROFESSORA. NESTE MESMO PERÍODO REATIVOU O CORPO DE BAILE JOVEM DA E.M.B. E INCLUIU NO REPERTÓRIO DO GRUPO OBRAS TRADICIONAIS COMO "COPPÉLIA", "O QUEBRA-NOZES" E "LES SYLPHIDES", A RELEITURA DE "CINDERELLA" E VÁRIAS CRIAÇÕES CONTEMPORÂNEAS.
EM SUAS ATUAÇÕES INDEPENDENTES CONSTAM PALESTRAS E OFICINAS DE DANÇA, ALÉM DA PRODUÇÃO E IDEALIZAÇÃO DO PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO "ROMEU E JULIETA - NEM UM, NEM OUTRO", COM CONCEPÇÃO E COREOGRAFIA DE LUIS AUGUSTO RIBEIRO PARA A OBRA LITERÁRIA DE WILLIAM SHAKESPEARE.

É GRADUADA EM DANÇA E PEDAGOGIA, PÓS - GRADUADA EM METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES E MESTRANDA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
ATUALMENTE, MINISTRA AULAS DE TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA NO ESTÚDIO ANACÃ.





PARTICIPANTES CONFIRMADOS PARA ESSE CURSO:

PARTICIPANTE
STATUS
Festival de Dança de Joinville